Cinco realities regionais de gastronomia e decoração ocupam as tardes de sábado da RICtv em 2022

9 acessórios de decoração para incrementar seu lar
20 de abril de 2022
Especialista na Creator Economy dá dicas para vender conteúdo no digital
22 de abril de 2022

Núcleo de Reality Shows investe em formato de produção que é visto por seis a cada dez brasileiros

Quando o assunto é reality, a RICtv é show, diz a campanha que apresenta oficialmente ao mercado publicitário do Paraná a programação de 2022 do Núcleo de Reality Shows da maior afiliada da Record no Brasil. A RICtv assina cerca de 700 horas de produção própria a cada mês. Com nova marca e alinhada ao posicionamento do Grupo RIC – “A qualquer tempo, em qualquer plataforma, em qualquer lugar” –, a rede de emissoras que fala com 13 milhões de paranaenses investe firme no formato, com cinco programas ao longo deste ano.

A aposta mira em um público que já provou gostar de participar e de assistir reality shows. Nascidas há 50 anos, as produções audiovisuais baseadas na vida real e no cotidiano das pessoas desembarcaram no Brasil no início dos anos 2000, e hoje ganham a atenção de 6 a cada 10 brasileiros, segundo estudo da Mind Miners. São uma vitrine privilegiada para marcas de grande consumo, o que faz do formato uma oportunidade imperdível de faturamento para os anunciantes. Cerca de 42% do público conheceu uma marca em um reality show e 28% foi pesquisar sobre um patrocinador.

“Nossa grade normal estava totalmente preenchida pelo mercado anunciante. Agora estamos superando as nossas metas e as do painel nacional televisivo. Confiamos muito na estratégia de investir em produção regional própria”, diz Marcus Yabe, diretor corporativo de Produto, Conteúdo e Convergência do Grupo RIC.

Ao abrir a faixa horária de 13h aos sábados para o Núcleo de Reality Shows, a RICtv ganhou audiência e também ampliou sua geração de receitas. Segundo o diretor de Mercado do Grupo RIC, Marcelo Requena, a estimativa é de que o faturamento do núcleo cresça 50% em 2022 com os novos programas.

Iniciativas locais são importantes para a cultura e para a economia, destaca Leonardo Petrelli, presidente do Grupo RIC e entusiasta da produção regional. “Ao produzir aqui, a gente movimenta o mercado. Quanto mais produções regionais a gente tiver, mais esse mercado irá girar e garantir a riqueza do audiovisual, que desenvolve e emprega um enorme número de talentos. O Núcleo de Reality Shows não é apenas da RICtv, mas é de todas as plataformas do Grupo RIC, que é omnichannel e está empenhado em construir conteúdo regional de alta qualidade e disseminá-lo para os paranaenses”, explica.

O time Galva foi o grande vencedor da primeira edição do reality gastronômico A Grande Batalha de Receitas, da RICtv, afiliada da Record no Paraná. Foto: Divulgação

Cinco programas

Além do estreante O Grande Assador, que está no ar desde fevereiro, o público vai acompanhar novas temporadas de programas já consagrados: A Grande Batalha de Receitas: edição Casais, Você é o Chef: edição Celebridades, Você o é Chef: edição Desafio dos Médicos, e o Repaginando, sobre decoração e arquitetura.

Os programas são transmitidos pela RICtv, mas também se desdobram em entregas nas emissoras de rádio, nos canais digitais, na revista impressa da plataforma de estilo de vida TOPVIEW e até em eventos.

O Grupo RIC tem presença nacional com a Record TV, o portal R7, as rádios Jovem Pan FM e Jovem Pan News e a plataforma de influenciadores Spark. Nas mídias sociais está no YouTube, no Instagram e no Facebook. E a presença regional crossmedia é garantida pelas quatro emissoras da RICtv que cobrem todo o estado, pelas rádios Folha FM, Jovem Pan FM e Jovem Pan News, pelo portal RIC Mais e pela TOPVIEW. Com essa capilaridade, o Grupo RIC é o grupo de comunicação que mais impacta diferentes perfis de público no Paraná.

Conheça os reality shows da RICtv em 2022

O Grande Assador

O reality estreou em fevereiro e vai até maio, reunindo churrasqueiros amadores selecionados entre conhecidos esportistas e empresários, como Wanderlei Silva e Clemilda Thomé. Ele foi criado pelo empresário Marcos Canan, dono da rede de churrascarias Bull Prime, e todo sábado desafia os participantes com as artes de preparar e assar diferentes tipos de carne na parrilla. Entre os jurados, está o ex-masterchef Ivo Lopes.

Você é o Chef: edição Celebridades

O reality vai ao ar em maio, com quatro participantes com status de celebridades. Para seguir na competição que terá nove episódios o candidato deverá mostrar suas habilidades para três chefs juízes – os conhecidos Guilherme Slaviero Kaesemodel, Gabriela Vilar de Carvalho e Dudu Sperandio – e alguns convidados especiais ligados ao mundo da gastronomia. Em cada episódio, novos desafios individuais serão lançados e os chefes avaliarão o prato, a montagem, o tempero e a criatividade dos participantes para seguir no programa.

Repaginando, com André Henning

Em julho, o renomado arquiteto curitibano André Henning comandará a terceira temporada do Programa Repaginando e usará de toda a sua criatividade para dar “cara nova” aos diferentes espaços. Durante dois meses, o programa dará dicas de materiais acessíveis e sustentáveis para construção e reforma, ideias, organização, e a mudança radical de um ambiente residencial ou comercial, que será escolhido pela produção do programa para a grande transformação.

A Grande Batalha de Receitas

Sucesso absoluto em 2021, ao reunir grupos de amigos e parentes, a segunda temporada de A Grande Batalha de Receitas vai desafiar os casais. São 12 episódios em que os participantes devem demonstrar seu talento na cozinha com receitas que representam o melhor da culinária de afeto. No ano passado, os episódios alcançaram grande audiência, com picos de mais de 1 milhão de pessoas ligadas na RICtv às 13h de sábado.

Você é o chef: desafio dos médicos

Em novembro, estreia o primeiro reality de gastronomia saudável do Brasil, com o objetivo de levar informação e orientação aos telespectadores sobre a importância de uma alimentação saudável e regrada, aliada às necessidades de pessoas em tratamentos específicos, prescrições, restrições e intolerâncias. Durante dois meses de programa, semanalmente quatro participantes médicos de diferentes especialidades mostrarão suas habilidades gastronômicas para três chefs convidados – Iracema Bertoco, Reinhard Pfeiffer e Pati Bianco -, especialistas em alimentação saudável.

Sobre o Grupo RIC 

Fundado na década de 1980 por Mário Petrelli e o filho Leonardo Petrelli, o Grupo RIC é um dos maiores grupos de comunicação do Paraná e o único a atuar com produtos multiplataforma que alcançam audiências complementares. Desde o perfil de público mais simples ao mais exigente, crítico e de maior poder aquisitivo, todos os paranaenses podem ser impactados por um de seus produtos de comunicação. Os canais de distribuição do Grupo são formados por 4 emissoras de TV afiliadas à Rede Record – RICtv TV Curitiba, RICtv Maringá, RICtv Londrina e RICtv Oeste -, as rádios Jovem Pan Curitiba, Jovem Pan Ponta Grossa e Jovem Pan Cascavel, as rádios Jovem Pan News Curitiba e Londrina, a RIC FM Curitiba, a Folha FM Londrina, o portal RIC Mais, a plataforma TOPVIEW, a Spark, plataforma de influenciadores digitais do Grupo, e o Instituto RIC de Atitude Social.