Diabetes: a cetoacidose é grave e requer urgência no atendimento

Scenic Group inicia a construção do Eclipse II, iate de descoberta mais luxuoso do mundo
11 de junho de 2021
Sallve lança Protetor Solar FPS 60
11 de junho de 2021

Médica dá quatro dicas para evitar a cetoacidose

Mais comum em pacientes com diabetes tipo 1 (DM1), a cetoacidose diabética é uma emergência médica, caracterizada quando os níveis de açúcar no sangue (glicose) estão muito elevados e acompanhados do aumento da quantidade de cetonas. “A cetoacidose também pode acontecer em pacientes com diabetes tipo 2”, alerta a Dra. Andressa Heimbecher, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

A falta de insulina no organismo desses pacientes é o primeiro sinal da cetoacidose: o nível de açúcar no sangue vai aumentando e as células sofrem com a falta de energia. “Para evitar que as células parem de funcionar, o organismo passa a usar os estoques de gordura para gerar energia. Só que nesse processo em que o corpo usa a gordura como energia, formam-se as cetonas, que por sua vez são substâncias ácidas que desequilibram a composição sanguínea. Se essa condição não for tratada com urgência pode levar o paciente ao risco de morte”, explica a endocrinologista.

A cetoacidose é uma complicação mais comum nos pacientes com DM1, pois o organismo deles não produz insulina. Já nos pacientes com diabetes tipo 2, a cetoacidose pode ocorrer em decorrência de uma infecção ou quando o diabetes está sem controle.

Entre os sinais da cetoacidose estão: aumento do volume de urina, boca seca, níveis de glicose no sangue elevados, mal-estar, dor abdominal e vômitos. “O hálito fica com cheiro de acetona/fruta podre. É importante levar esse paciente com urgência a um pronto atendimento”, alerta a médica.

Abaixo, seguem as dicas da Dra. Andressa para prevenir a cetoacidose diabética:

  1. Fazer acompanhamento médico regular
  2. Aplicar corretamente as injeções de insulina
  3. Realizar as medidas da glicemia capilar com o glicosímetro
  4. Fazer controle da dieta para evitar alimentos com alto teor de açúcar e que podem levar à cetoacidose.

Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.

Serviço:

http://www.sbemsp.org.br

https://twitter.com/SBEMSP

https://www.facebook.com/sbem.saopaulo/

https://www.instagram.com/sbemsp/

https://www.youtube.com/c/SBEMSP

bit.ly/PODCASTSBEMSP

Photo by Sharon McCutcheon on Unsplash