O projeto deste apartamento, localizado no bairro Batel, em Curitiba, é assinado pelas arquitetas Camila Trombini e Luiza Monclaro, do ARQ+CO Studio
Desenvolvido para um casal que valoriza o design nacional e gosta de receber bem, o projeto partiu do desejo de criar um lar acolhedor, com materiais naturais e pensado para a construção de memórias. Um espaço onde cada canto carrega a essência e a personalidade da família.

A reforma foi realizada em um edifício da década de 1960. Apesar da proposta contemporânea, o apartamento de 280m² preserva a identidade do prédio onde está inserido. A obra foi completa, com substituição total da infraestrutura, incluindo prumadas, fiação elétrica, paredes e revestimentos. Apenas o piso original de taco de madeira na área íntima foi mantido. O maior desafio foi o prazo, já que toda a obra foi concluída em apenas seis meses, com o imóvel pronto para receber os moradores.

Ao adquirirem o apartamento, os clientes encontraram a planta original preservada, típica das construções antigas. Para atender às novas necessidades da família, foi necessário atualizar toda a estrutura, incluindo quadro elétrico e encanamentos.
Um dos elementos centrais do projeto é o pilar arredondado no centro da sala, que organiza o ambiente em dois espaços complementares. De um lado está a sala de estar com TV, voltada ao cotidiano da família, e do outro, o living, ideal para receber convidados. Aproveitando a planta quadrada, a área social foi totalmente integrada à rotina contemporânea da família. O piso da sala também se destaca por unir personalidade e praticidade, ideal para uma casa com criança e cachorro.

O hall de entrada, revestido em madeira, cria um ambiente mais escuro e com pé-direito mais baixo, funcionando como transição para a ampla e clara sala de estar. Uma janela de 10 metros de comprimento com face norte inunda o ambiente com luz natural e valoriza a sensação de amplitude.
A decoração traz elementos afetivos, que reforçam a proposta de um lar com identidade. A luminária de piso da sala pertenceu ao avô da cliente e foi restaurada pelas arquitetas. Já as cadeiras da sala de jantar foram adquiridas em um antiquário, antes mesmo de serem restauradas, em uma escolha ousada que surpreendeu positivamente.

O lavabo surge como um ambiente mais escuro, cheio de personalidade e cor, reforçando o contraste presente em todo o projeto. A área íntima conta com três suítes, todas com base neutra e uso de tramas naturais, como palha, linho e cores suaves. A suíte máster passou por uma reconfiguração pontual, com a criação de um closet que antecede o banheiro, aumentando a funcionalidade do espaço.

A iluminação, assinada pelo Studio Eled Light, foi pensada para criar uma atmosfera acolhedora. Na área social, as luminárias embutidas redondas foram priorizadas e os perfis de LED evitados, criando uma iluminação pontual e discreta. Já nos quartos e espaços funcionais, os perfis aparecem em pontos estratégicos, como armários e banheiros. Abajures e luminárias de piso complementam o projeto com cenas mais íntimas e acolhedoras.

Escritório ARQ+CO Studio – Arquitetas Camila Trombini e Luiza Monclaro
https://www.instagram.com/arqcostudio/
Fotógrafo Eduardo Macarios
https://www.instagram.com/macarios/
FORNECEDORES:
Sofá – Misti
Mesa de centro – Pétala, Zalzupin.
Poltrona Din – Sergio Rodrigues
Quadro – Paolo Ridolfi
Tapete – Persepolis
Poltronas laterais: Percival Lafer
Revestimento em Lâmina de Carvalho americano;
Quadros – André Nacli
Poltrona Jangada – Jean Gillon
Vasos Zara home
Puff de centro, tecido Entreposto, com mesa de vidro Tok Stok
Quadro – Pedro Amin
Pendente – Design Selo
Mesa – Jader Almeida
Cadeiras – Zalzupin
Banquetas – Gustavo Bitencourt
Revestimento do piso – Quartzito, Colormix
Revestimento da parede e teto – Entreposto, Cosy Home
Bancada em Limestone
Quadrinhos: Fernanda Trombini Perez
Luminária: Jader Almeida
Roupa de cama: Entreposto, Cosy Home
Quadrinhos: Mobo 4 You
Cama: Cia do Móvel, roupa de cama e almofadas: Trama casa
Tinta parede: Boneco de Neve, Suvinil


