Como impulsionar seu negócio fora das datas sazonais e comemorativas? Veja dicas

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As datas comemorativas – como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, Dia das Crianças e Dia dos Namorados – e também eventos sazonais como Black Friday ou Dia do Consumidor são responsáveis por impulsionar exponencialmente as vendas no varejo, tanto digital quanto físico

Para se ter uma ideia, as vendas do varejo cresceram 3,7% na semana do Dia das Mães em 2023, em comparação com o período comemorativo do ano anterior. Os dados são do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian.

Mas como é possível continuar impulsionando as estratégias de venda mesmo em períodos sem o gancho das datas especiais?

  1. Não espere datas comemorativas

“É necessário não se limitar às datas sazonais para criar conteúdo ou ações especiais. Cada negócio tem as suas próprias datas sazonais, como aniversário da marca, lançamentos e outras”, explica Marcos Martins, sócio-fundador da Lamar Moda Feminina.

“Em nossa empresa, decidimos usar a ocasião do meu aniversário em julho, que é um mês sem data sazonal, para criar uma ação chamada Aniversário do Chefe, com descontos específicos para o período, lives e outras atividades. Foi uma forma que encontramos para manter nosso público sempre engajado e converter mais nesse período”.

  1. Posicione seu negócio todos os dias do ano

Para o CEO da commtech IDK, Eduardo Augusto, “a única regra que um empreendedor precisa seguir é: venda todo dia! Aproveite as datas comemorativas para vender ainda mais, mas não dependa delas. Crie suas datas, posicione sua empresa quando não estiver em Natal, Black Friday ou qualquer outra data. Você precisa fortalecer seu vínculo com a audiência e criar neles o desejo de compra, independente da data. Para isso, posicionamento e branding são excelentes estratégias para alcançar esse objetivo. Lembrando que não se trata somente de uma simples ação nas redes sociais, mas sim uma estratégia bem planejada e que exigirá tempo e dedicação das empresas e profissionais que desejam ter sucesso”.

O trabalho da marca nas redes sociais além das datas sazonais auxilia nas vendas e também na construção da base de clientes. Uma das possibilidades é gerar conteúdo útil para os seguidores, impactando também novos potenciais clientes.

  1. Invista na infraestrutura do negócio

O período fora das datas sazonais também é um momento adequado para incrementar a segurança das lojas virtuais, fortalecendo a estrutura para receber os clientes nas épocas comemorativas. “É claro que é importante pensar em estratégias que mantenham as vendas acontecendo, mas também é possível aproveitar esse momento para aperfeiçoar seu e-commerce, investindo em uma boa infraestrutura para oferecer uma melhor experiência ao cliente e também mais segurança nas transações em épocas de altas nas vendas”, conclui Carol Junqueira, Digital Sales Director da Keyrus, consultoria internacional especialista em Inteligência de Dados e Transformação Digital.

Lamar
Lamar foi fundada em 2012, com propósito de democratizar a moda feminina com tendências, qualidade e exclusividade para o lojista. Com fabricação própria e uma equipe de desenvolvimento, a marca busca levar o melhor da moda mundial para o território nacional. Hoje, a marca, criada pelo ex-camelô Marcos Martins e sua esposa Vivian, fatura mais de R$ 7 milhões, conta com mais de 150 modelos à venda e 40 funcionários.

IDK
IDK, primeira commtech do Brasil, une tecnologia, design e comunicação, resultando em experiência e alta performance. Com o objetivo de ajudar o cliente a transformar suas aspirações em realidade, construir conexões reais e aprender com os resultados, a commtech auxilia grandes empresas nas frentes de dados, gaming content, produção de vídeo, digital development, service release, experiência do cliente, UI, UX/CX research e CRM, branding e mídia. A tecnologia não é o fim, é apenas o meio, essa é a IDK, seja muito bem-vindo! Saiba mais: https://idkmedia.co/

Keyrus
A Keyrus é uma consultoria internacional especialista em Inteligência de Dados e Transformação Digital, dedicada a ajudar as empresas a melhorar seu desempenho, facilitar e acelerar sua transformação e gerar novos direcionadores de crescimento e competitividade. Colocamos a inovação no centro de nossas estratégias, apresentando propostas de valor baseadas numa combinação de cinco áreas principais e convergentes de especialização:

  • Automação e inteligência artificial: fornecemos aos nossos clientes os meios para melhorar a produtividade e a precisão em todos os processos empresariais. Dessa forma, as empresas adquirem conhecimentos e podem tomar as melhores decisões.
  • Experiência digital centrada no ser humano: a relação com os clientes e o envolvimento dos funcionários constituem dois dos maiores fatores de sucesso global do negócio. Ajudamos as empresas a imaginarem e criarem experiências digitais multimodais para alcançarem seus objetivos.
  • Capacitação de dados e análises: os dados são inquestionavelmente a chave para o sucesso das empresas. Quando utilizados de forma inteligente, abrem oportunidades para enfrentar desafios presentes e futuros.
  • Cloud e segurança: dados na nuvem e plataformas digitais têm potencial de rever a forma como os dados são traduzidos em valor, ao mesmo tempo que trazem escalabilidade e flexibilidade aos negócios.
  • Transformação empresarial e inovaçãopara prosperar no ecossistema atual, as organizações precisam não apenas acelerar sua transformação digital, mas também adquirir competências para aumentar a adaptabilidade, resiliência e competitividade.

Presente em mais de 22 países em quatro continentes, o Grupo Keyrus conta com 3.000 colaboradores. Para saber mais, acesse keyrus.com/latam/pt e siga-nos no LinkedIn em https://www.linkedin.com/company/keyrus

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