Assinado por Ricardo Abreu, o ambiente da Coral na CASACOR São Paulo exalta as camadas da vida de uma mulher de 60+ e seus reflexos na decoração

Baixas temperaturas podem favorecer incidência de problemas renais
31 de maio de 2023
Dia do Desafio: “Muito mais que um dia”
31 de maio de 2023

Em meio a uma arquitetura lúdica e futurista, espaço da Casa Coral traz diferentes tons de rosa, expressando a liberdade e a feminilidade

O arquiteto Ricardo Abreu participa pela quarta vez da CASACOR São Paulo, a maior mostra de arquitetura, paisagismo e design das Américas. Nesta edição, que será realizada de 30 de maio a 06 de agosto, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, o profissional apresenta sua mais recente criação, em uma parceria com a Coral, patrocinadora e tinta oficial do evento: a Casa Coral. O projeto oferece aos visitantes um ambiente impactante no qual predominam tons de rosa, aliados a uma arquitetura lúdica e moderna, uma ode à coragem de se arriscar no universo das cores e em projetos que valorizem a individualidade de quem os habita.

  

Neste caso, o espaço, cuidadosamente projetado, foi pensado para uma mulher de 64 anos muito segura de si e de suas realizações, e que há dois anos decidiu abraçar sua verdadeira identidade, parando de pintar os cabelos e deixando de temer o envelhecimento. No seu lar, é possível entender as múltiplas nuances dessa mulher moderna, inovativa e intensa, que sempre gostou do universo lúdico das bonecas, não é adepta às convenções sociais e que deixa qualquer preconceito etarista para trás.

“A Coral é reconhecida por celebrar o uso das cores, toda a energia e as sensações que as cercam. Neste projeto desenvolvido por Ricardo Abreu, não poderia ser diferente. Provocamos as pessoas a saírem da pasteurização da decoração e fugirem das convenções, deixando que seu lar também seja uma expressão de quem elas são por dentro. Afinal, a sua casa pode ser o que você quiser”, afirma Juliana Zaponi, gerente de Comunicação e Cores da AkzoNobel LatAm, fabricante da Tintas Coral. “E fazemos tudo isso apresentando um espaço que desnuda todas as camadas de uma moradora que carrega dentro de si muitas memórias de vida e uma alegria de viver reluzente e que traz para a sua morada suas lentes do que é realmente enxergar la vie em rose”, completa Zaponi, sobre o projeto neste oitavo ano de parceria da marca com a CASACOR.

Com uma área total de 225m², a Casa Coral é dividida em duas grandes células: uma social, composta por sala e cozinha integradas, e uma privativa, que inclui quarto, camarim e banheiro. O destaque principal fica para as cinco camadas de paredes, que envolvem e abraçam a residência, metaforizando as diversas camadas da vida da moradora. Em sintonia com o tema da mostra deste ano, “Corpo & Morada”, o projeto celebra a pluralidade de estilos e personalidades de cada indivíduo, representando que somos muitos em um só.

“A Casa Coral proporciona aos visitantes uma oportunidade única de explorar as diversas facetas e nuances dessa mulher, transcendo as aparências. A minha parceria com as Tintas Coral surge da escolha de uma paleta de cores incomum e ousada na decoração, centrada no rosa. Acompanhada desse desafio, surge a necessidade de reunir a ampla gama de tons em todos os cantos do projeto, simbolizando a esperança e a vanguarda feminina, na qual a liberdade de pintar as paredes de sua casa com a cor que desejar é uma afirmação de individualidade e autenticidade”, afirma Abreu.

Inspirado no formato das casas de boneca, o projeto traz também duas grandes elipses que conectam os ambientes, criando aberturas que se transformam em portas e janelas. Com recortes sinuosos e orgânicos, elas evidenciam as paredes com um degradê rosado, representando as diferentes fases da vida. Fazem parte da paleta da sala as cores Tarde em Veneza (predominante nas paredes), Sapatilha, Flores Empoeiradas e Vermelho Blefe.

“É um projeto que apresenta uma arquitetura diferenciada, por meio de formas e de um teto flutuante colorido, mas que também se destaca por trazer muitas cores que representam as camadas de vivência dessa persona criada. O nosso desafio é que as pessoas levem cores para as paredes e que tornem as suas casas protagonistas e um reflexo de sua personalidade”, afirma Priscila Perez, especialista em Cores para Tintas Decorativas da AkzoNobel.

Com o objetivo de criar um ambiente ainda mais acolhedor, a iluminação foi projetada para abranger todo o contorno da casa, proporcionando uma luz indireta refletida pelo forro. Além disso, pontos de luz direcionados foram estrategicamente instalados: um na sala, voltado para a área de convívio, e outro na cozinha, destinado à área de trabalho. Já no jardim, a iluminação difusa e agradável se integra harmoniosamente ao paisagismo que abraça toda a residência. Com plantas imponentes, o verde confere uma personalidade marcante ao projeto. Na área externa, a cor é a Suave Serenata.

Um dos elementos de destaque são as duas grandes elipses presentes no forro, pintadas em um tom de vermelho fechado, o Vermelho Terra, que contrasta com o ambiente rosa e proporciona a sensação de um pé-direito mais alto. As estruturas aparentes do Conjunto Nacional, juntamente com suas esquadrias originais, podem ser apreciadas, estabelecendo uma conexão visual e um diálogo com o modernismo.

Para dar o toque final, foram escolhidos os tapetes da coleção “Tapetes Urbanos”, assinados pelo escritório Ricardo Abreu Arquitetos em parceria com a by kamy. Com desenhos autorais, eles retratam recortes emblemáticos da cidade de São Paulo, nos quais projetos paisagísticos foram idealizados para reintroduzir o verde na cidade, mesmo que ainda não tenham sido realizados. Os modelos estão presentes em três ambientes: o modelo “Paraisópolis” na sala, no lounge o “Tietê” e no quarto está o “Nova Augusta”.

O mobiliário traz inovação, com peças orgânicas que harmonizam com a arquitetura e são revestidas por uma cerâmica brilhante esmaltada, resgatando a aparência do plástico, remetendo aos brinquedos que compõem as famosas casas de boneca. Essas peças estão presentes na ilha da cozinha, nas estantes da varanda, na cabeceira da cama e no banheiro. O piso, fosco, reproduz a projeção do forro, criando a mesma paginação no chão. Na sala, a cor escolhida é o verde, estabelecendo uma conexão com a área externa da casa, enquanto no quarto, o vermelho escuro cria um ambiente mais intimista. No quarto dessa moradora, o Rosa Pêssego predomina nas paredes, em uma paleta que também conta com os tons Inspiração poética, Canto da Toscana e Toque de Flauta.

Para complementar o conceito de maneira excepcional, o arquiteto selecionou artistas e peças que refletem a conexão dessa moradora com o mundo do design e da moda. Ao longo de sua vida, ela colecionou itens contemporâneos e afetivos, reunindo um conjunto diversificado de objetos que enriquecem o espaço. Além disso, a Casa Coral contém peças lúdicas e coloridas, fazendo referência aos acessórios vibrantes da vida longa e bem vivida de uma mulher. Esse colorido também aparece nas paredes e tetos.

Serviço:

Fornecedor Material
Aldi Flosi  Produção
Aline Suemi Matsumoto  Arranjos e vasos
Arti Design/Wooding
Mesa jantar Liege Disforme (Studio A)
Cadeira Dueto C (Rodrigo Ohtake)
Atelier Kimi Nii  Conjunto de vasos cerâmicos (Kimi Nii)
Bia Rezende
Bule e açucareiro
Poltrona Gráfico (Bia Rezende)
Bonni Design  Mesa de centro Tronco
Bruno Cruz  Roupas
Bykamy
Série Tapetes Urbanos: Paraisópolis (Ricardo Abreu Arquitetos)
Série Tapetes Urbanos: Tietê (Ricardo Abreu Arquitetos)
Série Tapetes Urbanos: Nova Augusta (Ricardo Abreu Arquitetos)
Bypoli Mesas laterais T e Cogumelo
Casa Riachuelo Roupa de cama e banho
Codex Home
Objetos de decoração e almofadas
Almofadas e objetos de decoração e arte
Construflama  Lareira Cone
Coral  Tintas Decora Matte
Cosentino
Bancada em Silestone posidonia green (cozinha)
Bancada em Dekton Umber (banheiro)
Bancada em Silestone posidonia green
Deca  Louças e metais
Dpot Objeto
Objetos de decoração e arte
Esculturas geométricas (Richard Calhabeu)
Mancebo
Objetos de decoração e arte
Estudio Felipe Madeira Mesa lateral Haia
Estudio Geo Espelho Pedra no Ar (Geovani Barone)
Estudio Mais Alma
Mesa de apoio Vento
Mesa de apoio Mandacaru
Mesa de apoio Boneca
Mesa lateral Pescador
Foto Textura 3
Foto Mitte 2
Interlight
Iluminação técnica
Luminária Donna terracota
Luminária Donna verde
Le Fatagis
Escultura Mineral – coleção água (Gustavo Neves)
Banco Tsuru (Gustavo Neves)
Lg Televisão Posé
Loja Teo
Objetos de decoração e arte
Escultura piso (Luiz Carlos Martino da Silva – Caíto)
Luminária piso vintage
Arandela vintage
Abajur vintage
Banquetas vintage
Tapeçaria Vintage
Centro de mesa
Pendente vintage
Objetos de decoração e arte
Mesa de apoio vintage
Objetos de decoração e arte
Mesas de apoio vintage
Objetos de decoração e arte
Baú vintage
Lucía Dälél E Gabriela Drewes Quadro PERCHÉ MI AMO – Color Bubble’s Collection Art’23
Maison De La Musique Sonorização
Marché Art De Vie
Objetos de decoração e arte
Manta
Mauricio Coelho
Poltrona Oco
Mesa de centro Iron
Organne Vasos ornamentais
Portinari Revestimentos
Prototyp& Chão De Fabrica
Sofá Bardot
Poltrona Boomerang gg
Cadeira Chroma
Salvabrás Salva Piso
Santa Luzia Rodapés
Top Marmore Beneficiamento Pedras
Valcucine Gabinete
Vener Decor Objetos de decoração e arte
Wentz Design
Poltrona Canoa
Cadeira Tubo
Mesa lateral Vidro
Cama Dobra
Zipper Galeria Cromoterapia #2 trípitico (Rizza)
Zissou Colchão e travesseiros

 

Sobre a AkzoNobel

Fornecemos tintas e revestimentos sustentáveis e inovadores nos quais nossos clientes, comunidades – incluindo o meio ambiente – demandam cada vez mais. É por isso que tudo o que fazemos começa com Pessoas. Planeta. Pintura. Nosso portfólio de marcas de classe mundial – como Coral, International, Sikkens e Interpon – tem a confiança de clientes em todo o mundo. Atuamos em mais de 150 países e buscamos nos tornar líderes globais da indústria. É o que você esperaria de uma empresa de tintas pioneira que está comprometida com metas baseadas na ciência e tomando medidas genuínas para enfrentar os desafios globalmente relevantes e proteger as futuras gerações. Para obter mais informações, visite www.akzonobel.com. © 2022 Akzo Nobel N.V. Todos os direitos reservados.

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2023 chega à sua 36ª edição em São Paulo, com 17 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).

Instagram: @casacor_oficial | @casacor_sustentavel

Facebook: facebook.com/casacor_oficial

Sitewww.casacor.com.br

crédito fotos: André Mortatti – @andremortattifotografia