Campanha conta com peças sustentáveis produzidas com tecnologia Epson e conecta moda com lideranças indígenas para reflorestar a Amazônia

O estilista brasileiro Amir Slama escolheu a Epson, líder global em tecnologia de impressão, como parceira para a nova campanha global “Fashion For Forest“, um movimento que utiliza a moda como ferramenta para ação climática, liderança indígena e conscientização ambiental. O lançamento da campanha marcou a abertura do desfile da coleção Verão/25 do estilista, na São Paulo Fashion Week (SPFW), no dia 19 de outubro.

Como ponto central da colaboração e do desfile está a campanha “TREE-SHIRT” , uma iniciativa de moda com apelo ambiental, cujo objetivo é aumentar a conscientização global sobre a preservação da Amazônia e o auxílio ao reflorestamento. A parceria visa reforçar o pilar de sustentabilidade da Epson no universo têxtil, unindo-se a parceiros que têm o mesmo propósito, como Amir Slama e o movimento Fashion For Forest. A colaboração tem como ponto principal a produção de peças de alta qualidade, com estampas impressas pela Epson em algodão sustentável.

Ação Fashion For Forest: Tecnologia, Propósito e o Meio Ambiente

Amir Slama retorna à SPFW em outubro com a coleção Verão/26 que traz referências aos povos originários da região amazônica, tendo a ativista indígena Txai Suruí como mentora, e entrelaça moda, ancestralidade e propósito.

Tecnologia Epson a serviço da Sustentabilidade: A tecnologia de impressão direta em tecido (Direct-to-Garment – DTG) da Epson foi fundamental para a primeira tiragem da campanha “Fashion For Forest”. O processo utilizou a impressora industrial SureColor F3070, que se destaca pela eficiência e pelo baixo impacto ambiental na produção têxtil. A tecnologia DTG da Epson permite a produção sob demanda, minimizando o desperdício de insumos, água e energia, além de utilizar tintas com certificações de segurança e sustentabilidade.

Compromisso Ambiental: Para cada camiseta vendida, uma árvore será plantada no território Paiter Suruí, através do programa Pamine Reforestation, liderado pela comunidade da ativista Txai Suruí, que já plantou 1 milhão de árvores.

“A parceria com Amir Slama e com a campanha ‘Fashion For Forest’ reforçam o compromisso da Epson com a sustentabilidade e a inovação. Estamos entusiasmados em contribuir com a nossa tecnologia, que traz eficiência e menor impacto ambiental na produção têxtil, para um projeto que une design, ancestralidade e um propósito tão vital para o nosso planeta”, afirma Evelin Wanke, Diretora Executiva da Epson.

“Ver a riqueza da nossa Natureza me inspira muito. Estas viagens me permitem vivenciar estes espaços, paisagem, arquitetura, animais silvestres e toda a força que só é possível sentir vivendo. Tudo isso me preenche e de alguma forma se reflete de forma genuína nas minhas criações”, conta Amir.

Detalhes da Coleção e Colaboração Acadêmica

A coleção de Slama também conta com a participação de alunos da Belas Artes — uma das mais prestigiadas instituições de design do Brasil, que comemora 100 anos em 2025 — que exploraram a Amazônia e a cultura indígena para o processo de design, sendo premiados com estágios.

Sobre Amir Slama

É um dos nomes mais inovadores e influentes da moda brasileira, reconhecido por sua habilidade em unir elegância e casualidade em suas peças de beachwear. Com formação em História, ele infunde suas criações com uma sensibilidade cultural única, refletindo sua visão de moda como uma narrativa onde cada peça carrega uma inspiração e conta uma história. Desde o início de sua trajetória, Amir se destacou por sua capacidade de transcender a funcionalidade típica do beachwear, transformando-o em um verdadeiro estilo de vida. Seu trabalho não se limita a trajes de banho, mas se expande para criar looks que são igualmente apropriados para a praia e o cotidiano urbano. Ele explora uma paleta de cores vibrantes e texturas diversas, resultando em coleções que são tanto atraentes quanto práticas.

Sobre a Epson

A Epson é líder global em tecnologia dedicada a cocriar sustentabilidade e enriquecer comunidades ao alavancar suas tecnologias eficientes, compactas e de precisão, além das tecnologias digitais para conectar pessoas, coisas e informações. A empresa está focada na solução de problemas da sociedade por meio de inovações em impressão doméstica e de escritório, impressão comercial e industrial, e para manufatura, mercado visual e estilo de vida. A Epson se tornará carbono negativa e eliminará o uso de recursos subterrâneos esgotáveis, como petróleo e metal, até 2050. Liderado pela Seiko Epson Corporation, com sede no Japão, o Grupo Epson gera mundialmente vendas anuais de cerca de JPY 1 trilhão. Global.epson.com/

fotos: Divulgação – Epson

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.