Torneiras de piso e de teto: veja como incorporar esses recursos no décor de banheiros e lavabos

Tea Shop estreia no varejo multimarcas na Panvel
14 de janeiro de 2022
Sesc PR abre seleção de propostas de exposições artísticas para 2022
14 de janeiro de 2022

Para a arquiteta Cristiane Schiavoni, modelos diferenciados de torneiras agregam charme e um olhar inovador para o projeto; A profissional relaciona dicas sobre como aplicar os diferentes tipos de torneiras, bem como o que deve ser considerado para a instalação correta do metal 

Definitivamente, o décor de banheiros e lavabos deixou de acompanhar um formato padrão, que por muitas vezes deixava o projeto sem personalidade. E entre as tantas possibilidades que atualmente permitem a realização de ambientes diferenciados está a instalação de torneiras de piso e de teto. Sim! Ao invés de um olhar direcionado para a torneira que provém das tubulações inseridas no interior das paredes e que, por sua vez, abre frente para a instalação na parede ou direto na cuba posicionada na bancada, o mercado dispõe de opções que de modelos que se tornam estrelas nos cômodos!

Com um décor minimalista e de linhas retas, o décor desse lavabo tem como estrela a pia esculpida, em granito preto são gabriel vulcano, e a torneira de piso que segue o mesmo tom grafite | Foto: Carlos Piratininga

Para a arquiteta Cristiane Schiavoni, à frente do escritório que leva o seu nome, essas torneiras alcançaram destaque e importância no mercado. “Hoje em dia, encontramos uma infinidade de modelos que nos ajudam na composição do décor. Sou apaixonada pelas versões de piso e de teto, que apresentam uma estética incrível”, revela.

Todavia, a decisão de inovar vem acompanhada por modificações que devem ser incorporadas ao projeto. Acompanhe as dicas listadas pela profissional, bem como inspirações de ambientes realizados por ela. Confira a seguir!

Com um décor minimalista e de linhas retas, o décor desse lavabo tem como estrela a pia esculpida, em granito preto são gabriel vulcano, e a torneira de piso que segue o mesmo tom grafite | Foto: Carlos Piratininga

Esse é um modelo que vem ganhando muito espaço na arquitetura de interiores, principalmente em projetos que buscam um design diferenciado. Porém, alguns cuidados para a instalação se fazem fundamentais, como a forma de alimentação hidráulica. “Ao optarmos por uma torneira de piso, precisamos garantir que a espessura do contrapiso seja capaz de embutir todas as conexões”, explica Cristiane.

Além de contribuir para a estilo de um banheiro, a torneira de piso coopera para resolver muitos problemas funcionais. Em lavabos que, em vias de regras contam com um dimensões reduzidas, o modelo pode se revelar como uma solução para a pouca profundidade disponível.

Torneira de teto

Com detalhes em madeira e em preto, este lavabo ganhou uma torneira de teto, com acabamento em dourado | Foto: Carlos Piratininga

Surpreendo os olhares, as torneiras de teto são ótimas escolhas, já que não ocupam espaço na bancada. Porém, a instalação também demanda alguns pontos de atenção. “Assim como o modelo de piso, devemos observar se a estrutura do teto comporta a alimentação hidráulica. O forro precisa ser de gesso para esconder toda a instalação”, detalha a arquiteta.

Para um resultado preciso, Cristiane compartilha sua precaução quanto à origem da torneira. “Dou preferência para aquelas fabricadas industrialmente, em detrimento aos modelos produzidos à mão”, diz. A restrição se justifica, uma vez que existe toda a questão da tecnologia e pressão da água, que são considerados no projeto executado pela arquiteta. “Além da variedade de modelos, as marcas também produzem diversos acabamentos. Estamos bem servidos de possibilidades”, conclui.

Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.

Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.

Tel. (11) 3649 4900

www.cristianeschiavoni.com.br 

@cristianeschiavoni