Visitantes podem aproveitar o período para conhecer tradições locais por meio de experiências gastronômicas, atividades culturais e programação especial pela cidade
O Ramadã é o mês mais sagrado do calendário islâmico, marcado por reflexão, caridade e comunhão. Em 2026, o período deve ocorrer entre 19 de fevereiro e 19 de março, e representa uma oportunidade única para quem visita Dubai vivenciar tradições e costumes locais em um ambiente acolhedor e multicultural.
Durante o Ramadã, a cidade permanece totalmente aberta ao público e oferece uma programação diversificada que proporciona uma verdadeira imersão cultural. Entre os destaques estão os iftars, refeições que quebram o jejum após o pôr do sol, e os suhoors, realizados antes do amanhecer. Restaurantes e hotéis oferecem menus especiais, muitos deles em locais que mesclam tradição e sofisticação. É o caso do Bab Al Shams, resort no deserto conhecido por suas experiências autênticas, que promove jantares com apresentações culturais e culinária típica da região.

A cidade também ganha vida com mercados temáticos, apresentações culturais e atividades em família. O Ramadan District, no Jumeirah Emirates Towers, é um pop-up ao ar livre que reúne gastronomia, artesanato e atrações noturnas. Já o Global Village, parque multicultural com pavilhões de diversos países, oferece iftars tradicionais, shows e opções de compras durante toda a temporada.
Outras iniciativas completam a programação. No Expo City Dubai, o evento Hai Ramadan reúne experiências gastronômicas, oficinas culturais e atrações para toda a família, sob a icônica cúpula da Al Wasl Dome, como parte da agenda Al Wasl Season. Já o Ramadan Street Food Festival, realizado em Karama entre 19 de fevereiro e 18 de março, transforma os espaços Flavour Lane e Culinary Crossroads Karama Park em polos gastronômicos com mais de 70 restaurantes de culinária sul-asiática. No dia 28 de fevereiro, o Dubai Silicon Oasis recebe a segunda edição do Ramadan Night Walk, caminhada noturna com rotas de 3 km e 5 km.
O Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding(SMCCU), no bairro histórico Al Fahidi, organiza jantares tradicionais com conversas sobre a cultura local e visitas guiadas à mesquita, promovendo o diálogo entre culturas e religiões. A programação é aberta a todos, independentemente da fé.
A prática do jejum durante o dia não é obrigatória para visitantes, mas recomenda-se discrição em locais públicos. A maior parte dos restaurantes, e outros estabelecimentos, funciona normalmente durante o dia.
Durante o mês, shoppings, atrações e meios de transporte operam com horários estendidos, permitindo que moradores e visitantes aproveitem as noites com mais tranquilidade. Como o Ramadã ocorre no inverno, quando as temperaturas ficam entre 20°C e 25°C, o clima favorece passeios diurnos e eventos ao ar livre.
O Ramadã em Dubai é uma experiência que combina espiritualidade, cultura e hospitalidade. Um convite para que os visitantes conheçam mais sobre os valores locais por meio da convivência, da gastronomia e da troca cultural.
Sobre o Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET)
O Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET) atua para posicionar Dubai como um importante centro comercial, polo de investimentos e destino turístico no mundo. Sob esse mandato, o órgão atua em parceria com o Governo em consonância com os objetivos da Agenda Econômica D33, que visa dobrar o tamanho da economia do emirado e consolidar sua posição global na próxima década. O DET lidera esforços para aprimorar a economia diversificada e inovadora baseada em serviços de Dubai e atrair os melhores talentos, oferecer um ambiente de negócios de padrão global e acelerar o crescimento da produtividade. Além disso, o DET está apoiando a visão de Dubai de se tornar a melhor cidade do mundo para se viver e trabalhar, promovendo sua proposta de destino diversificada, estilo de vida único e excelente qualidade de vida em geral.
DET é a principal autoridade para o planejamento, supervisão, desenvolvimento e marketing dos setores de negócios e turismo de Dubai. É também responsável pelo licenciamento e classificação de todo o tipo de negócios, incluindo hotéis, operadores turísticos e agentes de viagens. O portfólio do DET inclui Dubai Economic Development Corporation (DEDC), Dubai Business Licence Corporation (DBLC), Dubai Corporation for Consumer Protection and Fair Trade (DCCPFT), Dubai SME, Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (DCTCM), Dubai Festivals e Retail Establishment (DFRE) and Dubai College of Tourism (DCT).
fotos: divulgação


