BVLGARI faz doação milionária para revitalização do Largo di Torre Agertina na cidade de Roma

Novidades, tendências e tecnologias para energia solar no Brasil e no Mundo
22 de abril de 2021
Santuário do Caraça reabre para hóspedes e visitantes
22 de abril de 2021

Estão em andamento obras no Monte Capitolino para abrir ao público a Área Sagrada do Largo di Torre Argentina

Os trabalhos começarão em meados de maio para tornar a Área Sagrada do Largo di Torre Argentina acessível e aberta ao público.

O sítio arqueológico, conhecido por seus impressionantes edifícios e estruturas sagradas da República Romana, será aberto ao público pela primeira vez de forma organizada.

O acesso público a este importante sítio histórico foi possível graças a uma doação da Bvlgari S.p.A. de mais de 6 milhões de reais. Em 2019, a empresa assinou um acordo com a Roma Capitale – alocando mais de 3 milhões de reais para este fim – ao qual foram adicionados os fundos residuais do acordo anterior estipulado em 2014 para a restauração dos Passos Espanhóis por um valor aproximado de 3,2 milhões de reais.

A reforma confiada pela Sovrintendenza Capitolina ai Beni Culturali (Superintendência Capitolina para o patrimônio cultural) à empresa Biagioli S.r.l, adjudicada com o contrato, durará um ano a partir da data de entrega.

“A Área Sagrada do Largo di Torre Argentina é um dos sítios arqueológicos mais espetaculares do centro histórico da cidade. Com a generosidade de Bvlgari, uma Maison intimamente ligada a Roma através de uma profunda relação de colaboração e amor pelo patrimônio cultural da cidade, as obras estão finalmente prestes a começar a abrir este local fascinante ao público. Haverá um caminho seguro através dos antigos esplendores: os visitantes poderão literalmente caminhar pela história”, explica a prefeita Virginia Raggi.

Jean-Christophe Babin, CEO do Grupo Bvlgari, declarou que: “A restauração da Área Sagrada do Largo di Torre Argentina marca um novo e extremamente importante momento em nossa colaboração sempre positiva com a Roma Capitale e a Sovrintendenza para valorizar os tesouros históricos e artísticos da Cidade Eterna. Desde que os restos mortais foram descobertos, este marco tem estado em exposição para romanos e turistas durante anos sem ser totalmente admirado e apreciado. Estamos orgulhosos de contribuir para um projeto que permite que este monumento seja visto de perto, permitindo-nos aprender sobre sua história e descobrir seus detalhes. A Área Sagrada será finalmente trazida de volta ao centro da vida cultural de Roma, como era há séculos atrás durante a era republicana”.

A Área Sagrada estará assim em conformidade com o critério de “acessibilidade ampliada”, graças à construção de passarelas de grande altitude – lindamente iluminadas à noite com luzes LED – o que permitirá que os visitantes desfrutem da área com total segurança.

Este ato de patrocínio permitirá a Roma Capitale prosseguir com um projeto de renovação de um de seus maiores sítios arqueológicos, que inclui quatro templos que datam entre os séculos III e II a.C. com uma base de tufo da Cúria de Pompéia, onde nos idos de março, em 1544 a.C., Júlio César foi assassinado, como noticiado em fontes antigas. A Área Sagrada também conserva, apesar das demolições do século passado, numerosos testemunhos de sua vida ininterrupta por mais de 2000 anos, como as fases imperiais dos templos ou as estruturas do período medieval.

“Além da construção das novas passarelas, alguns trabalhos de restauração também serão realizados sobre os restos arqueológicos da área. Reabrir tais locais emblemáticos para nossos cidadãos e para todos aqueles que visitam nossa maravilhosa cidade significa tomar cuidado e ter mais e mais maneiras e oportunidades de aprender sobre nossa história e identidade. Gostaria de agradecer a Bvlgari por colaborar mais uma vez conosco” disse Lorenza Fruci, Conselheira para o Crescimento Cultural de Roma.

Para Maria Vittoria Marini Clarelli, Superintendente do Patrimônio Cultural, “o acesso universal aos sítios arqueológicos é um compromisso que a Superintendente do Patrimônio Cultural assumiu com os visitantes e que temos o prazer de compartilhar com Bvlgari. Uma vez concluída a restauração, esperamos que a Área Sagrada do Largo di Torre Argentina – um dos principais lugares de continuidade monumental em Roma ao longo dos séculos – seja capaz de revelar sua extraordinária história ao público”.

O projeto será composto de três partes:

– a Torre del Papito, onde os visitantes poderão comprar ingressos e que incluirá um espaço de exposição no pórtico externo;

– um sistema de caminhos verticais e horizontais dentro da área arqueológica, incluindo um elevador de plataforma aberta que permitirá o acesso à área para visitantes com deficiências. As passarelas proporcionarão uma vista de perto dos templos e numerosas descobertas arqueológicas das escavações e demolições ocorridas na área entre 1926 e os anos 30;

– uma área coberta de exposição que será instalada no pórtico oriental da Área Sagrada que atualmente corresponde à parte localizada abaixo da Via di San Nicola de’ Cesarini. Ao longo do caminho, os visitantes poderão acompanhar o desenvolvimento histórico da área sagrada através de uma série de painéis exibindo artefatos encontrados na área e pertencentes às diferentes fases de sua história. Entre inscrições, fragmentos de decorações arquitetônicas, terracota e restos de estátuas, será possível acompanhar a história do local desde o século III a.C. até as demolições do período fascista.

A construção não afetará a parte da Área Sagrada na qual se encontra o histórico santuário do gato Largo Argentina.