Dia Nacional de Combate ao Câncer

Revlon apresenta linha Candid
27 de novembro de 2020
A Full Sail University premia cinco curtas-metragens brasileiras na maratona global
27 de novembro de 2020

Especialistas do HCor reforçam a importância dos cuidados com a saúde e a prevenção de tumores

O Brasil deverá registrar 625 mil novos casos de câncer para cada ano do triênio 2020/2022. Se desconsiderados os casos de câncer de pele não melanoma, serão 450 mil novos registros da doença para cada ano neste intervalo, segundo a estimativa do Inca (Instituto Nacional de Câncer).

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), são cerca de 9,6 milhões de óbitos por ano decorrentes do câncer, o que faz da doença a segunda maior causa de mortes.

Apesar de alguns tipos de tumores estarem relacionados a causas hereditárias, em outros, a mudança de hábitos pode minimizar a chance do desenvolvimento da doença. De acordo com os especialistas, parar de fumar, evitar o sedentarismo e modificar hábitos alimentares podem reduzir em um terço as mortes por câncer. Outro fator importante é evitar a exposição direta da pele ao sol, utilizando sempre protetor solar.

Além desses cuidados, realizar periodicamente os exames de rastreamento ajuda no diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura.

No HCor, durante a pandemia, o número de consultas oncológicas apresentou queda de 45%. O levantamento foi feito com base em dados de março a setembro deste ano comparados com o mesmo período de 2019. No que diz respeito à realização de mamografias e de testes de PSA, as diminuições chegaram a 46% e 41%, respectivamente.

Preocupados com esse movimento, os médicos do HCor aproveitam o Dia Nacional de Combate ao Câncer – celebrado em 27 de novembro – para reforçar a importância dos cuidados com a saúde e da prevenção de tumores, e ficam à disposição para entrevistas sobre o tema.