Tijolo por tijolo

Chefs e Sommeliers europeus avaliarão alimentos e bebidas brasileiras no Superior Taste Award, que acontece na Bélgica
22 de fevereiro de 2019
Trem no Paraná inaugura vagão panorâmico
22 de fevereiro de 2019

Queridinho entre arquitetos e designers revestimento confere ar descontraído e cheio de estilo aos espaços

Rústicos e elegantes, os tijolinhos à vista ou aparentes se mostram de forma única nos mais diversos ambientes. A tendência de deixar as estruturas a mostra não é novidade, mas ganhou destaque com a popularização do estilo industrial nos últimos anos, que tem como inspiração as construções antigas de Londres e Nova York.

A harmonização com outros revestimentos, mobiliário e artigos decorativos é que vai nortear o estilo do projeto. Entre o despojado e o clássico, o escritório Miró e Carvalho Arquitetura projetou a reforma de uma cozinha cheia de personalidade na qual o famoso tijolinho à vista é protagonista, provando que não existem barreiras em sua aplicação.

Para os profissionais, a escolha veio como uma maneira de unificar o clássico e o informal em um projeto único: “Os tijolinhos garantem uma atmosfera um pouco mais descolada e fazem um contraponto às portas e aos pés da bancada que são entalhados em um padrão bem tradicional”.

Com aproximadamente 15m², a cozinha ganhou uma reforma completa. Os donos do imóvel queriam um espaço integrado para receber a família e os amigos com conforto. No entanto, por se tratar de um apartamento grande e um pouco mais antigo, a residência possuía muitas divisórias em seu layout. A solução encontrada pelos profissionais foi retirar a parede da sala e ampliar o espaço.

De forma irreverente e sofisticada, a mistura de estilos tornou essa cozinha o centro das atenções da casa. Os azulejos de metrô inglês na parede, o branco do mobiliário e da bancada abrem espaço para que o laranja do tijolo se destaque, trazendo a sensação de conforto e aconchego ao ambiente.

No projeto luminotécnico, os profissionais apostaram em um rasgo no teto com lâmpadas tubulares de LED, já que o espaço possui pouca iluminação natural. A escolha conferiu ao ambiente uma noção maior de amplitude, enquanto algumas luminárias pontuam peças específicas como a geladeira e os armários.

Crédito fotos: Marcelo