Novo ambiente abre com ocupação artística do Estúdio Baile, exposição de Flávia Junqueira, objetos temáticos e interativos e programação lúdica que mescla teatro, literatura e artes visuais.
São Paulo acaba de ganhar um ponto de encontro democrático para celebrar a infância, unindo educação, criatividade e arte. A Casa Bradesco, localizada na Cidade Matarazzo, inaugura a Sala Ali no dia 11 de outubro, espaço dedicado às crianças com programação permanente, concebido para aproximar pais e filhos da cultura em uma jornada compartilhada de aprendizado e descobertas.
A Sala Ali inaugura com ocupação artística do Estúdio Baile, projeto que acolhe a infância a partir de suas linguagens expressivas, promovendo experiências que partem da arte para acessar o campo da fantasia e do encantamento. A realização tem curadoria e direção artística de Thereza Farkas e estrutura-se em eixos temáticos trimestrais, promovendo renovação contínua do ambiente, um lugar vivo, pulsante e de constante diálogo. A cada três meses, o espaço se transforma, em sintonia com o propósito da Casa Bradesco: “A criatividade vive aqui”. No primeiro ciclo de abertura, a Sala Ali ganha cenografia festiva e onírica, inspirada no trabalho da artista visual Flavia Junqueira, conhecida por suas fotografias de balões, carrosséis e universos lúdicos.

“Engenho de Piracicaba, 1981, Brasil (2023), de Flávia Junqueira, que fica na Sala Ali da Casa Bradesco até 21 de dezembro
Integram a exposição da artista na Sala Ali os móveis interativos assinados pela Maria Joaquina Marcenaria, teatro de sombras com diferentes peças em cartaz alternadamente, espaço para contação de histórias e uma biblioteca com 25 livros curados pela Casa Cosmos que dialogam com o trabalho da artista em exibição. O espaço também terá grupos de arte-educadores, reforçando sua vocação de aproximar a arte do cotidiano das famílias.
A programação dos três primeiros meses já está definida: haverá contação de histórias diárias às 16h e, uma vez por mês, apresentações especiais no teatro de sombras, conduzidas pela artista Maria Kubrusly.
Totalmente gratuito, o espaço funciona mediante reserva pelo aplicativo do MATA, em turnos de uma hora, das 13h às 19h. Cada adulto pode levar até três crianças, em grupos de até 25 pessoas por vez.
Com a Sala Ali, a Casa Bradesco amplia sua proposta de ser um espaço democrático de criatividade em São Paulo, fortalecendo o circuito cultural da Avenida Paulista com atividades que incentivam a imaginação e o vínculo familiar através da arte.

Render da Sala Ali, novo espaço para pais e filhos na Casa Bradesco
Serviço
Sala Ali
Data: 11 de outubro a 21 de dezembro de 2025
Horários: Terça a domingo, das 13 às 19h (última entrada às 18h).
Local: Casa Bradesco – Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista (dentro da Cidade Matarazzo)
Classificação etária: livre
Capacidade: até 25 pessoas por sessão (1h)
Ingressos: Gratuito mediante agendamento via aplicativo, com turnos de 1h
Disponíveis no aplicativo MATA APP e na bilheteria física.
Sobre Sala Ali
A Sala Ali, inaugurada em outubro de 2025 na Casa Bradesco, é um espaço gratuito e permanente dedicado a aproximar crianças e famílias do universo artístico por meio de atividades que unem educação, criatividade e arte. Localizada na Cidade Matarazzo, em São Paulo, a sala foi concebida em parceria com o Estúdio Baile e tem programação contínua, estruturada em eixos temáticos que se renovam a cada três meses, refletindo o propósito da Casa Bradesco: “A criatividade vive aqui”. O projeto é viabilizado pela Lei Rouanet e terá sua programação atualizada a cada trimestre. Com a criação da Sala Ali, a Casa Bradesco reafirma sua vocação como um espaço democrático de cultura e criatividade, ampliando a oferta de atividades na Avenida Paulista e estimulando o desenvolvimento da imaginação e do vínculo familiar através da arte.
Sobre a Casa Bradesco
Com o objetivo de democratizar e potencializar expressões artísticas, a Casa Bradesco é um centro de criatividade na região da Avenida Paulista que promove uma nova forma não só de apreciar as artes, mas de criá-las. Com uma infraestrutura única, integrada à natureza e à tecnologia, o espaço reflete a sinergia entre a Cidade Matarazzo e o Bradesco, comprometidos com o acesso aos mais diversos tipos de manifestações culturais na cidade de São Paulo. Projetada para ter quatro salas interdisciplinares, a Casa Bradesco abriu suas portas em setembro de 2024, com um espaço expositivo de dois mil metros quadrados, estreando com uma exposição retrospectiva do artista internacional Anish Kapoor, um dos mais expressivos nomes da arte contemporânea global. Futuramente, o centro de criatividade também terá um espaço focado em criatividade infantil, um laboratório focado no desenvolvimento de jovens nas diversas expressões de arte e uma sala multilinguagem, que oferecerá uma programação diversificada e imersiva.
Sobre a Cidade Matarazzo
Localizada a poucos metros da Avenida Paulista, a Cidade Matarazzo é um Portal onde é possível alcançar uma nova consciência através da conexão com a natureza e consigo mesmo.
Um espaço onde as regras da natureza transformam e influenciam experiências cuidadosamente curadas em cultura, hospitalidade, comida, moda, beleza, design, negócios e longevidade, promovendo uma vida melhor. Cada um desses pilares de experiências é denominado “Bioma”, uma referência aos ecossistemas que abrigam a vida vegetal e animal, garantindo que todas as vivências oferecidas no local sejam interconectadas e interdependentes, assim como no meio ambiente. Matarazzo é uma jornada de regeneração, que resulta em uma nova versão de cada um e da humanidade. É um lugar físico e espiritual onde a beleza inspiradora estabelece novas referências e provoca novos comportamentos.
A Cidade Matarazzo é reconhecida como o maior projeto privado de regeneração urbana e restauro do patrimônio histórico do país, foi inaugurada em 2022, e conta com dez edifícios, incluindo prédios tombados, em um terreno de cerca de 30 mil metros quadrados e 136 mil metros quadrados de área construída. O projeto surgiu a partir da idealização do empresário francês Alexandre Allard, que, em 2011, adquiriu o antigo Complexo Hospitalar Umberto I, conhecido popularmente por Hospital Matarazzo. Atualmente, o espaço abriga o Rosewood São Paulo, premiado como melhor hotel da América Latina e 23o hotel do mundo; a Torre Mata Atlântica, maior verticalização verde do Brasil; o edifício corporativo que abriga a AYA Earth Partners, o primeiro e maior ecossistema dedicado a acelerar a economia regenerativa e carbono zero do Brasil; a Capela Santa Luzia; além dos restaurantes Le Jardin, Blaise e Taraz (top 10 restaurantes de São Paulo) e dos bares Rabo di Galo (melhor bar da cidade), Emerald Garden Pool e Bela Vista Rooftop Pool.
O ecossistema da Cidade Matarazzo continua crescendo, e a inauguração da Casa Bradesco, em setembro de 2024, marca a aceleração da segunda fase de lançamentos do projeto, logo depois da abertura da primeira Soho House da América do Sul, inaugurada em junho de 2024. Essa fase contará com a inauguração da “Sua Rua”, conectando a avenida Paulista a Cidade Matarazzo, além da abertura de novos espaços focados em criatividade, estúdios, e boutiques com produtos de moda, beleza e design, incluindo algumas dedicadas a artesãos e pequenos produtores. Também serão lançados novos restaurantes e experiências voltadas para saúde e longevidade. Cada novo lançamento se conecta aos anteriores, reforçando ainda mais a missão de Matarazzo de oferecer experiências inesperadas, que estimulam todos os sentidos. Sempre com foco na regeneração, o objetivo é possibilitar o surgimento de um novo estilo de vida, que integre uma nova maneira de ser e de pensar.
Os elementos da Cidade Matarazzo são provenientes do Brasil e seguem práticas ambientalmente responsáveis. A preservação da história e arquitetura do local, a busca por operações neutras em carbono e a atenção aos detalhes, inspirada na perfeição da natureza, impulsionam cada aspecto do seu desenvolvimento, estabelecendo um novo padrão para projetos urbanos em todo o mundo. O projeto contou com dezenas de artistas brasileiros e de renomados profissionais, incluindo os arquitetos Jean Nouvel e Rudy Ricciotti, o designer de interiores Philippe Starck, além dos irmãos Campana, Spol Architects, entre outros. A Cidade Matarazzo gera mais de 1.000 empregos diretos (com perspectiva de 4.000 empregos até o final de 2025) e 3.000 indiretos, formando milhares de brasileiros aos padrões de excelência e “savoir faire” em todas as atividades realizadas.
Acesse ao site da Cidade Matarazzo para ter uma imersão no portal e virar um guardião em Link.
fotos: divulgação


