Arquitetura orgânica: confira 7 edifícios para se inspirar

Manter uma rotina e alguns cuidados diários podem contribuir com o bem-estar dos pacientes com a doença de Alzheimer
25 de fevereiro de 2022
Dentistas do Estado podem realizar cirurgias plásticas faciais sem risco de condenação por exercício ilegal da medicina
25 de fevereiro de 2022

A proximidade com a natureza e as formas naturais estão entre as tendências da arquitetura e decoração em 2022. A prova disso é que, um dos maiores eventos da área, o Salone del Mobile de Milão terá a sustentabilidade como tema deste ano

Nesse sentido, conceitos como o design biofílico, que busca uma conexão com a natureza é uma tendência que será muito utilizada na decoração de interiores. Objetos com formas fluidas e puras, iluminação natural, plantas são algumas das características desse estilo.

Nessa linha de preservação do meio ambiente e valorização dos materiais naturais, a arquitetura orgânica surge como uma alternativa para criação de projetos arquitetônicos que valorizam a integração entre seres humanos e a natureza.

O que é arquitetura orgânica?

A arquitetura orgânica preza pela integração entre os ambientes e a natureza, como se fosse uma mescla entre o construído e o ambiente ao redor.

O conceito pede que a construção deve ser fluida e respeitar o meio ambiente, ao mesmo tempo que promova o bem-estar e o conforto das pessoas, com base nas correntes da filosofia humanista.

As principais características dessa teoria são as formas curvas, por influência do arquiteto Antoni Gaudí, e também a integração da construção com a natureza, do também arquiteto Frank Lloyd Wright, um dos mais famosos entusiastas da arquitetura orgânica.

Um ponto importante sobre a arquitetura orgânica é que essa linha arquitetônica não se propõe imitar a natureza, mas sim respeitar fazer com a construção se ingresse ao meio, respeitando o meio ambiente e as pessoas que estão no espaço. A obra deve coexistir com a natureza

Wright organizou seis princípios importantes para a arquitetura orgânica:

Integridade: os elementos internos e externos da edificação devem construir em harmonia um só ambiente.

Plasticidade: fusão entre os elementos do ambiente e a edificação, deixando de lado as diferenças entre função e forma

Continuidade: criação de espaços livres e fluidos, sem qualquer tipo de divisória tanto nos ambientes internos quanto externos.

Natureza dos materiais: as formas e materiais naturais devem servir como inspiração para a criação de projetos de arquitetura orgânica.

Simplicidade: parecido com o conceito do minimalismo, na arquitetura orgânica a simplicidade aparece como uma recusa a utilização de objetos que não fazem parte da integração da construção.

Gramática: todos os elementos da construção, tanto internos quanto externos, devem ser harmoniosos entre si, segundo uma mesma linha estética.

Como aplicar os conceitos da arquitetura orgânica na decoração de interiores? 

Ambientes integrados

O conceito de continuidade aparece no design de interiores por meio de ambientes integrados, livres de divisórias ou paredes. Para isso, pode-se unir dois cômodos internos ou fazer a integração de um ambiente externo com interno, como unificar a sala de estar com o jardim.

Formas orgânicas

As peças decorativas e móveis com formas curvas ou sem um formato específico se encaixam nos conceitos da arquitetura orgânica. Assim, o design de interiores deve ser totalmente fluido e sem arestas.

As formas orgânicas são uma das tendências da arquitetura contemporânea, e tem ganhado cada vez mais destaque na decoração de interiores e em projetos arquitetônicos. Uma dica para usar o design orgânico é escolher objetos com formas parecidas com elementos da natureza, como nuvens, montanhas e rochas.

Elementos da natureza

A natureza aparece na decoração orgânica com iluminação natural. Para isso, a escolha de portas, janelas e vidraças largas de vidro favorecem a entrada da luz externa nos ambientes domésticos e também contribuem para a amplitude dos espaços.

As janelas e portas devem ficar abertas para que o ar possa circular livremente por todos os espaços. Além do mais, o verde das plantas e os materiais naturais devem fazer parte da decoração.

Escolha das cores

As cores de uma decoração inspirada na arquitetura orgânica devem ser próximas às encontradas na natureza, como o verde, tons amadeirados ou cores que remetem às rochas. Essas tonalidades podem aparecer em todos os elementos da construção, desde peças decorativas até móveis de madeira.

Conheça 7 projetos inspirados na arquitetura orgânica 

Fallingwater House

Crédito: BBC Brasil

A Fallingwater House (Casa da Cascata) é um dos projetos de arquitetura orgânica mais conhecido no mundo. Projetada em 1935 pelo arquiteto Frank Lloyd Wright, na Pensilvânia, Estado Unidos, apresenta uma relação harmoniosa entre uma construção e a natureza

A casa foi construída em uma montanha, e o destaque da Fallingwater House fica com o curso d’água de uma cachoeira que faz parte da edificação. A parte interna da casa conta com ambientes amplos e incorporados à natureza.

Taliesin West

Crédito: Archdaily

Taliesin West, localizada em Scottsdale, Estados Unidos, é outro projeto de Wright. Fundada em 1937, a edificação foi construída para servir como uma espécie de casa de inverno para Wright.

Quando foi projetada, a ideia do arquiteto é que a construção tivesse uma estética parecida com o deserto. Por isso, uma espécie de rocha do deserto aparece como um dos elementos principais da Taliesin West, principalmente nas paredes. O telhado da obra é translúcido, para que a luz natural entre nos espaços.

Casa de los Milagros

Crédito: Archdaily

Casa de los Milagros, localizada em Veracruz, no México, pertence ao arquiteto Danilo Veras Godoy. A estética da construção lembra o abrigo de algum inseto ou animal marinho.

Toda a parte externa da edificação tem curvas, sem formatos definidos. A cor da fachada é um laranja puxado para o terroso. Dentro da construção, os espaços foram projetados para remeter a natureza, por isso as paredes e as peças decorativas apresentam formato de animais, como pássaros ou répteis.

Casa Concha

Crédito: estadodeminas.lugarcerto.com

Projetada pelo arquiteto Kotaro Ide, a edificação fica dentro da floresta Karuizawa, no Japão, e tem o formato de uma concha. As formas da casa parecem estar flutuando no espaço.

Mesmo não combinando com as rochas do entorno e sendo de concreto, a edificação parece integrar o ambiente. Um deck de madeira faz a integração entre a parte interna e externa da casa. Por causa do frio intenso da região, toda estrutura do chão foi pensada para suportar as baixas temperaturas.

Casa Milà

Crédito: GetYourGuide

Projetada pelo arquiteto Antoni Gaudí, em Barcelona, na Espanha, a Casa Milà é uma das obras arquitetônicas mais famosas do mundo. A edificação tem a fachada inteira em um formato ondulado com texturas e foi toda esculpida em pedra.

Na parte interna da edificação, Gaudí optou por um sistema estrutural de pedra, tijolo e ferro em vez de paredes. O telhado é um dos destaques da obra, por não ter um formato linear, e ainda abrigar um belo jardim.

Museu Solomon R. Guggenheim

Crédito: CAU/PA

Um dos museus mais conhecidos de Nova York, o Museu Solomon R. Guggenheim é mais uma obra do famoso arquiteto Wright. Assim como a maioria dos projetos dele, a edificação em formato cilíndrico tem uma fachada curva.

A parte interna da edificação também é espiral, construída com uma estrutura de concreto armado. Além disso, como a planta foi projetada para ser contínua, não há separação entre os cômodos internos.

Tampere Central Library

Crédito: Tripadvisor

A Tampere Central Library foi projetada pelos arquitetos Raili Pietilä e Reima Pietilä, em Tampere, na Finlândia. A edificação tem como material principal o granito, e tem uma estética que remete aos animais glaciais e às formações de geleiras.

Vista de cima, a obra parece uma ave típica da região. O interior da edificação é repleta de pavilhões que abrigam uma biblioteca bastante frequentada por moradores e turistas.