É tendência: composição de rodapés!

Colcci é o jeans oficial do Rock in Rio
27 de setembro de 2019
De shorts a computador: resíduos de plástico do fundo do mar viram tendência de matéria-prima
27 de setembro de 2019

Os rodapés ganham cada vez mais espaço na decoração de interiores, indo além da mera função de acabamento entre piso e parede – a variedade de superfícies, cores, estampas e texturas permitem combinações ao sabor da criatividade. Melhor ainda quando produto é capaz de reunir e agregar atributos sustentáveis como os modelos da Indústria Santa Luzia, que os fabrica a partir da reciclagem de resíduos de Isopor®.

Os modelos da Santa Luzia, distribuídos em barras de 240 cm de comprimento, vão dos discretos perfis de 3 cm até os elegantes de 25 cm de altura. No entanto, o que fazer quando se deseja um rodapé ainda mais alto que os perfis de fábrica? Existe uma divertida solução que pode lhe ajudar a realizar esse desejo: a composição de rodapés!

karina afonso

Projeto Karina Afonso – Mostra Artefacto Beach and Country – Foto Evelyn Muller

Como funciona?

Basicamente, a composição de rodapés é a instalação de duas ou mais barras na mesma superfície, apoiando a barra de cima na base formada pela espessura da barra abaixo.

O primeiro passo é definir a altura total da composição, geralmente entre 30 e 40 cm. A partir disto, você pode escolher qual a dimensão das barras que vão compor a parede“, explica Fernanda Gouveia, arquiteta especificadora da Santa Luzia.

Para obter um resultado mais uniforme visualmente, o ideal é que os produtos que formarão a composição sejam iguais em altura, como por exemplo duas de 15 cm ou duas de 20 cm.

Aplicações mais ousadas podem combinar modelos de tamanhos iguais, mas de superfícies diferentes. O fundamental é que sejam iguais em espessura para um apoio equilibrado entre as barras.

erlon tessari

Erlon Tessari – Mostra + Sustentável 2018 – Foto Miro Martins

Como instalar?

A instalação requer os mesmos cuidados e ferramentas de uma colocação convencional, onde é recomendada mão-de-obra profissional especializada para melhor e mais segura execução, que começa com a aplicação de adesivo e fixação da barra inferior na parede. Não é preciso aguardar um tempo de cura mínimo para iniciar a fixação da barra superior na parede, apoiando-a na base formada pelo rodapé abaixo.

Recomendamos a aplicação de massa premium nas juntas e emendas, sempre na cor do rodapé, para melhor acabamento“, completa Fernanda.

favoretti

Projeto Stéfane Favoretti – Mostra + Sustentável – Foto Miro Martins

Sobre a Santa Luzia
Fundada em 1942 por João Effting, a Santa Luzia começou como uma pequena fábrica de espelhos em Braço do Norte-SC. Ao passar a fabricar as molduras para os espelhos, a empresa cresceu aceleradamente até revolucionar sua produção de perfis decorativos, revestimentos e acessórios em 2002, ao trocar 98% da matéria-prima inicial, madeira, pela reciclagem de resíduos plásticos como poliestireno expandido (EPS ou Isopor®) e poliuretano (PU). Maior parque industrial moldureiro da América do Sul, a Santa Luzia tem produtos comercializados em mais de 4 mil pontos de venda em mais de 400 cidades pelo país. Atualmente, exporta cerca de 10% da produção para países como Estados Unidos, Japão, Argentina, Uruguai e Chile.

Indústria Santa Luzia
www.industriasantaluzia.com.br
0300 145 1300

na foto em destaque, Projeto: Allan Malouf – CASACOR Miami – Foto: Andres Henao