Empresas adotam novas práticas para humanizar processo seletivo, atrair e reter talentos

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Respeito às individualidades e valorização das soft-skills são peças-chave para reconhecer, contratar e manter profissionais qualificados

O desemprego no Brasil fechou o ano de 2023 em 7,8%, a menor taxa desde 2014. Ainda assim, o número representa 16.7 milhões de desempregados. Por outro lado, 80% dos empregadores relatam dificuldades para encontrar profissionais qualificados, de acordo com pesquisa da ManpowerGroup sobre escassez de talentos em 2023. O levantamento foi feito em 41 países, incluindo o Brasil, que ficou em 13º lugar entre os que mais sofrem na busca, empatado com a França e a Bélgica. Mas será que as equipes de seleção estão procurando talentos da maneira certa?

“O processo seletivo humanizado é uma abordagem centrada nas pessoas, priorizando a experiência e o respeito. A ideia é tornar o recrutamento mais acolhedor, transparente e individualizado, promovendo uma relação positiva entre a empresa e os candidatos”, revela Cássia Caetano, gerente executiva de cultura e pessoas da agência full service Adtail. A profissional defende a personalização para reconhecer talentos. “Se temos mães em entrevista, por exemplo, elas podem e devem pausar para atender seu bebê. Se o profissional não tem condições financeiras para realizar uma entrevista online de qualidade, nós oferecemos todo o suporte para que ele tenha um ambiente melhor. Fazemos questão de conhecer as peculiaridades de cada caso e atendê-las da melhor forma.”

Com a adoção dos novos modelos de trabalho, habilidades que vão além do conhecimento técnico passaram a ser igualmente avaliadas e valorizadas pelas empresas na hora de fazer uma contratação. As chamadas “soft skills” são consideradas tão ou mais importantes que as demais (hard skills) por 92% dos recrutadores, segundo o relatório Global Trends Report, feito pelo Linkedin. Características como “ter boa postura”, “facilidade para se comunicar” e “ser colaborativo” são fundamentais para compor o trabalho em equipe.

Ainda de acordo com o estudo, 89% das contratações que não foram bem-sucedidas tem seu fracasso atribuído à ausência das características comportamentais e emocionais adequadas. “O processo seletivo da Adtail propõe a checagem de afinidade cultural com os candidatos. E, para isso, elaboramos uma estrutura de entrevista que avalia as seguintes competências: resolução de problemas, adaptabilidade, cooperação, inovação e parceria”, descreve a profissional.

Ambiente de aprendizagem contínua

As mudanças recentes no mercado de trabalho trouxeram desafios e oportunidades. Enquanto o trabalho home-office se instalou, gestores perceberam dificuldades para administrar o time remotamente e equalizar os propósitos institucionais comuns aos diferentes perfis. Estudo da plataforma LiveCareer mostrou que 89% dos entrevistados consideraram a diversidade de gerações no trabalho como um elemento positivo e 87% viram a oportunidade de aprender uns com os outros como algo bom para sua experiência. Porém, de acordo com o mesmo estudo, 78% dos entrevistados também acreditam que um local de trabalho multigeracional pode levar a conflitos.

“Entendo que existem diversos desafios que precisam ser trabalhados dia a dia. Mas é importante que as empresas tenham clareza sobre quem elas querem ser para os seus funcionários, criando diretivas e políticas claras.” No caso da Adtail, ao longo do processo de ingresso dos novos colaboradores são criados mecanismos para coletar feedback dos contratados, garantindo que suas necessidades e expectativas sejam consideradas e endereçadas. Além disso, os líderes são incentivados a terem trocas semanais para verificar como está a experiência do funcionário.

“Essas práticas representam uma abordagem ativa na construção de um ambiente ainda melhor para todos, visando não apenas a eficiência operacional, mas também a integração eficaz e positiva na cultura e nas práticas da empresa.” Para Cássia, a alta rotatividade de profissionais acaba gerando desgaste para as pessoas que ficam, afeta a motivação geral e leva os times a descontinuidades operacionais que prejudicam a consistência e a eficiência dos processos. Sem falar nos custos financeiros de novos recrutamentos e treinamentos. Confira abaixo como evitar o problema:

  • Analise as causas dos pedidos de demissão: faça pesquisas de clima com frequência para entender as necessidades da equipe
  • Avalie os indicadores: faça uma revisão mensal dos dados de retenção, clima, carreira e crescimento da empresa, debatendo periodicamente ações de melhorias e direcionando boas práticas
  • Desenvolvimento de líderes: cultive lideranças que estejam alinhadas com a cultura de empresa e sejam as principais promotoras da saúde e do crescimento
  • Feedback contínuo e debates sobre carreira: criar rotinas de conversa sobre próximos passos e oportunidades internas gera um ecossistema de aprendizagem contínua com feedbacks cotidianos

Sobre a Adtail

A Adtail é uma agência full service que vai além do marketing digital de performance, oferecendo uma gama completa de soluções, como digital planning, paid media, SEO optimization, CRM marketing, inbound marketing, social media, creative & design. Composta por uma equipe de mais de 200 profissionais certificados pelas principais plataformas do mercado e forte know how tecnológico, a empresa utiliza ferramentas renomadas e metodologias próprias para otimizar processos e performance. Com escritórios em São Paulo, Porto Alegre, Blumenau e Curitiba – e atuação em toda América Latina – a Adtail faz parte da holding DBG&Co. Mais informações: https://adtail.ag/

Foto: Divulgação