Cirurgia endoscópica da coluna lombar entra no rol da ANS

AICEP lança campanha internacional Made in Portugal naturally
11 de maio de 2021
Circuito de cicloturismo do Parque Vila Velha atrai ciclistas de Curitiba
11 de maio de 2021

Médico neurocirurgião Marcelo Amato é referência no Brasil nesta cirurgia minimamente invasiva para hérnia de disco

A cirurgia endoscópica da coluna lombar agora tem cobertura dos planos de saúde. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou dia 24 de fevereiro deste ano a Resolução Normativa (RN) nº 465/2021, que atualiza o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Com isso, estão definidos os novos exames e tratamentos que passam a fazer parte da lista obrigatória dos planos de saúde, entre eles, a endoscopia da coluna lombar, realizada pelo médico neurocirurgião Marcelo Amato desde 2013. A medida começou a vigorar dia 1º de abril e é válida para os beneficiários de planos de saúde contratados a partir de 02 de janeiro de 1999, os chamados planos novos, e para os usuários de planos contratados antes dessa data, mas que foram adaptados à Lei dos planos de saúde.

Apesar da ANS ter aprovado a cirurgia endoscópica de coluna apenas para hérnia de disco lombar, a técnica é utilizada para todos os segmentos da coluna e para diversas doenças da coluna que causam compressão dos nervos, como osteófitos (bico de papagaio), estenoses, cistos e tumores, além das hérnias de disco em outras regiões além da coluna lombar, como a coluna cervical e torácica.

É utilizado um endoscópio associado a uma câmera pelo qual o neurocirurgião acessa o local, remove a hérnia de disco ou outra lesão, e descomprime as estruturas neurais, com dano mínimo às estruturas da coluna, preservando ao máximo as articulações, ligamentos e musculatura, através de uma incisão de 0,8 a 1 cm, que é fechada com um ponto e recebe um pequeno curativo.

Como o procedimento é simples e exige apenas um corte pequeno, o trauma cirúrgico é mínimo e a recuperação é extremamente rápida. O paciente geralmente é operado e vai para casa no mesmo dia da cirurgia. Assim, reduz-se o tempo de afastamento do trabalho, sendo este um objetivo da ampliação da cobertura pelos planos de saúde.

“Na endoscopia, o olho do cirurgião vai para dentro do paciente através do endoscópio, exatamente onde está o problema. Na cirurgia convencional, o paciente precisa ser aberto e aí, pode-se não usar magnificação nenhuma, ou então o método de magnificação pode ser uma lupa, um microscópio ou até mesmo um endoscópio. Neste último caso, a cirurgia também leva o nome de endoscopia, porém de endoscopia assistida. A cirurgia endoscópica da coluna a que nos referimos, é feita com irrigação, como em uma artroscopia de joelho ou de outra articulação, e tem também o nome de “endoscopia total” para diferenciar dessa outra técnica. A visão do problema é melhor, e portanto, mais confortável para o cirurgião, mais seguro e eficaz para o paciente”, explica o médico neurocirurgião Dr. Marcelo Amato.

Dados brasileiros

Problemas na coluna são a 3ª causa de aposentadoria por invalidez no Brasil, de acordo com o INSS, e requer mais tempo para ser descoberto pela Previdência Social. A entrada da endoscopia de coluna assim como de outras técnicas avançadas de tratamento das doenças da coluna no Rol da ANS pode trazer economia significativa para a Previdência, ao tratar os pacientes de forma mais rápida e eficaz, permitindo menor tempo de afastamento e reduzindo os pagamentos de auxílio-doença e aposentadorias antes da idade limite.

O neurocirurgião especialista em endoscopia de coluna e cirurgia minimamente invasiva de coluna acredita que os pacientes irão se beneficiar bastante com a entrada dessa cirurgia no Rol da ANS: “A procura pelo procedimento está crescendo e, provavelmente, continuará até que não se fale mais em cirurgia convencional/aberta para algumas doenças da coluna, como hérnia de disco. As pessoas entenderão que a cirurgia endoscópica está para a coluna assim como a artroscopia está para o joelho, por exemplo. Além disso, com a entrada no Rol da ANS, ficará mais acessível a todos. Antes, muitos pacientes acabavam tendo que pagar particular porque não a conseguiam pelo convênio”.

Sobre Dr. Marcelo Amato – Graduado pela USP Ribeirão Preto e doutor pela USP São Paulo, o médico neurocirurgião Marcelo Amato é especialista em endoscopia de coluna e cirurgia minimamente invasiva de crânio e coluna. Doutor em neurocirurgia pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Especialista em neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). Neurocirurgião referência do Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) desde 2010.

Possui publicações nacionais e internacionais sobre endoscopia de coluna, neurocirurgia pediátrica, tumores cerebrais, cavernomas, cistos cerebrais, técnicas minimamente invasivas, entre outros. É diretor do Centro Cirúrgico do Amato – Hospital Dia.

Serviço:

Site:www.neurocirurgia.com

Instagram:https://www.instagram.com/dr.marceloamato/

YouTube:http://bit.ly/MarceloAmato

Photo by Joyce McCown on Unsplash