Bruxas contemporâneas: a nova revolução sexual das mulheres com mais de 60 anos

Copa do Invocador será entregue aos vencedores do Campeonato Mundial de League of Legends 2020 em valise Louis Vuitton personalizada
30 de outubro de 2020
Legoland® Florida, em Winter Haven, celebrará seu 10º aniversário em 2021 e promete festa o ano todo
30 de outubro de 2020

Por Layla Vallias

“A revolução feminina começa na intimidade”. A reflexão é de Marília Ponte, empreendedora que criou uma das primeiras marcas brasileiras de vibradores; um produto desenvolvido para e por mulheres. O Bullet Lilit nasceu com a missão de ajudar uma nova geração de mulheres maduras a experimentar uma potência que reside em cada uma delas. Esse olhar para o prazer feminino, quando pensamos em mulheres com mais de 60 anos, permanece um tabu nas sociedades contemporâneas. Uso o verbo permanecer, porque negar a satisfação sexual feminina é uma constante histórica; o desejo delas sempre foi reprimido por estruturas sociais de diferentes épocas. Quando conheci a proposta empreendedora de Marília, imediatamente pensei em Lilith – que nas tradições hebraicas, babilônicas e cristã é apontada como a primeira mulher; aquela que não se conformou com uma posição de subserviência perante o masculino. Banida e, muitas vezes, classificada como um demônio, ela é um arquétipo do feminino contemporâneo. Essa foi, exatamente, a inspiração da fundadora da empresa.

Às vésperas do Dia das Bruxas, dedico uma reflexão às mulheres que vieram antes de mim; é como se eu quisesse honrar essa tradição, ressignificar a bruxaria e dar nova voz às que morreram para que nenhuma de nós, nos próximos séculos, precise se calar. As mulheres em chamas da Idade Média são a lembrança da autodeterminação. Como nós, as bruxas das noites dos tempos remotos eram emancipadas, sexualmente livres, parteiras e benzedeiras; amigas da vida e da morte. Solteiras ou viúvas, eram uma ameaça ao controle e à autoridade da Igreja Católica, que combatia esse feminino com ódio, violência e fake news. Acusadas de causar o descontrole nos homens, de serem próximas do diabo e até de sequestrar e assar crianças – vide o conto João e Maria –, as bruxas são a imagem feminina da resistência. Essa imagem, aliás, persiste no imaginário humano, mesmo sabendo que se trata de uma narrativa falsa cujo objetivo sempre foi oprimir e apequenar. Hoje, essa força feminina se manifesta em outros rostos e outras vidas, na forma de mulheres maduras que enxergam dentro de si a identidade de bruxas, inconformadas com as regras, resistentes ao lugar que insistem em colocá-las (de somente avós!) e, acima de tudo, em busca de um lugar próprio que transborda qualquer convenção social.

Alguns estudiosos arriscam dizer que, durante a Santa Inquisição, 200 mil pessoas foram mortas; outros chegam a contabilizar 9 milhões de acusados, julgados e mortos, sendo a maioria, mulheres. Estou certa de que esses números configuram o maior genocídio por gênero da história. Voltando à sexualidade livre – que inspirou Marília Ponte –, essas bruxas passavam, de geração para geração, uma postura de experimentar, na individualidade, a potência orgástica que residia em cada uma delas. Longe da imagem de castidade, essas mulheres escolhiam abdicar da vida religiosa para viver o próprio desejo e a liberdade. Porém, foi principalmente nos últimos séculos dessa perseguição que o controle de natalidade e a sexualidade sem fins de reprodução começaram a ser demonizados. As penas para as que contrariavam esses preceitos eram as mais cruéis.

A perseguição era centrada em mulheres que viviam relações fora do casamento, viúvas, ou ainda, mulheres em relações homoafetivas. Existia, com isso, uma visão dominante de que a sexualidade feminina só poderia existir a serviço de algo: do prazer masculino ou da reprodução. Séculos depois, a perseguição ainda é realidade em muitos lugares do mundo. Mais de 200 milhões de garotas, entre a infância e a idade de 15 anos, sofrem mutilação genital, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nesse Dia das Bruxas, portanto, o meu convite é para que as mulheres vivenciem de forma diferente esse Halloween. Que tal dedicar tempo para refletir sobre a própria sexualidade? Esse é um desafio que faço, especialmente para as mulheres com mais de 60 anos. Enquanto mais de 90% dos homens afirmam atingir o orgasmo durante a relação sexual, somente 39% delas relatam o mesmo. Vinte e três por cento das brasileiras descrevem as últimas experiências sexuais como nada prazerosas; para os homens, esse índice é de 5% – de acordo com o estudo O orgasmo incidental: a presença de conhecimento clitoriano e a ausência de orgasmo para as mulheres.

A ciência levou dois mil anos para conhecer a real estrutura do complexo do clitóris, antes conhecido como “teta do diabo” – uma prova incontestável de que as mulheres com glandes mais longas eram bruxas destinadas às fogueiras. Então, em 2020, vamos nos rebelar contra toda e qualquer opressão ao prazer feminino? Em 30 de outubro, às 19 horas, vou participar de uma live no YouTube de As Perennials, acompanhada de Marília Ponte, fundadora da Lilit; e da especialista em bruxas Isabelle Anchieta. As anfitriãs serão Natália Dornellas e Fernanda Ribeiro. Vou representar a Maturiboss – meu novo canal de conteúdo para mulheres 50+ – e vamos falar muito sobre o feminino e outras coisas mais. A bruxa que vive em mim saúda a bruxa que vive em você. Feliz Dia das Bruxas, manas!

| Layla Vallias é cofundadora do Hype50+, consultoria de marketing especializada no consumidor sênior e da Janno – startup agetech que tem como missão apoiar brasileiros 50+ em seu novo plano de vida. Foi coordenadora do Tsunami60+, maior estudo sobre Economia Prateada e Raio-X do público maduro no Brasil e diretora do Aging2.0 São Paulo, organização de apoio a empreendedores com soluções para o envelhecimento em mais de 20 países. Mercadóloga de formação, com especialização em marketing digital pela Universidade de Nova York, trabalhou com desenvolvimento de produto na Endeavor Brasil.4

Photo by We-Vibe WOW Tech on Unspla