Dados da Worldpanel by Numerator mostram aquecimento nas vendas no último ano, com alta de 15% no faturamento. Classes DE lideram o movimento

O mercado de perfumes nos lares brasileiros experimentou um expressivo avanço nos últimos 12 meses terminados em julho deste ano na comparação com o ano anterior. De acordo com dados da Worldpanel by Numerator, houve um acréscimo de 17% em unidades vendidas no período, totalizando um faturamento de aproximadamente R$ 18 bilhões, representando uma alta de 15%.

Esse aumento no uso de fragrâncias no Brasil pode ser explicado pelo retorno da sociabilidade e também à acessibilidade da categoria. Com mais encontros e a volta ao trabalho presencial, o perfume retoma seu papel no dia a dia. “Hoje, o brasileiro incorpora a fragrância ao ritual diário de autocuidado, deixando de ser apenas um luxo para se tornar um gesto de bem-estar que se manifesta dentro e fora de casa.”, comenta Bruno Veneziano, executivo de contas da Worldpanel by Numerator. “É importante ressaltar a natureza democrática do perfume, que atende diferentes classes sociais, em múltiplas ocasiões.”

A categoria está, atualmente, presente em 65% dos lares do país, um avanço de 15% em relação ao ano anterior. O destaque fica para a perfumaria feminina, presente em 57% dos lares, seguida pela masculina 34% e infantil 13%. Regionalmente, o Nordeste lidera, com 45% do consumo em volume, seguido pela Grande São Paulo e pelo interior paulista. Classes D/E são as que mais usam a categoria, seguidas de C2 e A/B.

Entre os canais de venda, a perfumaria chega aos domicílios do País principalmente por meio da venda direta, presentes, lojas e perfumarias. As vendas online apresentaram incremento de 15% no faturamento da categoria, mostrando sua força e potencial de crescimento, impulsionado principalmente pelas vendas via WhatsApp (+51%); pelo avanço do e-commerce puro, caracterizado pela venda de players que só operam online (+16%) e pelo desempenho consistente dos aplicativos (+6%).

É importante ressaltar as movimentações do mercado de perfumaria, que vem se reinventando continuamente para conquistar novos públicos. Lançamentos de fragrâncias para variados momentos do dia, opções de fragrâncias sem gênero, embalagens e formatos inovadores são alguns exemplos dos esforços que as marcas têm feito para conquistar novos consumidores; uma busca por personalização e por narrativas que dialoguem com seu com seu estilo de vida, a fim de transformar cada perfume em uma experiência única.

“O panorama evidencia não apenas a força da perfumaria como segmento de grande alcance, mas também a capacidade da categoria de se reinventar e se conectar com diferentes públicos”, comenta o executivo. “Com presença em mais da metade dos lares brasileiros e um crescimento consistente em volume e faturamento, a perfumaria mostra que não é apenas um hábito de consumo, mas uma experiência que movimenta o mercado e influencia estilos de vida em todo o País”, finaliza.

Os dados acima são dos Painéis de Consumo In Home, que representam os hábitos de compra de 60 milhões de lares no Brasil, analisando o comportamento de consumo dentro do lar. O Painel de Uso aprofunda como os produtos adquiridos são, de fato, utilizados pelas pessoas dentro desses domicílios. Na análise são consideradas todas as fragrâncias que chegam aos lares do País, incluindo perfumes nacionais e importados, colônias, body splashes e body mists, vendidos em diversos canais: lojas físicas, farmácias, supermercados, franquias de beleza, e-commerce, venda direta, entre outros.

Sobre a Worldpanel by Numerator

Worldpanel by Numerator decodifica o comportamento do comprador para moldar o futuro das principais marcas e varejistas do mundo. Fornece dados de consumo de referência representando quase 6 bilhões de consumidores em mais de 50 mercados, oferecendo uma visão multidimensional de como as pessoas pensam, compram e consomem, permitindo estratégias ousadas e impacto sustentável nos negócios. A empresa conta com 3.300 funcionários globalmente.

Foto de Ulysse Pointcheval na Unsplash

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