Clariça Lima no Jardim da CASACOR SP

Jack Daniel’s leva o autêntico american barbecue a Curitiba
25 de junho de 2018
Cooperativa Vinícola Garibaldi apresenta Vero Demi-Sec Rosé
25 de junho de 2018

A paisagista traz abundante vegetação e móveis assinados para área externa em sua 2ª participação na mostra de São Paulo

Um jardim repleto de espécies de plantas, árvores e flores incorporado com peças assinadas para área externa. Este é o ambiente “Coliving”, assinado por Clariça Lima em sua 2ª participação na CASACOR SP, que acontece entre 22 de maio e 29 de julho de 2018 no Jockey Club de São Paulo.

Na mostra com tema “Casa Viva”, a paisagista criou um ambiente de 138m² visando a interação e troca de experiências dos visitantes. “Quero o jardim repleto de pessoas envolvidas em conversas, curtindo todas as possibilidades oferecidas neste espaço, seja apreciando as cores da natureza, o conforto dos móveis ou o frescor de um local ao ar livre”, explica Clariça. “O Coliving incentiva a convivência. Esta é uma característica que carrego em todos os meus projetos paisagísticos”. Entre as espécies do jardim, estão: guaimbê-ondulado (Philodendron undulatum), figueira-lira (Ficus Lyrata), fícus-elástica (Ficus elastica), guaimbê (Philodendron bipinnatifidum), filodendro-outono (Philodendron autumn), filodendro lua clara ( Philodendron imperial golden), pleomele fita (Dracaena reflexa), araçá (Psidium cattleianum), maranta-sanguínea (Stromanthe thalia), maranta-medalhão (Calathea medallion), pinanga (Pinanga coronata), camadórea-elegante (Chamaedorea elegans), pitanga (Eugenia uniflora), pata-de-elefante (Beaucarnea recurvata), peperômia (Peperomia scandens), entre outras espécies.

O projeto assinado por Clariça é acesso a outros ambientes da CASACOR, por isso foi utilizada a linearidade, visando a fluidez da circulação e oferecendo algo lúdico e interativo. Dois bancos floreiras de chapa metálica galvanizada pintados em laranja (Laranja Fiesta – Coral) abraçam e preservam as árvores existentes no Jockey e ofertando um agradável descanso ao público. Destacando o porcelanato Portinari, Battuto HARD, tem características antiderrapantes próprios para área externa, com coloração que imita o fulget, com uma textura diferenciada, enriquecendo o espaço. A cor também é um elemento muito presente no jardim, seja na pintura ombré nas paredes do ambiente -utilizando as tintas “Mergulho Sereno”, “Troféu de Prata” e “Bola de Gude”- ou no mobiliário.

Mesmo tendo como princípio para seu projeto o contato entre pessoas, Clariça sabe que o mundo moderno também exige ligação com a tecnologia, por isso instalou totens com tomadas e entradas UBS para carregamento de celulares e notebooks, afinal o mundo pode se encontrar no jardim Coliving.

Sobre Clariça Lima

Formada em Arquitetura e Urbanismo, pelo Centro Universitário Belas Artes, se especializou em Arquitetura paisagística, na IBRAP.

Através de viagens, teve contato com diferentes culturas e conheceu diversos jardins ao redor do mundo. Traz como inspiração para os seus projetos a relação entre o paisagismo e as obras de arte.

Tendo como objetivo integrar o conceito arquitetônico ao paisagismo contemporâneo e ressaltar a sustentabilidade nos projetos, criando cenários que se integram à natureza.

Sobre a mostra

Em 2018, a CASACOR São Paulo chega a sua 32ª edição com o tema “A Casa Viva” em 70 ambientes decorados (entre casas, lofts, lounges, salas, banheiros, estúdios e apartamentos) no Jockey Club de São Paulo. Entre 22 de maio e 29 de julho de 2017, o visitante conferirá o que há de melhor no design de interiores, decoração, arquitetura e arte no Brasil.

A ideia para a mostra surgiu há 30 anos, quando as amigas Yolanda Figueiredo e Angelica Rueda faziam uma viagem a Buenos Aires e visitaram a exposição Casa FOA. No primeiro ano (1987), uma casa na rua Dinamarca abrigou os ambientes decorados aos moldes do que viria se tornar a mostra mais tarde. A cada nova edição, CASACOR ganhava um endereço diferente. Foi só em 2006 que o Jockey Club de São Paulo, tornou-se a sua sede oficial — onde a edição paulistana da mostra permanece até hoje.

No ano 2000, as fundadoras venderam a CASACOR para o Grupo Patrimônio Private Equity. Em 2008, o Grupo Abril e Grupo Dória adquiriram a mostra em sociedade. Desde 2011, o Grupo Abril é único dono da CASACOR.

Serviço

CASA COR São Paulo 2018

Data: 22 de maio a 29 de julho

Horários: terça a sábado, das 12h às 21h/ domingo, das 12h às 20h

Local: Jockey Club de São Paulo – SP

Endereço: Av. Lineu de Paula Machado, 875

(11) 3037-6857

casacordigital@abril.com.br / casacorcomercial@abril.com.br

Studio Clariça Lima

www.studioclaricalima.com.br
R. Rocha, 425 – 11 – Bela Vista
Tel.: (11) 2729-5011
Facebook: Clariça Caires de Lima
Instagram: @studioclaricalima

créditos fotos: Marco Antonio/Renato Navarro