Energepar implementa projeto moderno e eficiente para a iluminação pública de Curitiba

Novo normal – Experiências gastronômicas se reinventam no Brasil
18 de setembro de 2020
Para evitar aglomeração, 16ª Caminhada do Coração será realizada de forma especial
18 de setembro de 2020

Projeto no valor de R$ 16.577.819,90 trará redução de custos e manutenção, eficiência e segurança para a capital paranaense

Até o mês de novembro Curitiba ganha mais um título no pioneirismo da gestão pública. Até lá será implementado um novo parque de iluminação na cidade. Trata-se da instalação de luminárias de LED, muito mais modernas e eficientes do que as atuais, que utilizam lâmpadas de vapor de sódio. “Em projetos como este, a economia gerada é o que mais chama a atenção. Além dos ganhos em consumo de energia, também são reduzidos os custos com manutenção e, até mesmo, na segurança. As luminárias de LED são dimerizáveis (reduzem e aumentam o fluxo luminoso), e possuem entrada para o sistema de telegestão, o que deixa Curitiba ainda mais próxima de ser uma Smart City”, explica Julio de Oliveira Dias Junior, Diretor da Energepar.

A contratação de serviços e fornecimento de materiais para a substituição de luminárias viárias HID 100W por luminárias LED, emplaquetamento e atualização dos pontos no software de gestão do município acontece em todas as regionais de Curitiba: Boa Vista, Cajuru, CIC, Matriz, Portão e Santa Felicidade. Ao deverão ser substituídas ao todo 14.525 luminárias nessas regiões.

O entendimento pode não ser tão fácil, ele é bastante técnico. Que tal saber o que você, cidadão ganha com isso? “O primeiro impacto para o cidadão é econômico devido ao baixo consumo de energia das luminárias de LED. Em segundo plano, vale trazer a pesquisa do Bureau Nacional de Pesquisa Econômica dos Estados Unidos, que fez um experimento em 40 ruas de Nova York e constatou uma redução de 36 até 60% nos crimes”, completa. Se considerarmos que 11% destes crimes são noturnos, isso significa uma redução de 4%. Como explica o professor da FGV-SP, Paulo Arvate, “para a literatura do crime, 4% é uma excelente redução”. Para exemplificar melhor, alguns pesquisadores apontam que para atingir este nível de redução seria necessário aumentar o efetivo policial em 10%. É impossível mensurar com precisão o benefício para os cidadãos em uma cidade onde poderíamos ter os comércios abertos até mais tarde e uma vida noturna ainda mais ativa, mas com certeza, seriam muitos. Em resumo Curitiba ganha eficiência, segurança, baixo consumo de energia e garantia de 5 anos do produto, representando uma economia de aproximadamente 60%.

Projetos semelhantes ao que está sendo implantado em Curitiba pela Energepar já estão dando resultado no Brasil e no mundo. A evolução para iluminação pública em LED é uma tendência mundial. Na Europa, continente com o maior número de Smart Cities no planeta, essa transição já acontece há alguns anos e, até 2025, a Comissão Européia pretende realizar a mudança em mais 10 milhões de pontos. Países como a Inglaterra, Dinamarca, França e Holanda são pioneiros nessa política. No Brasil, no entanto, este ainda é um movimento que está iniciando. Belo Horizonte é a maior referência entre as capitais, onde estima-se que 10% da iluminação pública é feita com luminária de LED e Porto Alegre irá iniciar o projeto para mudança de 100.000 pontos, estimando uma transição total para a nova tecnologia até 2023. Mais em https://energepar.com.br