Neste Dia do Hambúrguer diferente, experimente harmonizar com vinho

Armazém Santo Antônio reabre com novos pratos
27 de maio de 2020
Brincadeiras sensoriais: ideias para fazer com as crianças em casa
27 de maio de 2020

Prepare delicious tasty fragrant golden sesame burger with fried egg spinach and meat cutlet placed on a table next to a glass of red wine and fries golden potato with a knife stuck

Sommelière da Evino compartilha dicas para essa combinação Hi-Lo (do inglês “high-low”)

Quem não gosta de um bom hambúrguer, não é mesmo? Com uma porção de batata frita então, fica ainda melhor. E que tal aproveitar e acompanhar com uma taça de vinho? Existe uma suposição muito comum de que a bebida harmoniza apenas com pratos mais requintados, o que não é verdade. Como qualquer outro alimento, o vinho combina com inúmeros tipos de culinária e a sommelière da Evino , Jessica Marinzeck, explica o porquê.

“Quando consumimos uma comida mais gordurosa, a harmonização com vinhos de grande frescor funciona muito bem, pois a acidez da bebida se contrapõe à gordura do alimento, proporcionando uma experiência muito agradável”, explica Jessica.

Mas… comer um hambúrguer tomando uma taça de vinho dá certo mesmo?, você ainda pode estar se perguntando. “É super possível”, afirma a sommelière. “Temos alguns desafios, como molhos e tipos de carne distintos, mas dá certo! Esse estilo de harmonização Hi-Lo, uma culinária mais despojada com uma bebida que parece mais premium, é algo que está se tornando cada vez mais comum”, explica.

No entanto, isso não significa que qualquer tipo de vinho combina com qualquer tipo de hambúrguer. Para hambúrgueres à base de carne bovina ou cordeiro, o ideal é apostar em tintos do tipo coringa, como aqueles feitos com as uvas Merlot e Tempranillo. Quando produzidos num estilo mais de entrada, isto é, sem a complexidade do estágio em barril de madeira e envelhecimento em garrafa, esses vinhos podem ser frutados e, em geral, apresentam taninos mais redondos, criando uma experiência perfeita.

Já para aqueles feitos com carne de frango, ou mesmo peixe, um rosé pode cair muito bem. “Sabemos que o uso de molhos do tipo ketchup é quase uma certeza em se tratando de hambúrgueres, por isso esse tipo de vinho dá muito certo”, diz Jessica. Para os vegetarianos, vale a pena arriscar mais e pensar no leque todo de vinhos, assim como nos molhos que acompanham o hambúrguer.

Para aqueles que ainda não têm muita certeza dessa combinação, Jessica deixa uma dica: “Tente! E tente de novas maneiras: coloque um novo molho, depois um novo vinho, mais tempero e menos tempero. Em tempos de quarentena, essa brincadeira de ficar em casa e poder cozinhar ao lado de quem a gente gosta, e ainda saboreando um bom vinho, é a melhor prática para descobrir novos sabores”.

Quer experimentar, mas ainda não sabe muito bem por onde começar? A Evino tem uma receita de hambúrguer e uma sugestão de vinho para combinar preparada para você em seu blog .

Sobre a Evino

Um dos maiores e-commerces de vinho do Brasil. Começou a operação em 2013 com o objetivo de compartilhar a paixão pelo vinho – e também o desejo de descomplicar a bebida, oferecendo a melhor relação de custo-benefício do mercado. Negocia diretamente com os produtores para fornecer rótulos para todos os gostos e bolsos. Com novos rótulos em seu catálogo todos os meses, a Evino lançou o primeiro app de venda de vinhos no Brasil e oferece um clube de assinatura a preços acessíveis.