A neve chegou e a prática de esqui nos Apeninos é retomada com muitas novidades

O Boticário lança mais de 50 opções de presentes para o Natal com mensagens de otimismo
15 de dezembro de 2021
Férias escolares: jogos, brincadeiras e atividades educativas
16 de dezembro de 2021

Neve abundante caiu nos Apeninos da Emilia-Romagna e no sábado, 4 de dezembro, os teleféricos reabriram com muitas novidades depois de quase dois anos de parada – Al Cimone conta com uma nova pista de trenó de gelo de 700 metros, a mais longa de todos os Apeninos – em Corno alle Scale, nos Apeninos Bolonheses, um novo ringue de esqui cross-country e um novo parque de neve foram inaugurados – Cerreto Laghi abre cedo graças à neve abundante e ao frio – A temporada de esqui acontecerá em condições seguras: Green Pass, espaçamento, máscaras conforme estabelecido pelo último decreto governamental – Na área de esqui de Cimone, na área de Bolonha de Corno alle Scale e em Cerreto Laghi, as vendas de passes de esqui online já começaram – De De Piacenza a Romagna há 300 km de pistas

A neve caiu, as temperaturas estão perfeitas e finalmente cá estamos. No sábado, 4 de dezembro, os teleféricos foram reabertos nas estações de esqui de Emilia Romagna, que estavam fechadas há quase dois anos por conta da pandemia. Começamos imediatamente este fim de semana em Cimone e em Corno alle Scale, que inaugura, respectivamente, a mais longa corrida de bobsleigh dos Apeninos e um novo anel de esqui cross-country, além de um novo parque de neve. Mas mesmo em algumas cidades menores, como Piane di Mocogno, Cerreto Laghi e Passo Penice e a estação a poucos minutos da vila medieval de Bobbio, os teleféricos também voltaram a funcionar no começo de dezembro. De hoje até o Natal, todos os locais serão abertos, se o tempo permitir. A vista é magnífica: neve fresca de até 50 cm, encostas penteadas como veludo, temperaturas perfeitas, rígida no ponto certo para engrossar ainda mais a neve. Desta vez voltaremos a esquiar nos 300 km de pistas entre Piacenza e Romagna, curtindo o ar puro nos espaços infinitos entre picos e bosques incontaminados.

Nesta temporada 2021-2022, das maiores às menores localidades, a palavra de ordem é segurança e respeito às regras. Resumidamente, neste ano existem duas regras: máscara e o Green Pass. É necessário usar máscara e mostrar o Green Pass (para os maiores de 12 anos) nas catracas de acesso aos teleféricos, que pode ser substituído por um exame do cotonete realizado até 72 horas antes. Os bondinhos estarão sempre com as janelas abertas e carregarão até 80% da capacidade. A máscara pode ser abaixada até o nariz somente quando você chegar na pista. Para qualquer compra, a recomendação é a utilização de cartões, e, para o ingresso de esqui recomenda-se a compra online.

Cimone – Muita neve, 4 teleféricos e 130 trenós 

Trinta centímetros de neve, passe de esqui com desconto de 50% e quatro teleféricos em operação: o Cimone recebe esquiadores no primeiro sábado da temporada. Cada teleférico atende a várias pistas de dificuldade variada. Serão abertos os seguintes: na área de Passo del Lupo, o teleférico Faggio Bianco (pista vermelha e pista azul do campo escolar), teleférico Lamaccione (pista preta aprovada para competições internacionais de slalom e vermelho Belladonna), teleférico Lago della Ninfa (serve duas corridas). A tão esperada novidade deste ano é a corrida de trenó. Trata-se de uma pista recorde, pois com seus 700 metros e 120 metros de altitude é classificada como a mais longa de toda a cordilheira dos Apeninos. 130 bobsleighs novos estão prontos: embarque com botas normais de caminhada ou après-ski (nunca com botas de esqui). A telecadeira Colombaccio também estará aberta no sábado, que a partir deste ano é dedicada à corrida de bobsleigh. Preços Bob: 18 euros a hora, 25 duas horas, o capacete está incluído (www.cimonesci.it).

Quanto aos esquiadores, o passe de férias terá um desconto de 50% em relação ao custo normal de 38 euros. As encostas foram tratadas com perfeição até o último metro e os canhões de neve trabalharam incansavelmente nos últimos dias. Para quem quer fazer uma parada na montanha existe a iniciativa “Bem-vindo a Modena”: quem reserva umas férias de pelo menos duas noites, ganha um voucher de até 100 euros para gastar em lojas, restaurantes, ou nas visitas guiadas da área (www.welcometomodena.it). Entre os carros-chefe de Cimone está também a sua vocação de ser um resort cada vez mais acessível para esquiadores com deficiência ou para quem sofre, mesmo que temporariamente, de mobilidade reduzida. Lá os visitantes podem contar com cabanas sem barreiras, serviço de cortesia de cadeiras de rodas, guias e acompanhantes nas pistas, aluguel de dualskis, monoski, snowkart, microfones para esquiadores cegos e estabilizadores (Info www.cimonesci.it/centro-sci-per-disabili).

Corno alle Scale – a estação foi reformada e agora está ainda mais bonita

Há entre 20 e 40 centímetros de neve em Corno alle Scale. A temperatura dos últimos dias também tem permitido o funcionamento dos canhões de neve. Já está tudo pronto para a reinauguração do complexo. No sábado e no domingo, serão asseguradas quatro pistas com conexões: Alberto Tomba Uno (a mais longa dos Apeninos com 2.400 metros), La Polla, o Campo Escolar, o Mini Campo Escolar.

A partir deste fim de semana, a estação de esqui estará aberta todos os dias. Os passes de esqui podem ser adquiridos online no site do resort ou das bilheterias. A partir desta temporada, você também pode esquiar por hora, pagando apenas o que realmente esquiou, graças ao TelepassPay. Assim que o passe de esqui for comprado no site Telepass Pay, ele chegará diretamente em casa, também poderá ser retirado nos Blue Points ou nos quartos afiliados do resort de inverno. A tarifa cobrada no final do dia será calculada em tempo real de uso dos sistemas. Existem muitas formas de vivenciar a neve, tanto para esquiadores (informações em: www.cornoallescale.org), como para adeptos de atividades paralelas ao esqui: a região conta com um calendário completo de experiências extra-esqui na natureza: 80 eventos marcados de dezembro até março. Vale a pena conferir entre tantas, a noite de caminhada com raquetes de neve com lua cheia nos dias 18 e 19 de dezembro.

A partir do dia 18 de dezembro também estarão abertas as estações menores de Piane di Mocogno e Fiumalbo, o pequeno vilarejo com casas de pedra, ponto de partida para os teleféricos próximos de Cimone e Abetone, na área de esqui toscano-emiliana. Passo Penice será reaberto com uma promoção: todos os domingos de dezembro, o visitante pode esquiar por duas horas com um instrutor das 10h20 às 12h30. O curso tem a duração de quatro semanas e inclui no preço de 125 euros: 4 aulas de 2 horas cada, esqui, botas, bastões e aluguel de capacete, além de 4 passes de esqui válidos até às 12h30. A iniciativa vai continuar também no Natal e nos meses de janeiro e fevereiro (custando 140 euros).

Cerreto Laghi – Os teleféricos estão reabrindo graças à neve e às temperaturas

Trabalhamos a semana toda em Cerreto Laghi para abrir no começo de dezembro, embora a inauguração oficial estivesse marcada para meados de dezembro. A neve que caiu, as baixas temperaturas permitiram acionar os canhões de neve e ajeitar as encostas. As telecadeiras foram reformadas, um sistema foi instalado para evitar filas e aglomerações, bares, restaurantes estão abertos e as luzes estão acesas na vila com vista para o lago de onde as pistas começam (https://cerretolaghi.info).