É hora de mudar a casa: 5 tendências no design de interiores em 2021, por Criare Curitiba

Sob o sol do verão, delicados prazeres retornam ao sul da França
1 de junho de 2021
Funcionalidade e minimalismo em alta na decoração
2 de junho de 2021

Ter um lar confortável e com a personalidade dos moradores se tornou desejo da maioria das pessoas após a reclusão social em função da pandemia de covid-19

Com mais tempo em casa, trabalho na modalidade home office e aulas a distância, houve tempo para perceber o que não agrada mais e transformar a casa em um verdadeiro refúgio. Afinal, a moradia deixou de ser apenas o lugar de descanso para se tornar um local seguro, onde é possível trabalhar, estudar, dançar, meditar, relaxar, curtir a família e os amigos. Ela assume um papel de identidade: quem somos, as nossas vivências, o nosso estilo.

Os dados provam que é hora de mãos à obra. De acordo com uma pesquisa do Grupo Consumoteca, 55% das pessoas da classe A e 39% da C fizeram alguma mudança na decoração neste período. A procura foi tão alta por matéria-prima de marcenaria e mobiliário que houve até falta de alguns itens no início da pandemia, como chapas de madeira e espuma para sofá. Os espaços mais reformados nesse período foram o home office, a cozinha e a sala. Por isso, listamos 5 tendências no design de interiores para ajudar a fazer aquela transformação em casa:

  1. Marcenaria colorida

Expressar a personalidade dos moradores dentro de casa é uma tendência em alta nos projetos de interiores. Com novos acabamentos disponíveis, a cor ganhou espaço e entrou de vez na marcenaria. A Criare, por exemplo, lançou a CriaColors, com mais de 2 mil opções de cores entre lacas de alto brilho e acetinadas. “A CriaColors possui cores que despertam sensações de aconchego e bem-estar dentro do refúgio, uma vez que a cor é vida”, explica Marne Barbieri, arquiteta e consultora da Criare.

Neste ano, o azul índigo, petróleo, berinjela, marsala, pumpkin, mostarda e ocre são listados como tendência, mas qualquer combinação é possível.

  1. A vez do azul e verde

Apontados em estudo da Coloro X WGSN como duas tonalidades-chave, os tons de azul e verde, como os das lacas Fresh e Lazúli, lançamentos da Criare que fazem parte da Coleção Átomo, são uma ótima opção para renovar a casa. Por remeterem à imensidão das águas e florestas presentes na natureza, as cores propiciam uma atmosfera de paz e equilíbrio. Por agregarem propriedades holísticas, são muito utilizadas pelos adeptos da tendência wellness, pessoas que buscam praticar hábitos saudáveis constantemente com a intenção de melhorar todos os aspectos que influenciam a saúde física e mental.

  1. Decoração monocromática

O tom sobre tom, ou decoração monocromática permite infinitas possibilidades e pode contar com aliados como paredes, móveis, tapetes, cortinas e demais objetos, além da própria marcenaria. O bege, o cinza, o preto e os tons pastéis podem dar um ar de sofisticação ao ambiente. A madeira pode ser usada para dar um destaque especial de bem-estar na hora de decorar. Ela pode aparecer em apenas um ponto ou no cômodo todo. A dica de ouro é cuidar para manter a harmonia visual e respeitar as necessidades de cada projeto.

  1. Cores da natureza

Desconectar-se um pouco da tecnologia e valorizar os momentos de introspecção, além de se tornar fundamental para um cotidiano mais leve e prazeroso, é, também, uma maneira de celebrar a própria essência. Nesse sentido, o poder da natureza e sua complexidade serviu como inspiração para a Criare, que trouxe na nova coleção Átomo – o ponto zero, a matéria-prima presente em toda e qualquer criação, a responsável pela singularidade de cada pessoa, com diversas opções de acabamentos.

  1. Lambri

O lambri é um padrão atemporal que voltou com tudo nos últimos anos. Criado na França, ele surgiu da necessidade de manter uma temperatura mais agradável dentro de casa. Para isso, as pessoas usavam a técnica de encaixar placas ou réguas, criando forros, influenciando no equilíbrio de temperatura entre o interior e o exterior. Os lambris podem ser colocados em áreas onde há muita movimentação de móveis e pessoas e dão efeito de amplitude e aconchego. Com aplicação de luz, o painel ganha um toque de modernidade.