Biofilia: conheça o conceito que tem impactado projetos arquitetônicos

Entenda como a vacina age em seu corpo
22 de março de 2021
Marcelo Falcão lança curta metragem com participação de Hungria Hip Hop
22 de março de 2021

Biofilia tem sido inspiração para harmonizar construção, bem viver e saúde emocional das pessoas

Integrar construção e natureza em projetos arquitetônicos se tornou quesito de desejo, tanto para o público que procura um novo lar, quanto para empresas em espaços comerciais. Isso ocorre porque o bem viver é muito mais complexo do que se espera e está diretamente ligado à questão territorial que envolve não só criações humanas, mas a harmonia com aspectos da natureza como madeira, água, vegetação e luz natural, responsáveis por impactar diretamente a qualidade de vida das pessoas.

O conceito de biofilia, criado em 1985 pelo biólogo Edward Osborne Wilson, aponta para a predisposição de nos sentirmos atraídos pela natureza e seres vivos e, também, como a urbanização nos distanciou dessa experiência. O termo grego significa: amor pela vida e, é neste contexto que os profissionais da área da construção civil têm explorado as vantagens da arquitetura biofílica.

“Quando falamos em arquitetura biofílica o objetivo é possibilitar que as pessoas se sintam mais calmas, dispostas e relaxadas no ambiente em que estão inseridas. É um conceito que envolve psicologia, saúde e construção. Portanto, trazer a natureza para as fachadas dos edifícios e dentro desses espaços significa contribuir com a melhora do bem-estar”, revela Adriana Macedo Perin, diretora da Víncere Incorporadora.

Um dos primeiros empreendimentos que trouxeram o conceito a Curitiba foi o Serra Juvevê, lançamento da Víncere Incorporadora, inspirado na serra do mar. “A essência do projeto foi introduzir uma vegetação exuberante e ter grandes entradas de iluminação natural para fazer um contraponto com a modernidade proposta pela arquitetura. Além disso, resgatamos componentes rústicos e harmonizamos com cores e texturas para estabelecer uma conexão direta com a natureza. A ideia das floreiras nas fachadas surgiu através da nossa grande inspiração, a Mata Atlântica”, diz o paisagista Felipe Reichmann, um dos autores responsáveis pelo projeto.

Além da ligação direta com a proposta acolhedora e ligada à natureza, o empreendimento traz o conceito de residências panorâmicas, terraços ajardinados para explorar o clima da serra e a vista privilegiada. “O conceito de biofilia é crescente e importante para o momento em que vivemos. É uma tendência que veio para ficar e contribui não só na vida de quem o escolhe, como também para o cenário urbano que está ao redor”, finaliza Adriana.

Sobre a Incorporadora Víncere

Desde 1978, a Víncere atua no mercado curitibano, construindo e incorporando empreendimentos que se destacam na capital. Não é à toa que suas obras são reconhecidas facilmente por quem mora na cidade e lembradas por quem visita. Especializada em edifícios residenciais e comerciais, a Víncere reúne em seu portfólio empreendimentos que aliam localização privilegiada, plantas bem resolvidas e otimização de espaços em projetos eficientes e inovadores. Esse posicionamento de vanguarda e, ao mesmo tempo, inovador na forma de construir é um valor do Grupo Noster, da qual a incorporadora faz parte.