Dia dos Namorados: Saiba como evitar golpes e fraudes durante as compras on-line

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Especialista da CertiSign orienta consumidores a prestarem mais atenção a fatores de segurança e idoneidade dos sites ao fornecer dados pessoais

O Dia dos Namorados deve movimentar cerca de R$18 bilhões neste ano, de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), impactando os canais de vendas presencial e, principalmente, o on-line por conta da comodidade e, também, dos preços muitas vezes abaixo do praticado nas lojas físicas.

Entretanto, quem optar por comprar o presente do amado ou amada na internet precisa ficar atento: segundo um levantamento recente, a cada 17 segundos alguém sofre um golpe digital no Brasil, e apenas no comércio eletrônico são feitas mais de 3.600 tentativas de fraude por minuto. Veja dicas do especialista em segurança digital e consultor técnico da CertiSign, Márcio D’avila, para não se tornar uma vítima virtual.

Cuidado para não ser pescado! Conheça o phishing

Nas altas temporadas de compras, os ataques de phishing são ainda mais recorrentes e acontecem por meio de promoções enviadas por e-mail, SMS e WhatsApp. Ao clicar no link, seus dados podem ser roubados. “Não se deixe enganar pela aparência. O phishing ocorre por meio de cópias idênticas de e-mails e sites de lojas consagradas”.

Por isso, é importante verificar se no remetente do e-mail há erros de digitação e evitar clicar em links de promoções, principalmente aqueles que são encurtados impossibilitando verificar o endereço de direcionamento.

“A melhor medida para aproveitar as ofertas com segurança é entrar no site da empresa da qual você recebeu a mensagem, verificar se a promoção de fato existe e checar se o site em questão é seguro”, afirma o especialista.

Segundo ele, é possível reconhecer um site seguro pela presença de um cadeado na barra do navegador, a letra S no HTTP, ficando HTTPS, e o selo de segurança, que geralmente é fixado no rodapé da página. “Esses são os sinais de um site protegido pela criptografia de dados de um certificado SSL. No entanto, também, é importante clicar para confirmar se, de fato, o protocolo de segurança foi emitido para a empresa em questão, pois muitos fraudadores também inserem SSL em páginas falsas para confundir o internauta”.

Os cuidados também valem para as redes sociais

Sim, as redes sociais também se tornaram a porta de entrada à tentativa de phishing. Segundo o dfndr lab, laboratório de cibersegurança, há uma rede de perfis falsos com quase 500 contas no Twitter, Facebook, TikTok e Instagram. Os números impressionam: 654 mil seguidores e 2.5 milhões de curtidas juntas.

“São perfis utilizados para disseminar links maliciosos para capturar dados e infectar dispositivos. A isca, nestes casos, de acordo com o levantamento, são assinaturas de streaming, mas poderia ser qualquer outro produto ou promoção. Por isso, sempre é importante ter atenção aos detalhes nas mensagens, perfis de redes sociais e sites para não cair em golpes de phishing. Mesmo que a tentação seja grande, é preciso ter calma antes de sair clicando e “comprando” e evitar preencher formulários sem antes checar a idoneidade de quem está pedindo a informação”.

Recebeu um presente surpresa? Desconfie

Os que esperam receber algum presente especial no Dia dos Namorados também devem ficar atentos. O “Golpe do Presente”, que ganhou popularidade no fim do ano passado, acontece quando os bandidos simulam uma entrega surpresa na casa do consumidor-alvo. O entregador pede para fotografar a vítima e seu documento, para obter confirmação do recebimento. A partir dessas informações, os criminosos pedem empréstimos ou abrem conta em nome da vítima.

“Apenas conceda essas informações se tiver a certeza de que esse tipo de conferência faz parte do processo de controle da loja da qual você está recebendo o presente. Se não estiver certo disso, negue. Caso o entregador insista, informe que irá entrar em contato diretamente com o e-commerce para confirmar o recebimento”, finaliza D’avila.

Sobre a CertiSign

A CertiSign é uma IDTech especialista em identificação e segurança digital. Há mais de 25 anos, desenvolve e integra soluções para uma experiência digital simples e segura, proporcionando às pessoas mais tempo e liberdade e às empresas redução de fraudes e de custos.

Com mais de 12 milhões de clientes, está em todo Brasil e atende empresas de todos os portes e setores para que elas possam ofertar serviços digitais seguros e sem atritos.

Nossas soluções estão nas principais organizações, públicas e privadas do país. Dentre as maiores, estamos em:

100% dos bancos e instituições de saúde, construção & engenharia;

85% das seguradoras;

80% das telecoms e empresas de varejo

65% das companhias de energia;

50% das empresas de transporte & logística e educação.

Photo by Michael Geiger on Unsplash