Conceitos popularizados devem ser utilizados com cuidado

Monte Carlo lança o primeiro provador virtual da joalheria brasileira
29 de outubro de 2021
Castelo Park Aquático: diversão em família no mês de novembro
1 de novembro de 2021

Glossário gratuito traz base acadêmica de uma maneira simples para explicar palavras bastante disseminadas hoje em dia

Termos como Adequação, Autenticidade, Clareza, Concisão, Diálogo, Linguagem, Lugar de fala e Vulnerabilidade estão sendo cada vez mais propagados principalmente em redes sociais e ambientes de trabalho como em reuniões, apresentações e e-mails. Porém, esse vocabulário é empregado muitas vezes de maneira equivocada, e é necessário estar ciente do conceito antes de replicá-lo e utilizá-lo no cotidiano. Pensando nisso, as curadoras da VRS Academy, consultoria de aprendizagem corporativa de Jundiaí, criaram um glossário com esses 8 conceitos recorrentes no mundo digital corporativo.

A ideia do glossário surgiu das perguntas dos próprios participantes dos cursos e jornadas de aprendizado promovidos pela VRS Academy, que contam sempre com muita interação entre facilitadores e participantes. Vivian, que também é doutora em linguística, lembra que, ao falar de termos como vulnerabilidade, por exemplo, as pessoas questionavam mais detalhes sobre a conceituação, principalmente nos ambientes corporativos. “Esses são conceitos amplamente utilizados, às vezes de uma forma que não condiz com o real significado. Procuramos fazer um levantamento de autores e de usos nas empresas para sintetizar o que, afinal de contas, são esses conceitos”, completa.

8 anos da VRS Academy

O glossário é parte da comemoração de aniversário da consultoria de aprendizagem corporativa de Jundiaí, que completa 8 anos no mês de maio. “Selecionamos 8 conceitos que as pessoas mais nos perguntam nos nossos cursos, voltados ao tema da comunicação. A ideia é trazer uma definição como um dicionário e depois uma conceituação mais densa, contextualizando como é aplicado nas empresas, com uma dica prática no final – de podcasts, livros, vídeos e outros materiais para a pessoa saber mais sobre aquele conceito”, explica Vivian Cristina Rio Stella, idealizadora da VRS.

Além do glossário, até o final do mês de maio as pessoas podem preencher um formulário, que pode ser acessado pelo link, para participar do sorteio de oito livros “Comunicação eficiente: como escrever mensagens com clareza, concisão e funcionalidade”, obra escrita por Vivian e publicada pela Editora Aberje. Ainda no mês de aniversário, a VRS Academy lança uma trilha especial de comunicação para empresas e sua primeira newsletter, com conteúdos exclusivos sobre aprendizagem e comunicação. É possível acessar o glossário pelo link:https://mailchi.mp/vrsacademy / glossario

Sobre a VRS Academy

Consultoria de aprendizagem corporativa há 8 anos no mercado. A partir de palestras, rodas de conversas, jornadas e workshops customizados para as empresas, a VRS Academy se pauta pelo conceito de Lifelong Learning – aprender é para toda a vida. Com a convergência de mídias, a consultoria realiza diversas ações que estimulam a interação efetiva dos participantes, saindo do piloto automático e construindo as competências necessárias. A VRS conta com uma rede de facilitadores que têm experiências tanto no universo acadêmico quanto no corporativo. As ações da consultoria são integradas, utilizando técnicas didáticas, inovadoras e criativas.

https://www.vrsacademy.com.br/

https://www.instagram.com/vrs_academy/

contato@vrsacademy.com.br

(11) 97149-9950

Vivian Rio Stella

Doutora em linguística pela Unicamp, com pós-doutorado pela PUC-SP, especialista em comunicação. Idealizadora da VRS Academy. Professora da Casa do Saber, da Aberje e da Cásper Líbero. Começou a realizar textos, produzir materiais didáticos e a dar curso sobre redação de e-mails, e do mundo da academia queria migrar para o mundo corporativo. Passou anos como consultora até que montou a VRS Academy para ministrar seus próprios cursos e empreender com liberdade.