Dermatite Atópica Infantil: cosméticos à base de probióticos são eficazes no controle da doença

Astrologia como instrumento de autoconhecimento é tema de retiro no La Coralina Island House, em Bocas del Toro
22 de setembro de 2023
Em única apresentação, turnê “Luis Miguel” chega ao Brasil em março de 2024, no Allianz Parque
22 de setembro de 2023

Esses microrganismos, também chamados de bactérias do bem, têm efeito calmante nos processos inflamatórios da pele das crianças

O próximo sábado, 23 de setembro, é marcado pelo Dia Nacional da Conscientização da Dermatite Atópica (DA), doença cutânea inflamatória que pode afetar qualquer parte do corpo, sendo mais comum nos braços, pernas, rosto e pescoço. No Brasil, a doença afeta, aproximadamente, 20% das crianças nos primeiros anos de vida — sendo que 60% dos casos se manifestam em bebês de até 1 ano — e 3% dos adultos, segundo dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai).

O problema, que não é contagioso, caracteriza-se por um processo inflamatório da pele com períodos alternados de melhora e piora, tem caráter genético e, frequentemente, antecede episódios de asma e/ou de rinite. A dermatite atópica também pode ser desencadeada por outros fatores, como alimentos, aeroalérgenos — a exemplo de ácaros, fungos e epitélio animal (proteínas presentes na saliva, pele, urina ou excrementos dos animais) —, além de perfumes e suor. O clima seco, típico do outono-inverno, somado à piora dos índices de poluição atmosférica nos centros urbanos, também têm impacto direto na incidência do problema. 

Assim, banhos rápidos e com temperatura amena, seguidos de hidratação intensiva da pele são parte essencial do tratamento. E, entre os produtos que têm se destacado na preferência dos dermatologistas nos últimos anos estão os itens de higiene e cosméticos à base de probióticos.

“Os cosméticos à base de probióticos têm efeito calmante nos gatilhos inflamatórios da pele das crianças. Esses gatilhos são acionados por diversos fatores, como o clima seco e a poluição que aumentam o dano causado ao colágeno e à elastina”, explica Felipe Benvenuti, médico dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD).

De acordo com Benvenutti, tem crescido a oferta de produtos com esses micro-organismos por parte da indústria cosmética. “Os probióticos estão disponíveis em cremes, séruns e loções que auxiliam não somente no tratamento da dermatite atópica, mas também para o tratamento da acne, rosácea, pele hiper-reativa e sensível”, explica o dermatologista, que também frisa a importância de orientação profissional para o uso dessas formulações.

Produto eficaz e acessível

Contudo, a oferta desses produtos ainda é escassa no País e muito restrita ao segmento dos dermocosméticos. Além disso, boa parte das opções são importadas, o que acaba restringindo o acesso devido ao alto custo. Assim, para democratizar o uso desse tipo de produto por bebês e crianças de todo o país, a Verdi Natural — empresa especializada em cosméticos naturais para a primeira infância e adolescência —, lançou um sabonete e uma loção hidratante à base de probióticos.

Segundo Aline Becker, co-fundadora da Verdi Natural, mais do que pouca oferta desse tipo de produto, há pouca oferta de opções naturais para o tratamento de bebês e crianças, de forma geral. Já Estefânia Furtado de Oliveira, também co-fundadora da empresa, ressalta a importância da proximidade da marca com as mães. “Acompanhamos de perto a comunidade de mães que, todos os anos, relatam uma maior ocorrência das dermatites em seus filhos e que vêm nos probióticos uma alternativa viável de tratamento”, finaliza.

Sobre a Verdi Natural

Fundada em Santa Catarina em 2019, a Verdi Natural diferencia-se no mercado brasileiro pela produção de cosméticos 100% naturais e saudáveis para toda a família, especialmente para as crianças. Com objetivo de entregar mais do que cosméticos, a marca busca oferecer produtos desenvolvidos com matéria prima natural de alta qualidade, livres de ingredientes sintéticos e tóxicos, colaborando para a saúde das crianças desde o primeiro momento de vida. São mais de 26 cosméticos naturais, livres de fragrâncias, corantes, parabenos e sulfatos, totalmente veganos, além do protetor solar físico que leva em sua composição cera de abelha. Todos os produtos possuem embalagens 100% recicláveis e estão disponíveis para venda no site verdinatural.com.br

Divulgação