ENTREMEIOS, de Bernadete Amorim, é prorrogada até dia 16 de julho, no MuMA, em Curitiba (PR)

Qatar Airways lança tarifas especiais para brasileiros no mês de julho
4 de julho de 2023
Stephanie Garcia realiza cerimônia intimista de casamento civil e religioso, em São Paulo
4 de julho de 2023

Público terá mais tempo para conferir exposição com inéditos da artista

A exposição ENTREMEIOS, da artista Bernadete Amorim, foi prorrogada até o dia 16 de julho, domingo, no Museu Municipal de Arte (MuMA), em Curitiba (PR). A visitação é de terça a domingo, das 10h às 19h, com entrada gratuita.

A mostra é composta por cerca de 30 trabalhos inéditos da artista com duas séries de desenhos, um conjunto de técnica mista em bordados, a instalação “Correspondência” na vitrine do espaço expositivo, e, dentro da sala, uma grande instalação de tecidos entrelaçados.

A artista explica mais sobre o processo de criação da mostra: “O projeto Entremeios teve como inspiração as correspondências mantidas com meu filho, André L. Visinoni, por um período de oito anos, em que ele passou a morar na Alemanha, para estudar Literatura Clássica. Dessa relação afetiva, demarcada pela distância, pela passagem do tempo e pela virtualidade do meio tecnológico é que surge a reflexão estética e o desejo para transformá-la em obra. O percurso das conversas foi refeito por meio de desenhos e bordados, uma instalação em tecido perfurado, trechos das nossas correspondências plotados na vitrine, partes dos poemas de autoria do André, e o som que traduz a sonoridade das conversas em ondas musicais. Trata-se, assim, do entrelaçamento entre duas linguagens, artes plásticas e a literatura, escritas, de ordem pessoal e emotiva, um discurso plástico-poético, de caráter público e concreto” pontua Bernadete.

O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Paraná, contando com o apoio da Copel – Companhia Paranaense de Energia.

Sobre a artista:

Bernadete Amorim nasceu no ano de 1955 em Belo Horizonte-MG. Chega na cidade de Curitiba-PR em 1966 onde passa a frequentar a Escolinha de Artes da Biblioteca Pública do Paraná, fazendo aulas de pintura e cerâmica.

Em 1976 inicia a segunda turma de graduação em Educação Artística na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na época coordenado pela Professora Adalice Araújo. De 1978 a 1991, passa a lecionar a disciplina de Educação Artística no Colégio Nossa Senhora Medianeira, e Artes Criativas em Escolas Públicas de Curitiba.

Entre 1990 e 1993, participa de vários cursos de desenho, pintura e gravura oferecidos pelo Museu Guido Viaro, Museu Alfredo Andersen e Museu da Gravura de Curitiba. Em 2000 acontece o encontro com Eliane Prolik, artista que orientou o curso Poéticas Singulares no Museu Alfredo Andersen.

Em 2004 realiza pós-graduação em História da Arte do séc. XX na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Em sua trajetória artística, recebeu diversos prêmios e participou de inúmeras exposições coletivas e individuais.

Serviço:

Prorrogação da exposição Entremeios, de Bernadete Amorim

Local: MuMA – Sala Domício Pedroso, 1º andar

Data: 16 de julho, domingo

Entrada gratuita

Período expositivo: 03 de junho a 16 de julho de 2023

Endereço:

MuMA (Museu Metropolitano da Cidade de Curitiba)

Av. República Argentina, 3432

Portão

Curitiba-PR

Funcionamento: 

De terça a domingo, das 10h às 19h

crédito fotos: Marcelo Almeida