Emissão de visto de investidor brasileiro E2 cresce 5000% em apenas 1 ano

Catho tem mais de 6 mil vagas home office abertas com salários até R$20 mil para candidatura gratuita em diversas empresas do País
31 de maio de 2022
Maior complexo de Águas Termais do Sul do Brasil oferece programação especial no Corpus Christi
31 de maio de 2022

De acordo com levantamento da Xplore Immigration, chama a atenção o crescimento vertiginoso e a tendência de alta de outros vistos

As emissões de vistos, neste caso o E2 cresceram 5000% em março comparado ao mesmo período do ano anterior. Em 2021, foram apenas 3 vistos emitidos; contra 150 no mês passado. De acordo com o levantamento da XPLORE IMMIGRATION, escritório jurídico que atende indivíduos e empresas, chama a atenção o importante crescimento de outros vistos da mesma classificação como E-1 e E-3, voltados para cidadãos estrangeiros que desejam exercer alguma atividade empresarial nos Estados Unidos.

No último trimestre, foram 173 vistos E1, 639 vistos E2 e 167 vistos E3 emitidos, o que indica uma forte atração americana; e consequentemente abre um horizonte aos brasileiros que exercem cargos de liderança, possuem capacidade de investimento ou tem alto nível de qualificação, respectivamente.

Gislene Leite, Diretora de Operações da XPLORE Immigration destaca que os vistos dos tipos E-1, E-2 e E-3 só podem ser concedidos para algumas nacionalidades, e o Brasil não está entre elas. “Ao observar este aumento, concluímos que aqueles, com um perfil profissional de destaque ou que demonstrem algum valor importante ao país, que são elegíveis ao visto, têm espaço praticamente garantido no mercado de trabalho americano, ainda que não haja uma empresa empregadora por trás do processo”, revela Gislene

O visto E1 permite a permanência nos EUA por dois anos com possibilidades de inúmeras renovações. Além disso, o portador deste visto poderá requisitar uma autorização de trabalho e Social Security (CPF) para o cônjuge, já que filhos não se qualificam para receber nenhum desses documentos.

Embora existam vários requisitos para ser elegível ao visto E1, como mencionado acima, o determinante é que o peticionário seja um cidadão de um dos países do tratado. “O visto E1 aplica-se a empresários e outras pessoas envolvidas no negócio que são cruciais para as operações”, explica Gislene. O tempo de processamento para o E1 é relativamente curto.

Já o visto E2 é específico para pessoas que querem empreender um negócio nos EUA. Porém, é necessário já ter investido ou estar em processo de investimento em uma empresa. Para obter o visto E2 é preciso demonstrar os recursos, o histórico e o plano de negócios nos Estados Unidos, além do investimento de um valor substancial.

Já o E-3, emitido apenas para australianos, possui três modalidades, sendo que é possível fazer a aplicação tendo ou não experiência profissional. Na classificação de “Skill Worker”, os profissionais que possuem ensino superior técnico devem demonstrar que as qualificações são equivalentes às necessárias na oferta de trabalho com a convalidação de diploma e grade curricular. É preciso que tenham pelo menos dois anos de experiência naquela determinada atividade.

A executiva completa que o momento é propício para quem deseja empreender nos EUA. “O cenário atual é positivo para aqueles que desejam ter um negócio nos Estados Unidos e nunca tiveram a oportunidade anteriormente. Quem está disposto a ingressar no desafio deve começar já”, finaliza Gislene.