By Kamy dá dicas para fazer a manutenção de tapetes

Imóveis sustentáveis ganham espaço de destaque no mercado
11 de março de 2020
Seabourn apresenta detalhes do Constellation Lounge
11 de março de 2020

Os tapetes são grandes aliados na decoração. Mas para cumprir com o propósito de deixar a casa mais bonita e funcional, eles precisam de cuidados e passar por manutenção constantes

Poeira, umidade e manchas são inimigos que devem ser combatidos na rotina diária, evitando assim que as peças fiquem deterioradas. Para conservação da boa aparência, sejam eles de fibra natural ou sintética, a by Kamy indica soluções simples e caseiras que vão aumentar a durabilidade do produto.

A lavagem, recomendada uma vez por ano, de acordo com o tipo de peça e em lugares especializados, deve vir com um combo de cuidados que podem ser feitos no dia a dia. Para limpeza diária, a sugestão é o uso de uma vassoura de cerdas macias e de um aspirador de pó com bocal liso, em baixa ou média velocidade, para não trazer danos aos fios e as suas tramas.

Para evitar a quebra das fibras, o recomendado é não dobrar, mas quando é necessário, apenas enrolar o tapete. Em caso de manchas provocadas por vinho, café, tinta, entre outros líquidos, o ideal é procurar profissionais capacitados para removê-las. Faça uso de material absorvente, como papel, pano de prato limpo ou serragem assim que cair líquidos no local, tentando absorver e não espalhar o que foi derramado. O uso de produtos que prometem tirar manchas deve ser evitado, assim como o uso da máquina de lavar roupa, sob o risco dessas ações danificarem ainda mais o tapete.

Algumas medidas caseiras, de simples execução, cumprem a função de proteger a peça. Girar o tapete de vez em quando minimiza a chance de uma maior incidência de luz, de tráfego ou de marcas provocadas pelo apoio de móveis em uma das partes, evitando o desgaste. Outra regra de conservação está relacionada com a umidade, uma vilã que promove estragos. Portanto, a secagem adequada do piso é fundamental antes de recolocar seu tapete no local, assim como encontrar um lugar mais seguro para os vasos de plantas, que podem deteriorar e até apodrecer o tapete caso vazem.

Tapete Gemas Ilhas Azuis, assinado pelo designer Kiko Maldonado

Quanto mais evitar uma alta incidência de luz, assim como objetos pesados ou pontiagudos, melhor para a durabilidade do produto. Cumpridos os principais cuidados, ainda é possível contar com um truque para conservação. Espalhar sementes de grãos de pimenta antes de enrolar o tapete afasta as traças e ainda ajudam a manter a durabilidade da peça.

Dúvida sobre o que se fazer quando tem um cheiro forte? Umedeça um pano de algodão limpo com água e vinagre natural – de preferência de vinho branco -, e passe no tapete.

BY KAMY

www.bykamy.com.br