A safra 2021 do Don Melchor, o icônico Cabernet Sauvignon da Viña Don Melchor, foi oficialmente reconhecida como o “Nº 1 – Vinho do Ano” pela Wine Spectator durante o prestigioso New York Wine Experience, diante de mais de 1.000 participantes
Este marco histórico torna o Don Melchor o primeiro Cabernet Sauvignon chileno a alcançar a maior distinção da influente revista americana, marcando um antes e depois para a indústria vinícola do Chile e carregando com orgulho a responsabilidade de representar o
Chile como país produtor de vinhos de classe mundial
Don Melchor teve a honra de representar o Chile no exclusivo New York Wine Experience, o evento mais importante da indústria do vinho a nível global, considerado o Oscar dos vinhos. Este encontro reúne os principais líderes internacionais do setor e posiciona, com orgulho, o Chile no topo da vitivinicultura mundial.
A safra 2021 foi celebrada oficialmente em Nova York após ser eleita “Nº 1 – Vinho do Ano” entre mais de 10.500 rótulos avaliados pela Wine Spectator. Esta safra do icônico Cabernet Sauvignon da Viña Don Melchor não apenas se tornou o primeiro Cabernet Sauvignon chileno a alcançar essa conquista histórica, mas também marcou um divisor de águas para a indústria do vinho chilena.
O reconhecimento foi entregue na recente edição do New York Wine Experience, onde Don Melchor representou o Chile e recebeu oficialmente o prêmio concedido pela prestigiada revista Wine Spectator, consolidando assim este momento único e de orgulho para a indústria vitivinícola chilena.

“Embora não haja dúvida de que ele tem uma equipe considerável trabalhando sob sua liderança, produzindo os vinhos ano após ano, foi a visão de Enrique em 1997, quando ele entrou na empresa, dividir e extrair a singularidade de cada parcela do vinhedo para entender mais intimamente o vinhedo e criar um vinho singular e excepcional desse vinhedo. Tendo cuidado do vinhedo e elaborado os vinhos por quase 30 anos, não sei se Don Melchor poderia ter alcançado o status que tem hoje entre os melhores vinhos do mundo sem a administração diligente e meticulosa de Enrique” comenta Aaron Romano, Editor Sênior da Wine Spectator.
Enrique Tirado teve a oportunidade de apresentar e degustar a safra vencedora junto ao público presente — composto por mais de mil pessoas — compartilhando esse momento único e o caráter excepcional que distingue o Don Melchor 2021. Esta distinção representa um marco não só para a marca, como também para o prestígio do vinho chileno no cenário internacional.
“É motivo de orgulho e gratidão que o Don Melchor 2021 tenha sido escolhido como número um pela prestigiada revista Wine Spectator. Para mim, esta é, sem dúvida, a mais alta distinção já recebida por Don Melchor em sua notável trajetória. Isso é resultado, por um lado, de contarmos com o terroir de Puente Alto — uma das melhores origens do mundo para a produção da variedade Cabernet Sauvignon — e, por outro, da indiscutível consistência que este vinho demonstrou ao longo dos anos. Esta é a quarta vez que nosso Cabernet Sauvignon ícone figura entre os dez melhores vinhos dessa publicação”, destaca Eduardo Guilisasti, CEO da Viña Concha y Toro.

UM LEGADO QUE NASCE EM PUENTE ALTO E CONQUISTA O MUNDO
Originário do histórico vinhedo Don Melchor, em Puente Alto, aos pés da Cordilheira dos Andes, este Cabernet Sauvignon de classe mundial já conta com mais de 35 safras e, desde o início, tem impulsionado a indústria do vinho chileno rumo à excelência. Don Melchor nasce do solo pedregoso desta prestigiada denominação, onde o vento frio que desce da cordilheira, suas videiras centenárias e o meticuloso trabalho humano no vinhedo tornam esta uma das melhores origens para a elaboração de Cabernet Sauvignon de alta gama.
“Para produzir um grande vinho, é necessário ter uma visão clara de onde se quer chegar, mantendo-se fiel à essência do terroir, pois é ele que realmente nos guia. Temos plena consciência disso, e é por isso que em cada uma de nossas safras buscamos expressar a beleza do perfeito equilíbrio do terroir de Puente Alto. Este importante reconhecimento, portanto, não apenas consagra este terroir excepcional, mas também o trabalho dedicado, minucioso e comprometido de tantas pessoas que buscaram a excelência do Don Melchor ano após ano”, explica Enrique Tirado, CEO e Diretor Técnico da Viña Don Melchor desde 1997.
Desde o início, reconheceu-se que a Viña Don Melchor possuía um terroir excepcional — uma realidade confirmada ao longo de sua história. Já em sua segunda safra, a de 1988, Don Melchor se tornou o primeiro vinho chileno a entrar na exclusiva lista dos Top 100 da Wine Spectator, marcando um feito que reforçou a capacidade do Chile de produzir vinhos de classe mundial.
Hoje, com sua 35ª safra, não apenas foi eleito o “Nº1 – Vinho do Ano”, como também consolidou sua posição como o vinho chileno mais premiado da história desta lista, com 10 inclusões — mérito que apenas outros dois rótulos no mundo compartilham: um da França e outro dos Estados Unidos
CELEBRANDO A EXCELÊNCIA DO VINHO CHILENO NO MUNDO
Durante 2024 e 2025, a equipe da Viña Don Melchor levou este prestigioso reconhecimento aos principais mercados do mundo por meio do seu roadshow global “Don Melchor – Top of the World”, visitando mais de 35 cidades em 12 países e conectando-se com clientes, colecionadores e amantes do vinho que acompanham essa trajetória desde a primeira safra, em 1987.
Isabel Guilisasti, Vice-Presidente de Vinhos Finos da Viña Concha y Toro, afirma: “Essa turnê global nos deu a oportunidade de compartilhar não apenas um reconhecimento histórico, mas também de reafirmar nosso compromisso com a excelência e a autenticidade do Don Melchor. Cada encontro representou uma valiosa ocasião para conectar com aqueles que valorizam nossa tradição e fortalecer nossos laços.
Agradecemos profundamente aos nossos clientes e distribuidores, cujo comprometimento foi fundamental para que Don Melchor chegasse com orgulho aos consumidores ao redor do mundo — algo que não seria possível sem eles.”
O reconhecimento do Don Melchor 2021 como o melhor vinho do mundo marca um novo capítulo para a vitivinicultura chilena. A consistência, elegância e excelência que distinguem este Cabernet Sauvignon — com mais de 35 safras de história — consolidaram-se como pilares de seu sucesso global, reconhecidos por consumidores que valorizam sua qualidade e trajetória. A Viña Don Melchor reafirma, assim, seu compromisso com a autenticidade e o terroir de Puente Alto, projetando com orgulho o Chile ao topo da elite do vinho mundial.
Sobre Vina Don Melchor
A Viña Don Melchor dedica-se à produção do icônico Don Melchor Cabernet Sauvignon. O vinhedo de mesmo nome que dá vida a este vinho está localizado na renomada região de Puente Alto, no Vale do Maipo, e está localizado no pé da cordilheira dos Andes, a 650 metros acima do nível do mar, no terceiro terraço aluvial da margem do rio.
Atualmente, a vinha abrange 125 hectares – maioritariamente Cabernet Sauvignon, com pequenas quantidades de Cabernet Franc, Merlot e Petit Verdot – e está dividida em sete parcelas principais, por sua vez subdivididas em 151 microparcelas. Uma das qualidades mais importantes da vinha é o seu solo: de origem aluvial de material andino, pobre em nutrientes e, ao mesmo tempo, composto por argila, silte, areia, cascalho e pedras maiores arredondadas pela antiga erosão causada pelas geleiras. ., garantindo boa drenagem e baixa fertilidade, o que permite uma restrição natural ao crescimento vegetativo das plantas, favorecendo a concentração e maturação dos cachos.
As vinhas cultivadas no vinhedo Don Melchor são provenientes de seleção massal, método de propagação que garante a diversidade genética das primeiras plantas pré-filoxera trazidas de Bordeaux, na França, no século XIX. Em 2004, com o objectivo de preservar este material, foram identificadas as 3.000 melhores plantas da vinha, das quais hoje se obtém o material para todas as futuras renovações da vinha.
Assente no seu compromisso com a Excelência, Inovação e Sustentabilidade, este ano a Viña Don Melchor revelou também o seu projeto “vinhedo solar”, que foi plantado em 2018, e que este ano se revelou para surgir como um novo caminho para continuar a avançar no domínio da a sustentabilidade, a preservação da biodiversidade na vinha e a forma de enfrentar os desafios colocados pelas alterações climáticas, além de ser um contributo para a ciência e uma importante fonte de informação em relação ao cultivo do vídeo.
Para mais informações acesse o site e Instagram
fotos: divulgação


