Exposição ‘Casas do Brasil: conexões paulistanas’ apresenta a partir de outubro no MCB modos de morar de grande parte dos paulistanos

É hora de transformar as áreas externas! Adamá apresenta coleção Beiramar com peças de concreto repleta de vantagens
21 de outubro de 2020
Focus Fashion Summit apresenta novos tecidos de sua linha Focus Green
21 de outubro de 2020

A mostra tem curadoria de Didiana Prata e fotografias de Marcos Freire

Visitação até 10 de janeiro de 2021

Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo’, abriu no dia 16 de outubro, sexta-feira, das 11h às 15h, a exposição ‘Casas do Brasil: conexões paulistanas’, com curadoria de Didiana Prata e fotografias de Marcos Freire. Essa é a sétima edição do projeto Casas do Brasil, que propõe a formação de um inventário sobre a diversidade do morar no país.

Ao longo de sete anos, o fotógrafo Marcos Freire realizou 990 visitas a 94 dos 96 subdistritos da cidade de São Paulo, produzindo vinte mil fotos que trazem um olhar singular sobre o território paulistano. Segundo Didiana Prata, o público poderá ver imagens que revelam algo inédito sobre o morar paulistano. “As fotos têm um viés poético, lírico que formam narrativas visuais singulares, conectadas a partir de diferentes elementos da paisagem urbana”, comenta a curadora.

Segundo Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB, a exposição traz um amplo e importante registro sobre a forma de morar de boa parte da população paulistana. “Com seu olhar atento e minucioso, Marcos Freire, capturou traços da vida cotidiana impressos nos interiores das casas, com seus vários ambientes e objetos e, no espaço comum dos arredores, imersos na grande massa urbana periférica”, comenta Latorraca.

A nova mostra do Museu também apresenta a diversidade do território paulistano a partir das tramas constituídas pelos trípticos de imagens. O espectador terá um olhar mais poético sobre os signos e materialidades dessas moradas: acabamentos das fachadas, decoração dos interiores das casas, cores.

A exposição foi contemplada e realizada por meio do ProAC edital 10-2019 – Exposições inéditas de artes visuais.

Sobre Didiana Prata – Curadora
Designer gráfico e curadora de imagens. Doutoranda do Programa de pós-graduação em Design da FAU-USP. Sua investigação está focada no design e na evolução das narrativas visuais na contemporaneidade, na estética de banco de dados e em novas estratégias criativas e curatoriais.
Didiana atua como designer e curadora independente, realizando projetos relacionados à cultura visual, educação, arquitetura e antropologia urbana. É membro do Grupo de Pesquisas Estéticas da Memória no século 21 (CNpQ-FAU-USP), professora de Design na Faculdade de Artes Visuais da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, São Paulo e da Escola da Cidade.

Sobre Marcos Freire – Fotógrafo 
Marcos Freire é um paulistano nascido em 1966 e trabalha na capital como fotógrafo e perito. Formado em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP no ano de 1990, o artista seguiu a carreira de fotógrafo publicitário, trabalhando para as principais agências de São Paulo e participando de vários prêmios de festivais internacionais. A partir de 2012, além de fotógrafo, inicia uma nova carreira como perito avaliador de imóveis. Em 2017 o fotógrafo editou o material fotográfico de suas vistorias e começou a publicar no Facebook. Por conta desse material postado, o fotógrafo foi convidado para que o ensaio fosse publicado na edição 13 da revista ZUM, periódico semestral do Instituto Moreira Salles. Parte desse material se encontra nesta exposição do MCB.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se, há 50 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

VISITAÇÃO
Em outubro de 2020, de terça a domingo, das 11h00 às 15h00
A partir de novembro, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada) | Compre os seus ingressos aqui
Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

O Museu da Casa Brasileira continua realizando atividades virtuais pela campanha #MCBEmCasa. Fique atento a novidades pelas redes sociais.
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

SITE: mcb.org.br/
Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, São Paulo
Tel.: (11) 3032-3727

Foto: Marcos Freire