Entenda a importância de as crianças brincarem para se desenvolverem

Bairro de Lourdes: luxo, cultura e gastronomia na região central de BH
23 de agosto de 2022
Quarteto de Cordas Menzel lança CD em homenagem aos 60 anos do compositor e maestro Rogério Krieger
23 de agosto de 2022

Especialista em educação dá dicas para esse novo momento 

No dia 24 de agosto é comemorado o Dia da Infância e essa data nos leva a uma importante reflexão: qual a importância do brincar na vida de um bebê ou de uma criança.

É comprovado que é de extrema importância que bebês e crianças sejam estimulados a brincarem. “O brincar é fundamental para a formação da criança. pois ela se apropria-se da realidade, estabelece as suas relações sociais e utiliza toda a sua corporeidade, nas suas dimensões motora, cognitiva e afetiva”, explica Rogéria Sprone, Diretora Pedagógica do Colégio Joseense, em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

As crianças usam as brincadeiras para imitar a realidade e assim se desenvolverem e descobrir novas coisas, novas visões e até novas habilidades. Uma brincadeira muito importante nessa fase é a contação e interpretação de histórias.

“Quando brinca de faz de conta, a criança assume papéis, desenrola um enredo e constrói interações. Através dessa representação ela demonstra sentimentos, angústias, alegrias, incômodos e suas impressões do dia a dia. Elas conseguem expressar suas dificuldades, contradições e se sentem motivadas a lidar com o acaso, uma vez que a história é construída no desenrolar da brincadeira”, complementa Rogéria Sprone.

Dicas valiosas

É de extrema importância que a família brinque junto e encoraje as crianças a criarem brincadeiras. “É importante que a criança tenha alguém para brincar junto e interagir em diversas atividades: criação e contação de histórias, jogos, fantasias, exercícios de movimento (pega-pega, esconde-esconde, entro outros), são alguns exemplos de brincadeiras importantes para essa fase. Use esse tempo em família para se conectar com seus filhos e criar memórias.”, indica Rogéria Sprone.

O diálogo também é muito importante, converse com a criança e crie uma rotina de brincadeiras e momentos em família. “Deixe o celular os as telas um pouco de lado e brinque com jogos, crie fantasias ou até exercícios de movimento. Converse com a criança, conte qual era sua brincadeira favorita e brinquem juntos! Além de desenvolver a coordenação motora, o ensino, esse momento cria laços e é muito importante para a criança se desenvolver e aprender a lidar com os sentimentos”, pontua Rogéria.

(Rogéria Sprone_Crédito: Arquivo Pessoal)