Tokenização garante segurança de transações, proteção de dados e prevenção de fraudes para varejo e consumidores

A cada ano, a Black Friday reforça a importância da confiança e da segurança na relação entre marcas e clientes. Com a digitalização acelerada do varejo e a integração de canais físicos e digitais, cresce também a preocupação com fraudes, vazamento de dados e ataques cibernéticos. Nesse cenário, a tokenização surge como uma das ferramentas mais eficazes para garantir transações mais seguras e transparentes.

Segundo André Carneiro, CEO da BBChain, empresa especializada na implementação de soluções blockchain para o mercado corporativo, a tokenização representa uma nova camada de proteção ao transformar informações sensíveis, como dados de cartões, identidades ou contratos em códigos criptografados que não podem ser revertidos em sua forma original. “Mesmo em caso de vazamento ou interceptação, isso significa que os dados não poderão ser utilizados de forma fraudulenta, protegendo tanto o consumidor quanto o varejista”, afirma.

A tokenização ultrapassa as compras online, estendendo-se a pagamentos presenciais, programas de fidelidade, cartões e até mesmo à logística e rastreabilidade de produtos. Essa tecnologia não só minimiza riscos, mas também aprimora a experiência de compra e assegura a conformidade com regulamentações cada vez mais rigorosas.

Para viabilizar esse e outros movimentos, a BBChain desenvolveu um framework, projetado para acelerar a integração de ativos digitais em Redes Tokenizadas Regulamentadas (RTMNs). Com foco em privacidade por design, modularidade, interoperabilidade e compliance regulatório, permite que empresas de diferentes portes incorporem soluções de tokenização de forma rápida, segura e em conformidade com as diretrizes de órgãos reguladores.

“O consumidor de hoje é híbrido: ele compra no físico, no digital, no aplicativo, no marketplace. Se o varejo quer manter sua confiança, precisa oferecer segurança em todas as jornadas e a tokenização pode ser o caminho mais sólido para isso, e com soluções tecnológicas como o framework da BBChain, conseguimos democratizar e acelerar essa transformação”, complementa Carneiro.

Com a expectativa de que as compras na Black Friday movimentem bilhões no varejo brasileiro, garantir a segurança das transações torna-se um aspecto fundamental para proteger dados e prevenir fraudes. Nesse cenário, a tokenização se apresenta como uma ferramenta importante para reforçar a confiança entre varejistas e consumidores, tanto nas compras físicas quanto nas digitais.

Foto de Tamanna Rumee na Unsplash

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.