São Paulo Companhia de Dança revela programação online de 20 de abril a 1º de maio

Delivery solidário: rede de pastelaria oferece frete grátis em troca de alimentos não perecíveis em 5 cidades do Paraná
20 de abril de 2020
Brilho, glitter e cor definem as sandálias Havaianas Slim Palette Glow
20 de abril de 2020

Le Spectre de la Rose (2014), de Mario Galizzi, será apresentada na íntegra com opção de audiodescrição Luiza Yuk e Yoshi Suzuki em cena de Le Spectre de la Rose (2014), de Mario Galizzi

São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, anuncia as atividades online de sua campanha #SPCDdigital para a quinzena de 20 de abril a 1º de maio. A iniciativa, que se soma à ação #CulturaEmCasa, criada pelo Governo do Estado de São Paulo para contribuir no enfrentamento do novo coronavírus (COVID-19), visa oferecer diferentes conteúdos ligados à difusão da dança no meio virtual, estimulando a permanência das pessoas em seus lares.

A partir do dia 24/04, o público vai poder conferir na íntegra a transmissão de Le Spectre de la Rose, um clássico moderno criado em 1911 por Michel Fokine (1880-1942) e que, em 2014, ganhou uma versão especial para a SPCD assinada por Mario Galizzi. Conduzida pela música de Carl Maria von Weber (1786-1826), executada em cena pelo pianista Cristian Budu, a obra revela a relação entre uma jovem e o espírito de uma rosa recebida por ela por um pretendente em seu primeiro baile.

A estreia é acompanhada por uma novidade: pela primeira vez a campanha #SPCDdigital disponibiliza uma criação na íntegra com opção de audiodescrição, em um projeto de acessibilidade realizado pela Mais Diferenças. Dessa forma, a SPCD oferece às pessoas com deficiência visual um contato mais aprofundado com a experiência da dança também no ambiente virtual. O espetáculo ficará disponível gratuitamente, para visualização sob demanda, por 15 dias. Ao fim do período, uma nova criação entrará em cartaz, sempre às sextas-feiras.

O selo #SPCDdigital abrange ainda o fortalecimento do streaming dos documentários Figuras da Dança, que apresentam a história da dança no País a partir de depoimentos em primeira pessoa de grandes personalidades da área. Neste período, serão destacados documentários com Márcia Haydeé e Eva Schul, que surgem ainda nas redes sociais da Companhia com mensagens em vídeo de estímulo à campanha #fiqueemcasa.

Para comemorar o Dia Internacional da Dança, festejado no dia 29 de abril, a diretora artística Inês Bogéa comanda uma live no perfil da SPCD no Instagram. Na ocasião, ela comenta Polígono, primeira coreografia criada para a Companhia, em 2008. Assinada pelo coreógrafo italiano Alessio Silvestrin, a obra exemplifica nos movimentos a estrutura da música, uma releitura do Het Collectief para a Oferenda Musical, de Johann Sebastian Bach. Durante a live, Inês apresenta os meandros dessa produção, além de responder a perguntas do público virtual.

As crianças estão contempladas com a estreia do segundo episódio do podcast Contos do Balé, inspirado no livro homônimo escrito por Inês Bogéa e publicado pela Editora Sesi-SP. Dessa vez, Inês e Rodolfo Dias Paes (DiPa) narram a história de O Corsário, que inspira um grand pas de deux presente no repertório da Companhia. O roteiro é baseado em um trecho do livro Outros Contos do Balé, também de autoria de Inês e publicado pela Editora Sesi-SP. Com novos episódios publicados sempre na primeira sexta-feira de cada mês, o podcast apresenta contações de grandes histórias de clássicos do balé de repertório. Os conteúdos ficam disponíveis no canal da SPCD no YouTube e nos principais tocadores de áudio online.

A campanha acontece em todas as redes sociais da SPCD: Facebook (@spciadedanca), Instagram (@saopaulociadedanca), Twitter (@spciadedanca) e YouTube (Memoria_SPCD).

#SPCDdigital – Cronograma de 20 de abril a 01 de maio 

Data: 20/04 (segunda-feira)
Conteúdo: Figuras da Dança – Márcia Haydeé
O que é: Documentário sobre uma das bailarinas e coreógrafas brasileiras mais celebradas no exterior. Disponibilização de vídeo na íntegra.

Data: 24/04 (sexta-feira), às 18h
Conteúdo: Obra completa – Le Spectre de la Rose
O que é: Transmissão da obra coreografada por Mario Galizzi. Disponibilização de vídeo na íntegra pelo período de 15 dias.

Data: 27/04 (segunda-feira)
Conteúdo: Figuras da Dança – Eva Schul
O que é: Documentário sobre a bailarina que marcou a história da dança no Rio Grande do Sul e é referência da dança moderna no Brasil. Disponibilização de vídeo na íntegra.

Data: 28/04 (quarta-feira), às 19h
Conteúdo: Obra comentada – Polígono por Inês Bogéa
O que é: No Dia Internacional da Dança, a diretora da São Paulo Companhia de Dança comanda uma live no perfil da SPCD no Instagram para comentar trechos da primeira obra criada para a Companhia. Na sequência, o público poderá bater um papo com Inês.

Data: 01/05 (sexta-feira)
Conteúdo: Podcast Contos do Balé: Episódio #02 – O Corsário
O que é: No segundo episódio do podcast voltado ao público infantil, a diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogéa, se une a Rodolfo Dias Paes (DiPa) para narrar a história que inspirou o grand pas de deux presente no repertório da SPCD.

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA
Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 732 mil pessoas em 17 diferentes países, passando por mais de 142 cidades, em mais de 960 apresentações. Desde sua criação, a Companhia já acumulou 30 prêmios, nacionais e internacionais. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Formação de Plateia e Registro e Memória da Dança.

INÊS BOGÉA – Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora no curso de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.