Dia dos Namorados deve ter ticket médio 74% mais alto e lojistas devem se preparar para alta demanda

RAR apresenta novo rótulo e amplia sua linha de vinhos tintos
9 de junho de 2022
Four Seasons anuncia hotel em Veneza: rede de luxo expande presença na Itália com o icônico Hotel Danieli
9 de junho de 2022

Roupas, cosméticos e bebidas alcoólicas estarão entre os itens mais presenteados, segundo pesquisa

O Dia dos Namorados é uma das principais datas para o comércio nacional. Com o fim da pandemia, o ano de 2022 será marcado pela retomada das vendas a todo vapor nas lojas físicas, além das vendas online. A estimativa é que os brasileiros gastem em média R$ 481, contra R$ 276 em 2021, um aumento de 74% no ticket médio, de acordo com pesquisa realizada pela NielsenIQ.

O estudo aponta que as pessoas que ganham entre R$ 4 mil e R$ 11 mil são as mais propensas a comprar algo para o parceiro, representando 31,5% do total dos entrevistados. Em seguida, aparecem as que recebem entre R$ 2,2 mil e R$ 4,4 mil. A pesquisa indicou ainda que roupas e cosméticos estarão entre os principais presentes escolhidos, com destaque também para as bebidas alcóolicas.

O especialista em logística Fernando Sartori, founder da Uello – logtech que realiza mais de 7 mil entregas por dia para mais de 150 clientes, entre eles MMartan, Petz, Polishop, Dengo e Mobly – destaca a importância dos lojistas se prepararem para a alta demanda, garantindo a logística necessária para o atendimento dos pedidos dentro dos prazos ofertados, assegurando assim uma boa experiência de compra para os consumidores.

“Os consumidores avaliam cada detalhe da experiência que têm com uma loja, desde os descontos e as condições de entrega, a disponibilidade e variedade de itens, até a eficiência no atendimento das trocas ou devoluções. Cada um desses fatores é decisivo na avaliação que o cliente faz da loja e, considerando o aumento previsto para a demanda nesse período, a logística de entrega se torna um fator sensível da operação, que merece todos os cuidados”, ressalta o especialista.

Sartori sugere planos de contingência com parceiros e transportadores alternativos, preparar as equipes para o maior volume de atendimento e manter o nível de qualidade na logística reversa, já que datas sazonais costumam ser marcadas por um alto número de devoluções e trocas de produtos nos dias subsequentes.

Já para os consumidores que desejam encontrar as melhores promoções ou descontos, a recomendação é comprar o presente com antecedência, devido ao maior estoque nas lojas.

Sobre a Uello

A startup é uma das 289 logtechs brasileiras que apresentam soluções para otimização da logística, processamento de pedidos, coleta, transporte e entregas, segundo estudo da Liga Insights. Durante o ano de 2021, a Uello recebeu premiações importantes, como “100 Startups to Watch” e “100 Open Startups”, pela segunda vez consecutiva, e participou de acelerações das renomadas 500 Startups (EUA) e do Scale-Up, da Endeavor.

Foto: lifestylememory