Música intensifica efeitos de medicamentos na hipertensão

Paredes ganham destaque na decoração
25 de janeiro de 2018
Hotel Maitei recebe exposição do artista plástico Saul Vilela
25 de janeiro de 2018

Pesquisa é desenvolvida pela Unesp de Marília

Os efeitos benéficos de medicamentos anti-hipertensivos em curto tempo causam redução da pressão arterial e da frequência cardíaca. Um estudo em parceria entre a Unesp/Marília, Faculdade de Juazeiro do Norte (CE), Faculdade de Medicina do ABC e Oxford Brookes University (Inglaterra) verificou os efeitos da música sobre essa resposta fisiológica. Os resultados foram publicados na revista Scientific Reports (grupo Nature).

Nesse estudo foram estudados 37 indivíduos com hipertensão controlada (14 homens e 23 mulheres) em dois dias. Em um dia os voluntários eram tratados com medicamento anti-hipertensivo e os parâmetros cardiovasculares foram monitorados durante uma hora após a administração do remédio enquanto ouviam música por meio de um fone de ouvido (Someone like you, piano instrumental – Adele; Airstream – Electra; Hello, piano instrumental – Adele; Amazing grace [my chains are gone], instrumental – Chris Tomlin e Watermark – Enya). Em outro dia os pacientes realizaram o mesmo protocolo de pesquisa, porém, permaneciam com o fone de ouvido desligado, de modo que os dois dias foram aleatórios.

Um método mais sensível para detectar alterações no coração, conhecido como variabilidade da frequência cardíaca, identificou que os medicamentos apresentaram respostas significantemente mais intensas sobre a atividade do coração quando os voluntários ouviam música.

Como principal achado do estudo, os pesquisadores concluíram que a música intensifica os efeitos benéficos dos medicamentos sobre o coração em curto prazo.

Link do artigo: https://www.nature.com/articles/s41598-018-19418-7

Vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=lKAw0j9S4Ss&t=1s

Contato do pesquisador
vitor.valenti@marilia.unesp.br