Compartilhe:

Pequenos cuidados preventivos podem transformar o lar em um espaço mais seguro, valorizado e aconchegante

A casa é mais do que um espaço físico: é onde recebemos pessoas queridas, vivemos momentos únicos e construímos memórias. Mas, assim como cuidamos da saúde com exames de rotina, também é fundamental reservar um tempo para olhar com atenção para a residência. O hábito de realizar a manutenção preventiva da casa evita dores de cabeça, valoriza o imóvel e garante mais conforto no dia a dia.

Com o passar do tempo, toda residência sofre desgastes naturais: instalações elétricas e hidráulicas envelhecem, acabamentos perdem eficiência e estruturas podem apresentar falhas. Muitas vezes, esses problemas só se tornam visíveis quando já geraram prejuízos maiores, resultando em reformas inesperadas e gastos elevados.

Pensando nisso, Robson Privado, co-founder da MadeiraMadeira, maior ecossistema de produtos e serviços para a casa da América Latina, reforça a importância da prevenção e da manutenção regular. A empresa, por meio da MadeiraMadeira Serviços, conecta moradores a profissionais especializados em cuidados com a casa, facilitando manutenções, pequenos reparos e melhorias.

“A ideia da plataforma é levar para a rotina doméstica a mesma lógica de um check-up preventivo de saúde: em vez de esperar que os problemas apareçam, é possível antecipar soluções, garantindo que o lar continue sendo um espaço seguro, confortável e cheio de boas lembranças”, explica Robson.

1. Valorização do imóvel
Cuidar da manutenção da casa não é apenas uma questão de estética, mas também de investimento. Um imóvel bem conservado transmite cuidado, gera uma boa primeira impressão e pode ter seu valor de mercado significativamente maior. “Pinturas em dia, acabamentos bem preservados e sistemas funcionando corretamente evitam a aparência de desgaste e dão mais segurança. Isso significa que, em uma futura venda ou locação, o imóvel se destaca diante de outros e pode até alcançar uma negociação mais vantajosa”, comenta o executivo.

2. Prevenir vazamentos e infiltrações – economia e sustentabilidade
Pequenos sinais do dia a dia, como uma torneira pingando, manchas nas paredes ou umidade no rodapé, podem ser indicativos de problemas hidráulicos mais graves. Ignorar esses sinais pode levar ao surgimento de mofo, deterioração de estruturas e até danos elétricos, além de gerar reformas caras e inesperadas. Ao identificar e corrigir essas falhas precocemente, é possível proteger a saúde da casa, além de economizar com gastos indevidos de água e ser uma ação mais sustentável.

3. Evitar panes elétricas e gastos com conta de luz
Fios antigos, tomadas que esquentam ou ligações improvisadas não são apenas riscos para acidentes, mas também podem aumentar significativamente a conta de luz e reduzir a vida útil dos aparelhos. “Revisar a instalação elétrica regularmente ajuda a identificar sobrecargas, prevenir curtos-circuitos e garantir que o sistema funcione de forma eficiente e segura, além, claro, de proteger a família”, complementa.

4. Cuidar das áreas externas
Varandas, quintais e jardins exigem atenção constante para se manterem seguros e agradáveis. Limpar ralos, manter pisos e decks em bom estado e podar plantas regularmente evita acidentes e preserva a beleza dos ambientes. Além disso, a manutenção adequada ajuda a prevenir o surgimento de focos de insetos, roedores e outros animais indesejados.

5. Mais conforto e tranquilidade
Manter a casa em boas condições é essencial para proteger quem mora nela. Estruturas sólidas, pisos nivelados, instalações elétricas revisadas e corrimãos bem fixados ajudam a reduzir o risco de acidentes domésticos, que estão entre as causas mais comuns de ferimentos em casa. Além disso, pequenos reparos preventivos, como trocar lâmpadas queimadas ou vedar rachaduras, podem evitar quedas, choques elétricos e outros imprevistos, garantindo que a casa seja um ambiente seguro para todos.

Sobre a MadeiraMadeira

Criada em 2009, a MadeiraMadeira é a maior plataforma online especializada em produtos para casa do Brasil, com mais de 13 milhões de clientes atendidos. Um modelo híbrido entre e-commerce, marketplace e lojas físicas que possui mais de 3 milhões de produtos. Com base em tecnologia, a empresa possui mais de 30 softwares desenvolvidos internamente para atender a operacionalização do e-commerce, com soluções práticas para a experiência do cliente. Além disso, as lojas físicas possuem 50 unidades distribuídas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás e Distrito Federal. A MadeiraMadeira é sediada em Curitiba, mas possui time por todo o país.

foto: freepik

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.