Começa no Paraná, o Cascavel Jazz

Cardíacos: como ter mais qualidade de vida?
29 de setembro de 2022
Memória, história e identidade: por que o Patrimônio Histórico-Cultural é responsabilidade também dos jovens
29 de setembro de 2022

Durante três dias, artistas nacionais e locais irão se apresentar no festival de música instrumental

Os preparativos estão a todo vapor, para mais uma edição do Cascavel Jazz, que será do dia 29 de setembro até 01 de outubro, no Teatro Municipal Sefrin Filho, em Cascavel, no Oeste do Paraná. Com uma programação variada de apresentações e oficinas gratuitas, o evento vai reunir dezenas de artistas de todo o País. O festival de música instrumental é um dos principais do Brasil.

“É muito gratificante participar de um festival como este. São décadas de produção, onde já participamos várias vezes. No momento como esse em que vivemos, é espetacular poder estar presente em um festival de música instrumental com tanta qualidade. Para o nosso grupo, é muito gratificante”, afirma Maurício Leite, baterista do Grupo Time Out.

Além de músicos nacionais, o evento cultural irá receber também artistas locais. Na abertura do evento, os grupos que se apresentam são: Time Out, Luciano Veronese – Sexteto, Ricardo Denchuski – Quarteto, Dallastra – Trio, Valter Mazo – Quarteto, Projeto Plasma, Paulo Drage & Grupo, Duo Brasileiro e Cascatrio. Na sexta-feira (30), quem sobe ao palco são Nivaldo Ornelas e o pianista Antonio Guerra, além do Trio de Arismar do Espírito Santo, com Glauco Solter e Cleber Almeida, com o repertório do Cataia. No sábado (01), os shows ficam por conta do Trio Corrente, com Edu Ribeiro, Paulo Paulelli e Fábio Torres e, ainda, Groove Reunion, com Cuca Teixeira, Fábio Leal, Gabriel Gaiardo e Nino Nascimento.

“Para nossa apresentação no Cascavel Jazz, eu e Antonio Guerra preparamos um repertório bastante eclético, baseado em temas da Broadway, do jazz contemporâneo e da MPB, numa homenagem especial aos 50 anos do Clube da Esquina. Temos ainda, no programa, um novo arranjo para o prelúdio N°5 de Villa Lobos, numa leitura mais jazzística. Para nós, é uma grande honra participar deste festival, que é uma referência no calendário brasileiro”, explica Nivaldo Ornelas, saxofonista, flautista, compositor e arranjador.

Para o músico Arismar do Espírito Santo, é muito importante participar de um festival como este, com visibilidade nacional e internacional. “Estamos felizes de poder participar e mostrar nosso trabalho para todos os que irão participar. Estamos fazendo um disco novo, compondo músicas novas, e essa é a ideia: levar para todos as nossas composições”, afirma Arismar.

Nos três dias, as apresentações acontecem a partir das 19h30. O workshop será realizado no sábado, a partir das 10h. A programação é gratuita. Os convites devem ser retirados para o show selecionado, das 10h às 17h, no mesmo local do festival, no Teatro Municipal Sefrin Filho.

Nesta edição, o Cascavel Jazz tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da empresa local MA Máquinas – John Deere, com realização da BWA, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo. São esperados visitantes de todo o Paraná e, também, de outros estados e países vizinhos, como Paraguai e Argentina. Para mais informações sobre a programação, é só acessar www.cascaveljazz.com.br

“É muito gratificante poder participar de um trabalho como este do Cascavel Jazz. Este projeto é a consolidação de quem produz este tipo de música. A expectativa é muito grande para o evento e de poder encontrar grandes músicos, nacionais e locais”, afirma Cuca Teixeira, baterista do grupo Groove Reunion.

Lançamento CD

Paralelamente ao evento, também será lançado o projeto Cascavel Jazz – Música Instrumental Cascavelense, para a gravação de um CD. Este trabalho é um registro fonográfico das composições de alguns dos melhores músicos e compositores locais. Foram selecionados oito grupos e, destes, cada um gravou duas composições. “Este é um projeto inédito no País e muitos desses artistas foram influenciados pelo nosso festival. Este CD vem com a proposta de promover o intercâmbio e a integração entre os artistas de Cascavel e outros já consagrados no mercado nacional da música instrumental”, conclui o organizador do evento, William Fischer.

Todos os visitantes irão receber uma cópia gratuita do CD. As músicas também serão disponibilizadas nas plataformas digitais do Cascavel Jazz. Para mais informações, acesse: http://www.cascaveljazz.com.br/

Foto 1: Nivaldo Ornelas

Foto 2: Trio Corrente