Por que dormir bem deveria ser uma das metas para o Ano Novo

Alter do Chão é o cenário das novas coleções do fotógrafo Felipe Cerchiari
17 de dezembro de 2021
Dicas para preparar e decorar a casa e a mesa para o Natal
17 de dezembro de 2021

De acordo com a pesquisa “Acorda, Brasil!”, do Persono, 45% a 74% da população brasileira tem problema com o sono, seja na sensação de acordar cansado ou em relação aos problemas de insônia durante a noite

Entre a lista de metas para 2022, regular o sono deveria estar entre as prioridades, pois, segundo especialistas, influencia diretamente no aprendizado, no desenvolvimento de atividades diárias – como alimentação (quem dorme menos, consumirá maior quantidade de carboidratos), trabalho, no relacionamento com as pessoas (dormir mal causa irritabilidade e alterações de humor), no desejo sexual, em maior incidência de gripes e resfriados, entre outros.

Para que em 2022 saúde e qualidade de vida estejam em dia, o Persono, marca do Grupo Coteminas que tem por propósito melhorar a vida das pessoas por meio do sono, separou cinco motivos para ter essa meta, de dormir bem, na sua lista de resoluções para o próximo ano.

1. Saúde é bom e todo mundo gosta

Todo o corpo humano é beneficiado após uma noite de descanso. O sono exerce papel fundamental na prevenção do câncer de mama; diminui risco de doenças cardiovasculares; reduz inflamações; recupera lesões e reduz o risco de diabetes. Ou seja, se dormir quatro horas por noite, em apenas uma semana, o risco de surgir sintomas de pré-diabetes já é alto.
Por isso, pensando na saúde, o mínimo são seis horas e o ideal, para um adulto, são sete a nove horas de sono por dia.

2. Aumenta a imunidade

E por falar em saúde, o sono melhora a imunidade, evitando que fiquemos sempre doentes. Durante a noite, quando estamos dormindo, nosso cérebro trabalha a produção de células imunológicas, aumentando a imunidade do sistema.

3. Benefícios para a saúde mental

Além de ser um grande aliado nas prevenções de doenças físicas, as mentais também entram nessa lista. Em casos de ansiedade, dormir mal contribui para crises intensas no dia seguinte e, a própria doença intensifica distúrbios do sono. É um ciclo e precisa ser olhado com cuidado. Além disso, pesquisas já comprovaram que as pessoas que não dormiram as horas necessárias à noite tendem a ser mais impactadas emocionalmente por eventos de disrupção — como ser interrompido no meio de uma tarefa.

4. Melhora a memória

Quando estamos dormindo o cérebro passa por fases de sono profundo, onde são consolidadas as memórias, tornando-se permanentes, reforçando aprendizados do dia a dia e até organizando as informações acumuladas. Quando não dormimos direito, não conseguimos lembrar, nem processar, informações novas.

5. Purifica a pele

Sim, além de tudo, o sono também auxilia na limpeza e hidratação profunda da pele. Por exemplo, o colágeno, a sua sintetização está diretamente ligada ao respeito ao ritmo circadiano. Ou seja, ao dormir de noite, quando está escuro, o corpo aliado aos neurotransmissores consegue manter os benefícios efetivos para todo o corpo, incluindo a pele.

Sobre Persono

O Persono é uma unidade de negócios do grupo Coteminas, que é líder no segmento de produtos têxteis para o lar. Com o propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas através do sono, Persono alia conteúdo, tecnologia e soluções para dormir melhor. Como parte do pilar de conteúdo e conscientização, a marca já lançou um blog dedicado ao tema, além de webinars e da pesquisa “Acorda, Brasil!” que contou com 2 mil entrevistados em todas as regiões do país.

Photo by Logan Nolin on Unsplash