A Galeria Ybakatu celebrou seus 30 anos com a reinauguração em um novo espaço, no último sábado de novembro (29/11), na Av. Vicente Machado, 1056 (Curitiba)
Mais de 200 pessoas estiveram presentes na abertura, incluindo artistas, jornalistas, arquitetos e profissionais do setor cultural. A data marcou o início de uma nova fase da galeria fundada por Tuca Nissel, que ao longo de três décadas se consolidou como referência na arte contemporânea brasileira.
A reinauguração também marcou a abertura da exposição {[( Entre )]}, coletiva com obras de 22 artistas de diferentes linguagens e gerações, que pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, até 30/01/2026, com entrada gratuita. Com curadoria de Jhon Voese, a mostra reúne pintura, escultura, fotografia, técnicas mistas, videoarte e outras técnicas, valorizando criadores com pesquisas consolidadas e relevantes, marca registrada da Ybakatu
No novo espaço, o público pode apreciar trabalhos de Alex Flemming, André Rigatti, C.L. Salvaro, Claudio Alvarez, Cristina Ataíde, Débora Santiago, Fernando Augusto, Fernando Cardoso, FOD, Gilson Camargo, Glauco Menta, Hugo Mendes, Isaque Pinheiro, João Loureiro, Lígia Borba, Marta Neves, Ricardo E. Machado, Sonia Navarro, Tatiana Stropp, Washington Silvera, Willian Santos e Yiftah Peled.

Raízes em Curitiba, ramos espalhados pelo circuito internacional
Ao longo de seus 30 anos, a Galeria Ybakatu realizou mais de 110 exposições, entre individuais e coletivas. Desde os anos 2000, passou a ter atuação constante fora de Curitiba, representando artistas de várias nacionalidades em feiras de arte no Brasil e no exterior. Participou de importantes edições da ARCO Madrid, esteve presente em quase todas as edições da SP-Arte, além de feiras internacionais em Nova York, Suíça, Lima (Peru) e Londres, ampliando sua atuação e relevância nacional e internacional.
Essa história inclui momentos marcantes com nomes consagrados da arte brasileira. Em 1997, realizou uma exposição do escultor Amilcar de Castro, que também contou com um bate-papo com artistas e estudantes. No ano seguinte, em 1998, promoveu uma exposição conjunta de Arnaldo Antunes e Walter Silveira, reforçando sua vocação para integrar diferentes expressões e gerações. Ao longo dessa trajetória, a galeria também representou e exibiu artistas premiados, contribuindo para a consolidação de carreiras e para a difusão de suas obras em acervos públicos e coleções privadas.
Serviço:
Exposição {[( Entre )]}
Local: Galeria Ybakatu
Endereço: Av. Vicente Machado, 1056 – Batel, Curitiba (PR)
Visitação: segunda a sexta-feira, das 10h às 19h até 30/01/2026
Entrada: gratuita
fotos: Gilson Camargo


