Segundo Gisele Hedler, uma nova rotina pode ajudar a controlar a ansiedade e gerar mais energia durante o novo ano

A busca por recomeços, a vontade de se reinventar e a procura por novidades no dia a dia são apenas algumas das principais metas que muitos brasileiros buscam alcançar com a chegada de um novo ano. Entretanto, o que muitos encontram durante a caminhada para uma nova vida são imprevistos e dificuldade de criar hábitos. Não à toa, uma nova pesquisa realizada na Universidade do Sul da Austrália, e publicada na revista científica Healthcare, aponta que novos hábitos levam ao menos dois meses para se enraizar e, alguns deles, podem demorar até um ano para se encaixar no cotidiano.

Para Gisele Hedler, especialista em comportamento humano, o ideal para não se sobrecarregar com a nova rotina é estabelecer pequenos hábitos que vão te ajudar a evoluir pessoalmente e, consequentemente, ter sucesso em outras áreas da vida. “Compreender e aproveitar o poder do hábito permite-nos criar mudanças positivas em nossas vidas, sendo uma ferramenta poderosa para alcançar nossos objetivos a longo prazo”, afirma.

A profissional compartilha as 5 principais estratégias para começar com pequenos passos e mudar a rotina em 2026:

1. Comece o dia de forma positiva:
“A prática diária da gratidão, reconhecendo as coisas boas da vida, nos ajuda a manter uma perspectiva positiva, segundo a especialista. Assim que acordar, respire profundamente 5 vezes e agradeça por mais um dia de vida. Em seguida, antes mesmo de sair da cama, ‘caminhe’ mentalmente pelo seu dia e visualize os resultados que você espera de cada coisa”, aconselha Gisele.

2. Não utilize aparelhos eletrônicos ao acordar:
Em tempos em que a tela do celular brilha antes que o sol no rosto da maioria dos brasileiros assim que despertam, se expor a luz natural e realizar alongamentos se torna uma prática positiva. Isso porque, segundo a profissional em comportamento humano, a luminosidade do sol ajuda o organismo a regular o seu horário biológico e os alongamentos, por sua vez, auxiliam estimulando o cérebro a produzir alguns hormônios responsáveis pelo bem-estar.
“Se você não tiver acesso a área externa, abra a janela e olhe para o céu. Esse hábito ajudará você a ter mais energia, pois a rotina em contato com a claridade vai descarregar cortisol que você precisa para começar o dia”, indica.

3. Passe mais tempo longe de telas:
Gisele explica que reservar momentos do dia para desconectar-se digitalmente, seja desligando o celular, silenciando as notificações ou até mesmo colocando no modo avião, pode promover um equilíbrio saudável entre o mundo online e offline.

“Somos bombardeados de informações através das redes sociais, muitas vezes vemos notícias desmotivadoras, muitas pessoas também se comparam com a realidade de influenciadores ou até amigos próximos. Isso pode provocar um desgaste emocional, já que esses conteúdos focam apenas nos melhores momentos da rotina, não refletem a realidade completa”, afirma.

4. Insira a leitura na rotina:
A profissional estimula o hábito da leitura diária, seja de livros, artigos ou notícias relevantes, nem que seja por cinco minutos. O que promove conhecimento e novas perspectivas, também pode ser um exercício para o cérebro.

5. Faça uma auto-reflexão:
“Ao final do dia, reserve um tempo para refletir sobre suas ações, metas e valores. Liste tudo aquilo que você acha que não foi tão bom, como poderia melhorar e a coisa mais legal que te aconteceu. Isso ajuda a manter-se alinhado com seus objetivos e propósitos de vida”, finaliza Hedler.

foto: divulgação

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.