Como migrar da alvenaria tradicional para o sistema Paredes de Concreto

The Wineyard Experience: universo dos vinhos em um evento inédito no ParkShoppingBarigüi
12 de setembro de 2019
Grupo multiplataforma movimenta R$ 250 milhões ao ano unindo economia criativa a pequenos e médios empreendedores
12 de setembro de 2019

Que o sistema construtivo parede de concreto é potencialmente vantajoso que o sistema de alvenaria, principalmente do ponto de vista do controle do processo e a assertividade do resultado, já se sabe

Isso graças à possibilidade de tornar todo o aparelho de lajes e paredes em uma grande peça única estrutural. Mas como fazer a transição do sistema de alvenaria tradicional para o de paredes de concreto? Vamos explicar!

De acordo com o engenheiro especialista no sistema Parede de Concreto e de gestão de projetos de construção civil, Danilo Lorenceto, entre as motivações que levam construtoras, empreiteiras, engenheiros e etc a almejar essa transição, estão a busca por maior produtividade, maior controle de prazo, qualidade, custo e mão de obra. “A maior vantagem do sistema é a produtividade, já que após 12 horas é possível fazer a desforma e começar a montá-la na próxima unidade habitacional. Na maioria das vezes (projetos de unidades com no máximo 60m²), a produção é de uma unidade habitacional por dia, com um jogo de forma e uma equipe de aproximadamente oito montadores”, explica o engenheiro. Entre outros benefícios, estão a redução drástica da quantidade de insumos e, consequentemente, de resíduos, além da redução do prazo global e a diminuição dos custos fixos do canteiro.

Ainda segundo ele, para fazer esta transição é necessário, primeiramente, entender o projeto em questão, se perguntando: Qual a quantidade de unidades a serem feitas? Qual o prazo que preciso fazer, ou seria interessante fazer? Qual o custo e disponibilidade do concreto autoadensável na minha região? Como é a tipologia do meu projeto? Feito isso, aí é hora de analisar qual a melhor tipologia de forma. Após implementado, todo o processo se torna mais racionalizado e com menos etapas a serem gerenciadas, facilitando o controle. Mas, por outro lado, é importante entender especificamente os novos pontos de controle, como a montagem das armaduras, formas, controle e rastreabilidade do concreto.

Para todo sistema novo que se queira migrar há dificuldades até que se adapte, por isso é de suma importância contar com um profissional que entenda toda a cadeia produtiva. Isso gera economia de recursos, escolhas corretas e específicas de todos os insumos, além do monitoramento do sistema, que é fundamental, principalmente nas primeiras obras.

Sobre Danilo Lorenceto – Formado em Engenharia Civil pela UNESP, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, atua há mais de uma década no mercado da construção civil participando dos mais diversos projetos comerciais, industriais e residenciais. Especialista em Paredes de Concreto Moldadas Inloco, Consultor técnico e de Gestão de Projetos de Construção Civil em todo território nacional. Atuação também focada na produção de Cursos e Palestras de Gerenciamento de Projetos e Industrialização na Construção Civil.