Ruanda ganha o prêmio do júri técnico, enquanto El Salvador leva para casa o prêmio do consumidor

A cerimônia de premiação da décima edição do Prêmio Internacional do Café Ernesto Illy, um evento emblemático do setor que celebra anualmente a excelência e a sustentabilidade na produção de café, aconteceu no esplêndido cenário do Palazzo Colonna, em Roma.

Este ano, o prestigioso prêmio “Best of the Best” foi concedido a Ruanda, especificamente à Estação de Lavagem de Café Ngamba – Sucafina S.A., representada por Emmanuel Akiba, pela excelente qualidade e sustentabilidade de seu café, que incorpora perfeitamente as características de sabor que a illycaffè busca em várias origens. Pela primeira vez, o prêmio “Coffee Lovers Choice”, concedido diretamente pelos consumidores, foi conquistado por El Salvador, com a Finca Villa Mercedes da Agroindustrial Yaya, representada por Juan Hosè Herrera, confirmando ainda mais a crescente apreciação internacional por seus cafés únicos e distintos.

“O Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy é uma referência na promoção da qualidade, transparência e sustentabilidade na produção de café”, explica Andrea Illy, presidente da illycaffè. “O reconhecimento concedido aos vencedores tem um impacto significativo nas comunidades locais, proporcionando visibilidade global aos produtores e incentivando a adoção de práticas agrícolas ambientalmente e socialmente responsáveis. Em um setor onde a qualidade surge da paixão, tradição e inovação, o prêmio continua sendo uma ferramenta fundamental para apoiar o crescimento e a competitividade dos produtores nos mercados internacionais.”

O prêmio “Coffee Lovers Choice”, concedido diretamente pelos consumidores, foi conquistado por El Salvador, com a Finca Villa Mercedes da Agroindustrial Yaya (Photo by Elisabetta Villa/Getty Images for illy)

júri técnico da edição de 2025, composto por especialistas de renome internacional – os técnicos Carolina Castañeda, Matilde Maria Montero e Philip Schluter, os Chefs Embaixadores da illy Francesco Apreda, Caterina Ceraudo e Matteo Metullio, os jornalistas Luis Manuel Blasco Alis, Pierre de Gasquet e Adriano Sack – selecionou o Best of the Best, avaliando as amostras concorrentes, de acordo com critérios rigorosos de qualidade, aroma e sustentabilidade. Uma novidade deste ano foi o júri de consumidores, que se reuniu pela primeira vez nos lounges da ITA Airways em Roma, onde a illycaffè é parceira, para apresentar o prêmio Coffee Lover’s Choice. Para a ocasião, o lounge da companhia aérea foi transformado em um local para degustação e compartilhamento, demonstrando o compromisso comum com a promoção da excelência italiana e global.

A cerimônia contou com a presença de representantes da cadeia global de abastecimento de café e figuras do meio institucional. O convidado de honra foi o renomado diretor e maestro Francis Ford Coppola, que se reuniu com personalidades conhecidas da indústria do entretenimento, como Claudia Gerini e Alessandro Borghi.

A décima edição do Prêmio Internacional do Café, que foi realizada no Palazzo Colonna, foi rica em momentos significativos para os 27 finalistas de 2025. O evento começou com uma audiência com o Papa Leão XIV no Vaticano e foi ainda mais enriquecido por uma reunião na sede da FAO, onde especialistas internacionais de renome abordaram temas como agricultura regenerativa e inteligência artificial, considerados alavancas estratégicas para enfrentar a crise sistêmica que o setor cafeeiro está enfrentando. Esses compromissos proporcionaram uma valiosa oportunidade de diálogo e intercâmbio entre os principais atores da cadeia de abastecimento, fortalecendo o vínculo entre excelência na produção, inovação e responsabilidade social.

illycaffè

A illycaffè é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, que sempre teve como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz exclusivo blend de café 100% Arábica, composto por 9 das melhores seleções de Arábica do mundo, com um olhar constante para a inovação. A empresa seleciona apenas 1% dos melhores grãos de café Arábica. Todos os dias, mais de 10 milhões de xícaras de café illy são servidas em cafés, restaurantes e hotéis, em lojas próprias, em casa e no escritório, em mais de 140 países ao redor do mundo, nos quais a empresa está presente através de subsidiárias e distribuidores. Desde sua fundação, a illycaffè orientou as suas estratégias para um modelo de negócio sustentável, compromisso que reforçou em 2019 ao adotar o estatuto de Benefit Company e em 2021, tornando-se a primeira empresa italiana de café a obter a certificação internacional B Corp. Tudo o que é “made in illy” tem a ver com beleza e arte, os princípios fundamentais da marca, desde seu logotipo, desenhado pelo artista James Rosenquist, até as xícaras illy Art Collection decoradas por mais de 135 artistas internacionais, ou máquinas de café desenhadas por designers de renome internacional. Com o objetivo de difundir a cultura da qualidade junto a produtores, baristas e amantes do café, a empresa desenvolveu a sua Università del Caffè, que hoje em dia organiza cursos em 24 países de todo o mundo. Em 2024, a empresa registrou um volume de negócios de 630 milhões de euros. A rede de marca única illy tem 157 pontos de venda em 28 países.

Photo by Lorenzo Palizzolo/Getty Images for illy

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.