Experiência e inovação na terceira idade

8 coisas para saber antes de aplicar toxina botulínica
9 de abril de 2019
Como prevenir e tratar calos e calosidades
9 de abril de 2019

O empreendedorismo na terceira idade alia a experiência de trabalho e de vida com a inovação adquirida pela modernização tecnológica

Ao chegar a uma certa idade, é comum pensarmos que a pessoa já está cansada e preocupada, apenas, em viver a vida de maneira mais calma e sem novos desafios. Não é isso, porém, que estamos vendo, atualmente, no mercado de trabalho.

A terceira idade não é “mais a mesma”. O número de idosos à frente de empresas, empreendimentos diversos e ocupando cargos no mercado de trabalho vem numa grande crescente.

De acordo com a arquiteta e designer Maluh Amorim, após ter feito uma análise do perfil do público que a procura, atualmente, foi possível perceber que a maioria deles está dentro desta faixa da terceira idade. “Além de projetos para residências e decoração de toda a casa, há um grande interesse em projetos comerciais como restaurante, pizzaria, loja, etc”, relata.

Um exemplo disso foi a recente demanda para a pizzaria Pomodori, uma franquia adquirida pelo empresário Luciano de Freitas Amaral, 67 anos, em conjunto com seu filho Estevão Soares Amaral, também empresário, de 35 anos. Segundo a profissional, o pedido veio a partir da necessidade de otimização do funcionamento do ambiente, através do bom fluxo de circulação dos clientes e para aumentar o número de lugares no estabelecimento.

Para Maluh Amorim, essa nova procura pelo público da terceira idade neste tipo de projetos traz uma demanda diferenciada, pois com a experiência de vida eles se tornam mais detalhistas e, com isso, exigentes na concepção da obra. “Os clientes da terceira idade estão cada dia mais exigentes devido à globalização e ao acesso à internet e sites de arquitetura e decoração. São pessoas mais experientes e maduras em relação ao que querem fazer no projeto. Com isto, têm exigências específicas, como a preocupação de inserir piso antiderrapante em áreas molhadas, barras de apoio nos banheiros, corrimãos ao longo do caminho, escadas mais seguras com degraus inteiros e paredes nas laterais, por exemplo”, afirma.

Os empresários possuem três franquias da pizzaria, empreendimento que iniciaram em 2015. O filho, Estevão, foi quem teve a iniciativa do negócio e o pai, animado com a ideia, se uniu na empreitada. Luciano ressalta que a inovação e atenção aos clientes das lojas são quesitos fundamentais nos dias de hoje e com eles não poderia ser diferente. “Não dá para o empresário se acomodar porque o seu empreendimento deu certo. Ele tem que estar sempre atento ao mercado, observando o que o público consumidor está buscando. ‘O novo sempre vem’ e a inovação sempre está presente em todos os segmentos”, pontuam.

A arquiteta ressalta que o pensamento da terceira idade vem mudando com a modernidade e isso vem sendo aplicado, com frequência, no âmbito comercial. “Os clientes dessa faixa etária são muito atentos a tudo que acontece na área da arquitetura e do design e gostam de seguir as tendências do mercado. Exigem projetos cada vez mais detalhados e com perspectivas para que possam visualizar melhor os ambientes”, encerra Maluh Amorim.