Aplicativo, box físico e mesas sensoriais ajudam consumidores a descobrir seu estilo e montar combinações de produtos com base em emoções, cores, sensações e produtos
A Dexco, maior casa de marcas do Brasil para materiais de construção, reforma e decoração, detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, apresenta uma nova fase do DEXmood, metodologia criada para ajudar profissionais e consumidores a identificar seus estilos e fazer escolhas mais acertadas na hora de compor ambientes.
Criado em 2024, o DEXmood nasceu como um jogo de harmonização visual, embasado em fundamentos da teoria da gestalt, psicologia das cores e neurociência aplicada ao design. Em 2025, o conceito evoluiu com novas ferramentas digitais, físicas e sensoriais, tornando-se mais acessível ao grande público e transformando a jornada de reforma e decoração em uma experiência mais intuitiva, emocional e colaborativa.

Mesa interativa DEXmood na Casa Dexco (Créditos: Rafa Renzo)
A experiência DEXmood: agora aberta ao consumidor final
Entre as principais novidades está a liberação gratuita do acesso ao DEXmood Web App a qualquer usuário na versão Easy — e não mais restrito a profissionais cadastrados no programa de relacionamento, DEXperience. Agora, qualquer pessoa pode acessar a plataforma e identificar seu estilo por meio de sensações, associações emocionais e preferências estéticas, com sugestões de produtos das marcas Deca, Portinari, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor.
Outra inovação é a reformulação do box físico do DEXmood, que permite a composição de moodboards, e passa a contar com um QR Code que direciona para o site do DEXperience, onde toda a jogabilidade acontece e é possível aprofundar a experiência online com cartas de emoção. Além disso, foram disponibilizadas novas amostras físicas de produtos e materiais — não apenas das marcas da Dexco, mas também de parceiros, entre eles Sherwin-Williams (tintas), Cinex (perfis metálicos) e Branco Casa (papéis de parede). O box está disponível para compra online na loja da Casa Dexco e da Duratex.
Para tornar a jornada ainda mais tátil e imersiva, a Casa Dexco loja conceito, no Conjunto Nacional, em São Paulo — agora conta com duas mesas interativas, nas quais os visitantes podem manusear amostras reais, criar composições e explorar diferentes materiais para formar seus moodboards personalizados, reforçando a conexão entre emoção, estilo e escolha de produto. A experiência está disponível gratuitamente, com apoio de consultores treinados no método DEXmood.
Metodologia aplicada em ambientes reais
A metodologia DEXmood também foi usada para guiar a criação dos 20 ambientes da mostra “Viver Ambientes”, em cartaz na Casa Dexco loja conceito. Cada projeto é identificado por um mood dominante —retrô, contemporâneo, minimalista, cosmopolita, rústico ou clássico —, permitindo que os visitantes vejam na prática como sensações e estilos se traduzem em combinações de cores, texturas e materiais.
Entre os destaques está o espaço assinado por Duda Sena, que traduz com sensibilidade o mood retrô identificado para o projeto. Outros ambientes, como o de Marília Zimmermann, em estilo clássico, o de Nildo José, minimalista, e o do Studio Garoa, cosmopolita, também exploram as possibilidades do DEXmood, revelando como a ferramenta pode guiar projetos desde a concepção até a escolha final dos acabamentos.

Ambiente retrô assinado por Duda Senna para a mostra Viver Ambientes na Casa Dexco loja conceito (Créditos: Rafa Renzo)
“A ferramenta DEXmood para desenvolvimento de projeto é interessante pela abordagem que oferece através das “cartas sensoriais”, por meio das quais podemos transmitir, através de imagens, emoções e sensações, o que queremos nos nossos ambientes. Com isso é possível fazer uma combinação de acabamentos, cores e metais, gerando no final um moodboard sintetizando todas as nossas ideias através de imagens. Ele é um facilitador para a compreensão de ideias e conceitos”, explica Jerônimo Faria Neto, do Studio Garoa.
“O DEXmood nasceu como uma ferramenta para harmonização de produtos, e agora entra em uma nova fase, mais aberta, interativa e conectada com o consumidor final. O que antes era exclusivo para profissionais, agora se transforma em uma jornada sensorial acessível a todos, que traduz a inteligência da Dexco de maneira prática e intuitiva.”, afirma Marcele Brunel, head do Design Office da Dexco.
“Essa evolução reforça nossa estratégia de mostrar como nossas marcas — juntas — oferecem soluções completas, com curadoria, emoção e coerência para cada estilo de morar, facilitando decisões para quem está reformando, decorando ou projetando, afirma Marina Crocomo, diretora de Marketing e Design da Dexco.

Ambiente cosmopolita assinado pelo Studio Garoa para a mostra Viver Ambientes na Casa Dexco loja conceito (Créditos: Rafa Renzo)
Serviço gratuito para o público
Além das ferramentas digitais e físicas, os visitantes da Casa Dexco podem contar com consultoria gratuita oferecida pela equipe de atendimento e especificação, treinada na aplicação da metodologia DEXmood. A proposta é democratizar o design e ajudar as pessoas a tomarem decisões mais conscientes e sensíveis ao compor seus espaços.
Sobre a Dexco
Maior casa de marcas do Brasil para materiais de construção, reforma e decoração, detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, a Dexco é a maior produtora de painéis de madeira industrializada do Brasil, referência na produção de louças e metais no hemisfério Sul e uma das maiores fabricantes de revestimentos do país. Detém 49% de participação na LD Celulose, joint venture com a austríaca Lenzing, de fabricação de celulose solúvel. Com 74 anos de história, e 12 mil colaboradores, a empresa tem sede em São Paulo e conta com 23 unidades industriais e florestais no Brasil e na Colômbia. Sob o propósito de oferecer Soluções para Melhor Viver, a Dexco é hoje a empresa com o maior portfólio de soluções do setor, priorizando os desejos do consumidor, entregando design, qualidade, funcionalidade e versatilidade em seus produtos. A empresa materializa sua promessa de marca – Viver Ambientes – na Casa Dexco loja conceito, que apresenta um novo conceito de loja de arquitetura e decoração. Conta ainda com uma estratégia de Inovação que busca protagonizar a transformação do setor de reforma e construção a partir de três programas: Open Dexco (inovação aberta), Imagine (intraempreendedorismo) e DX Ventures (fundo de Corporate Venture Capital, que investe em startups e scale-ups que buscam transformar os paradigmas do setor). A Dexco opera sempre alinhada aos compromissos ESG da sua Estratégia de Sustentabilidade, que endereçam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. Com seus mais de 187 mil hectares de florestas, entre plantadas e áreas de conservação, 83% deles contam com a certificação de manejo florestal responsável e de cadeia de custódia FSC® – Forest Stewardship Council® (Códigos de licença: FSC-C006042, FSC-C003088, FSC-C152362, FSC-C109955). Tem capital aberto desde 1951 e ações listadas no Novo Mercado, segmento destinado à negociação de ações de empresas que adotam práticas de governança corporativa que vão além das exigidas por lei. A empresa é integrante do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente da B3.


