Colaboradores endividados ou com preocupações relacionadas ao dinheiro produzem menos

A designer mineira Viviane Furrier inaugura sua primeira flagship no coração de São Paulo
26 de abril de 2023
SPA no banho
26 de abril de 2023

O RH pode ajudar firmando parcerias no qual seja possível ter acesso a crédito consciente e outros benefícios visando a reorganização financeira

A preocupação com as dívidas em atraso pode desencadear uma série de complicações pessoais, físicas e profissionais. O estresse gerado pela situação financeira pode causar insônia, resultando em alterações de humor, que afetam negativamente o relacionamento pessoal e diminuem a produtividade e capacidade de concentração no ambiente de trabalho.

Uma pesquisa realizada no Reino Unido, com mais de dez mil trabalhadores, comprovou o fato. O estudo intitulado “The Employer’s Guide to Financial Wellbeing” mostrou que os colaboradores endividados ou com preocupações relacionadas ao dinheiro produzem, em média, 15% a menos que os demais colegas.

Neste cenário, o setor de Recursos Humanos (RH) pode tomar algumas medidas para ajudar que o trabalhador consiga organizar os débitos em atraso por meio de parcerias que possibilitem o acesso ao crédito consciente, como é o caso das soluções voltadas para a redução de custos e alívio das contas mensais disponibilizada pela ContaFuturo.

A Fintech, que nasceu com a missão de criar soluções inovadoras contra o dinheiro negativo, oferece o “Ponte Salário” que possibilita a antecipação de até 40% do salário para que trabalhadores consigam cobrir eventuais despesas sem precisar entrar no vermelho. O serviço pode ser acessado por meio de parcerias com a iniciativa privada e foi pensado para quem precisa solicitar parte da remuneração para fugir do rotativo do cartão de crédito ou cheque especial, que podem comprometer o orçamento. Com ele, o colaborador consegue ter acesso à parte do seu pagamento a qualquer momento do mês sem precisar necessariamente acionar o seu superior para formalizar o pedido.

“A falta de dinheiro pode gerar desconfortos emocionais, pessoais, físicos e até mesmo profissionais. Muitos trabalhadores terminam não tendo o rendimento necessário por conta das dívidas que podem tirar o sono, causando muita preocupação e doenças. A nossa ferramenta propõe ser um alívio imediato para que as pessoas não fiquem no vermelho ou caiam na armadilha de contrair novos compromissos no cheque especial, ou no cartão de crédito”, conta Felipe Gomes, CEO da ContaFuturo.

Atualmente, o “Ponte Salário” é um dos serviços mais utilizados na plataforma. Além dele, há o “Zera Débito” – onde o trabalhador também consegue ter acesso a crédito consciente voltado para quitar as contas de alto custo em atraso, como dívidas de cartão de crédito. A ferramenta também é uma alternativa para aqueles que desejam quitar dívidas antigas onde as parcelas não estejam se adequando ao orçamento mensal.

“Os juros do cartão de crédito estão entre os mais altos do mercado, por exemplo. O “Zera Débito” é uma possibilidade para aqueles que desejam condições melhores para quitar pendência financeira”, finaliza Felipe.

Sobre a ContaFuturo:

A ContaFuturo, fintech que oferece soluções para uma vida financeira mais feliz, dispõe de produtos como “Zera Débito” e “Ponte Salário”, que permitem quitar empréstimos de alto custo e ter acesso a até 40% do pagamento de forma rápida e sem a necessidade de usar opções como cheque especial, com juros elevados. Além disso, a ContaFuturo também se concentra em promover a educação financeira para as pessoas. Com 20 meses de operação, a fintech atende mais de 50 empresas parceiras e quitou mais de R$ 10 milhões em dívidas. Recentemente, a ContaFuturo fechou uma captação de R$ 20 milhões com investidores institucionais, que será usada para o crescimento da operação de crédito.

Unsplash