Primeiro BCB Shots de 2021 será uma viagem por duas décadas de jornalismo gastronômico no Brasil

Atrações turísticas reabrem em São Paulo
14 de maio de 2021
Conheça cinco problemas de saúde desencadeados pelo estresse e veja como se prevenir
14 de maio de 2021

Nova temporada de webinars gratuitos mostra que o BCB São Paulo continua focado em ampliar o diálogo e discutir oportunidades no universo de coquetelaria

Se em um ano o setor de bebidas mudou, imagine em duas décadas. E se esta análise for trazida por quem tem o ofício de registrar a história todos os dias? É com essa proposta que o BCB São Paulo abre a segunda temporada da série de webinars gratuitos BCB Shots, com o tema “Jornalismo etílico: um papo sobre bartenders e bares pelo olhar da mídia”. O episódio voltado para profissionais do setor de bebidas, trará a participação de grandes profissionais da imprensa especializada para explicarem como funcionam as coberturas, como o jornalismo de qualidade impacta na informação consumida pelo público, e de que forma o trabalho dos jornalistas pode impulsionar a visibilidade de bartenders, donos de bares e restaurantes, entre outros, além de estabelecimentos e eventos.

webinar de estreia acontecerá dia 25, às 15h, e tem a Jack Daniel´s como patrocinadora. O bate-papo contará com a participação de três jornalistas que possuem uma vasta experiência no campo da coquetelaria e bares: Gilberto Amendola, repórter do jornal O Estado de S. Paulo e autor do Balcão do Giba (Estadão – Paladar); Sergio Crusco, atual freelancer de veículos como Elle BrasilSociedade da Mesa e O Bar Virtual; e Marcella Sobral, que assinou as colunas Pé Limpo e Novos Sabores, no Rio Show, jornal O Globo, e que foi idealizadora e entrevistadora do quadro CBN Gastronomia.

“O jornalismo deve retratar e acompanhar um mercado tão emergente como o da coquetelaria. É necessário contar a história de quem trabalha neste setor, e ainda temos um longo caminho pela frente, que envolve o aprimoramento dos próprios jornalistas interessados na área. O episódio do BCB Shots será uma oportunidade para jornalistas e profissionais de bares entenderem como podem se relacionar de forma mais produtiva e aberta”, diz Gilberto.

De acordo com Sergio, o bate-papo será importante pois apesar da quantidade de conteúdo disponível, nem todos têm qualidade. “Gostaria de ver abordagens mais aprofundadas, críticas e informativas na cobertura jornalística. Há os que só reproduzem o que a indústria de bebidas e gastronomia deseja comunicar. É preciso ir além do release”, afirma.

Já Marcella acredita que o encontro trará uma reflexão sobre jornalismo e o setor de bebidas a partir das experiências dos participantes. “Vamos discutir a importância da boa cobertura, como a relação entre profissionais da imprensa e dos bares pode ser benéfica, entre outros assuntos. Será uma conversa bem agradável”, adianta.

A Embaixadora do BCB São Paulo, Carolina Oda, e o Diretor de Educação do evento, Marco De la Roche, seguem como mediadores. Para os dois, que ajudaram na formulação do projeto, é importante que os profissionais do setor conheçam a dinâmica da comunicação para que possam se manter atualizados, sendo capazes de identificar o que é válido, e o que foi apurado e divulgado.

“O BCB Shots sempre traz pautas e pessoas de interesse para o mercado, e neste primeiro webinar, vamos ter a opinião de profissionais que estão em constante contato com novidades e conhecem muita gente do setor. Jornalistas são ótimos para abordarem sobre tendências e cenários”, diz Carolina. “A ideia é ampliar a visão da comunidade de bartenders para setores que caminham em parceria. Será uma conversa leve, cheia de informações e histórias sobre os últimos 20 anos do jornalismo gastronômico com três grandes referências”, acrescenta Marco.

Para quem quiser acompanhar o episódio, o credenciamento é gratuito e já está aberto. Com a plataforma do BCB SP, basta o usuário se credenciar uma vez para poder acessar todos os vídeos, podcasts e demais conteúdos.

Sobre os convidados: 

Gilberto Amendola

Jornalista, Gilberto é atualmente repórter do jornal O Estado de S. Paulo e autor do Balcão do Giba(Estadão–Paladar). Já colaborou com o site Mixology News e com a Revista Rabo de Galo, e é autor dos livros Corações de Mentira não Pagam Aluguel e Maria Antônia – A História de uma Guerra. Gilberto também é autor das peças de teatro Sex Shop CaféA Peça é Comédia e Nos 80. 

Sergio Crusco

Com 35 anos de carreira, Sergio já passou por diversas redações de jornais e revistas da imprensa paulistana e brasileira. Atualmente, atua como freelancer para veículos como Elle BrasilSociedade da Mesa O Bar Virtual. 

Marcella Sobral

Jornalista, Marcella já assinou a coluna especializada em bares Pé Limpo, e também a de novidades gastronômicas, Novos Sabores, no Rio Show, no jornal O Globo, onde trabalhou por 18 anos. Também já trabalhou na Revista O Globo, quando foi interina da coluna de Mauro Ventura, Dois Cafés e a Conta. Foi idealizadora e entrevistadora do quadro CBN Gastronomia. Marcella também é referência na cobertura de campeonatos da coquetelaria nacional e internacional.

Sobre o BCB Shots:

Iniciativa do Bar Convent São Paulo, principal evento de bebidas da América Latina, o BCB Shots é uma série de webinars gratuitos direcionados para bartenders, donos e gerentes de bares, restaurantes e hotéis, e demais profissionais do setor de bebidas, com informações sobre novos caminhos, tendências, e oportunidades para impulsionar carreiras.

Serviço

BCB Shots 2021
Episódio 1:
 Jornalismo etílico: um papo sobre bartenders e bares pelo olhar da mídia
Data: 25/05
Horário: Das 15h às 16h
Inscrições:https://bit.ly/3y3igh1