Vans e MoMA se unem para apresentar uma colaboração que celebra a coleção do Museu e obras de artistas proeminentes

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A coleção colaborativa desembarca no Brasil em dois drops faseados: 03 e 11 de Dezembro

A Vans, marca original dos esportes de ação e ícone global da expressão criativa, tem o orgulho de anunciar no Brasil a sua mais recente colaboração com um dos mais importantes museus do mundo dedicado à arte moderna e contemporânea, o Museum of Modern Art (MoMA) localizado em Nova York, traduzido em português para Museu de Arte Moderna.

Com uma paixão compartilhada por inspirar a auto expressão criativa em todo o mundo, a Vans e o MoMA se juntam para apresentar uma coleção especial e completa de tênis, vestuário e acessórios para todas as idades. Os artistas homenageados pela união entre as duas entidades fundamentadas na arte refletem a diversidade da coleção do MoMA com obras de arte de Claude Monet, Vasily Kandinsky, Salvador Dalí, Edvard Munch, Jackson Pollock, Lybov Popova e Faith Ringgold.

“O MoMA está orgulhoso de apresentar uma coleção colaborativa com a Vans, pois eles também têm um rico legado de apoio à expressão artística”, adiciona Robin Sayetta, Diretor de Licenciamento e Parcerias do MoMA. “Buscamos um número limitado de colaborações de produtos, e o nosso objetivo é sempre de envolver um público mais amplo em combinação com a arte moderna. Estamos entusiasmados em alcançar os amantes da arte em todo o mundo por meio da rede global da Vans.”

O primeiro drop da coleção, composto pela série dos artistas, desembarca no Brasil no dia 03 de dezembro, seguido pelo segundo e último lançamento, que conta com a assinatura e identidade visual da Vans e do Museu, agendado para ser apresentado no dia 11 de dezembro.

Inaugurando a cápsula dos artistas, a coleção Vans x MoMA apresenta Claude Monet, uma indiscutível força do movimento impressionista, que durante toda a sua vida documentou a constante mudança do campo francês em seu trabalho de paisagismo ao ar livre, concebido a partir de uma única inspiração: a observação da natureza. A série do pintor francês homenageia a sua icônica assinatura “Water Lilies, 1914-1926”, uma obra feita nos últimos anos de Monet em sua casa na pequena cidade de Giverny, França, que foi cuidadosamente escolhida para customizar a nossa primeira silhueta, o Authentic, além de revestir um boné, um moletom e uma mochila.

Vasily Kandinsky acreditava que tanto a cor quanto a forma evocavam o seu próprio poder e emoção, independentemente das imagens e objetos. Utilizando da impressão intitulada de “Orange, 1923”, que Kandinsky fez enquanto lecionava na escola alemã de arte e design Bauhaus, as peças de vestuário e acessório celebram essa investigação em formas e sinais abstratos que estampam meticulosamente uma camiseta de manga curta, um moletom sem capuz e um boné.

Salvador Dalí se inspirou no subconsciente, nos sonhos e na imaginação em suas obras surrealistas que mesclam o real e o inventado. Uma de suas contribuições mais conhecidas, a obra “The Persistence of. Memory, 1931” e o tom de azul que preenche o mostrador do relógio da pintura de Salvador Dalí foram escolhidos para desenvolver moletom que celebra a criatividade do artista espanhol em combinação com o espírito “Off The Wall” da Vans.

A quarta apresentação foi profundamente baseada no impactante trabalho de Edvard Munch e de sua obra mais conhecida, “The Scream, 1895”. Capturando o grito infinito da natureza e a angústia perpétua, uma versão impressa dessa pintura foi cuidadosamente incorporada em cada um dos painéis de lona do Vans Era, em um padrão sequencial que também pode ser encontrado na mochila Old Skool Backpack e em um moletom com capuz.

Jackson Pollock foi um dos principais pioneiros do movimento experimental “action painting”, um processo criativo que consiste na técnica de gotejamento e despejamento de tinta nas superfícies das lonas branco de uma forma física, expressando a sua criatividade de forma abstrata ao invés de ilustrá-la por desenhos. A obra “One: Number 31, 1950” de Pollock transformou completamente o Authentic através de uma aplicação do padrão do artista americano sobre todo o cabedal e a vira da silhueta. Uma camiseta de manga curta e um boné camper também são tomados pelas gotas experimentais de Pollock.

Lybov Popova abordou a pintura como um ato de “construção” usando cor, linha e forma para criar um trabalho dimensional que expressasse o movimento e o dinamismo. Para a coleção Vans x MoMA, a obra “Untitled, 1917” foi a escolhida para estampar o clássico Sk8-Hi, utilizando cada lado do cabedal para traduzir a visão vanguardista da artista, que é reforçada por um moletom sem capuz e uma camiseta de manga curta.

Para finalizar a séries dos artistas, nós orgulhosamente apresentamos Faith Ringgold, uma aclamada pintora, escritora, escultora, artista performática, educadora e ativista cujo todo o trabalho destaca suas experiências com racismo e injustiça social. Os curadores da coleção Vans x MoMA trabalharam de maneira próxima e estreita com Ringgold para elevar sua arte da sua obra “Woman Free Yourself, 1971”, que traz as letras em negrito para o pé esquerdo do Era, enquanto pôster “Freedom Woman Now, 1971” assina o pé direito para formar o lema que foi convocado durante a prisão de Angela Davis. As palavras poderosas de Ringgold também são escritas e tangilibilizadas pelo bucket reversível e por uma camiseta de manga longa.

Uma segunda silhueta, dessa vez o clássico Slip-On, foi customizado a partir da primeira série de pinturas abstratas de Ringgold, “The Windows of the Wedding”, desenvolvida na década de 1970. A frase “My mother said I’d have to work twice as hard to go half as far.”, sendo traduzida em português para “Minha mãe disse que eu teria que trabalhar duas vezes mais para ir até a metade” que carrega a mensagem da incansável luta diária das mulheres e de Faith Ringgold por justiça foi minuciosamente estampada na vira do tênis na caligrafia da artista.

O drop #2 apresenta uma variedade de tênis, vestuário e peças de acessórios assinados pela própria marca do Museu de Arte Moderna. Inspirado pelas contribuições da Vans para a arte e principalmente pela popularização estampa Checkerboard em todo o mundo na década de 1980, a coleção combina o icônico padrão da Vans com a identidade reimaginada, recém expandida e colorida do Museu. O ComfyCush Era e o ComfyCush Old Skool carregam as assinaturas da Vans e do MoMA bordadas nos calcanhares das silhuetas. O segundo drop da coleção ainda é composto para os adultos, por uma camiseta boyfriend feminina, uma camiseta de manga longa masculina, sendo finalizado confortável sacola customizada pela identidade da colaboração.

Para despertar a criatividade e envolver as crianças com a arte, a coleção ainda apresenta uma linha exclusiva para crianças e bebês composta por cores e elementos que incentivam a interatividade e a ludicidade. A Vans trabalhou com os educadores do MoMA para desenvolver um Slip-On composto por elementos que permitem às crianças customizarem os seus tênis, proporcionando uma experiência criativa prática e divertida. Já o Old Skool oferece uma oportunidade única de educar as crianças sobre a teoria da combinação das cores, através da apresentação da distinção entre as cores primárias e secundárias em sua construção. O Old Skool para crianças e também para bebês recebe uma etiqueta especial constituída por uma roda de cores original com o intuito de educar os pequenos artistas sobre a teoria das cores.

O drop #1 da colaboração entre Vans e MoMA, composto pela série dos artistas, já está disponível em revendedores autorizados, nas Vans Stores e em vans.com.br

O segundo e último drop da coleção, que carrega a identidade visual da Vans e do Museu de Arte Moderna, estará disponível a partir do dia 11 de dezembro também em revendedores autorizados, nas Vans Stores e em vans.com.br

Sobre a Vans

A Vans®, parte da VF Corporation (NYSE: VFC), é a marca original tênis, vestuário e acessórios para action sports. As coleções autênticas da Vans® são vendidas em 84 países através de uma rede de subsidiárias, distribuidoras e lojas parcerias. A Vans®  possui mais de 2.000 lojas ao redor do planeta, incluindo lojas próprias, franquias e portas parceiras. A marca Vans® promove a expressão criativa na cultura jovem com os action sports, arte, música e cultura de rua além de entregar plataformas progressistas como o Vans Park Series, Vans Triple Crown of Surfing®, Vans Pool Party, Vans Custom Culture e o hub cultural e espaço para a música internacional House of Vans. No Brasil, a Vans é distribuída exclusivamente pela Arezzo&Co.

Vans, “Off The Wall” Since ’66
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