Com plástico reciclado das praias, indústria brasileira apresenta primeiro modelo de moradia de alto padrão sustentável no litoral de Alagoas
A Fuplastic, indústria brasileira especializada em soluções construtivas inteligentes e sustentáveis, amplia sua atuação no Nordeste com a estreia no segmento de moradias de alto padrão, marcada pela inauguração da Casa Milagres 9.0, em São Miguel dos Milagres, litoral de Alagoas. O projeto foi construído com nove toneladas de plástico reciclado coletado em praias do litoral brasileiro, evitando que esses resíduos retornassem ao mar e reduzindo mais de 18 toneladas de emissões de CO₂ – o equivalente à absorção de carbono de 114 árvores em um ano.

Parte do plástico utilizado na construção da casa tem origem em projetos de preservação costeira, como os promovidos pela Eco Local Brasil e outras ONGs parceiras, uma iniciativa que reforça o compromisso da Fuplastic com a economia circular. Com 18 mil blocos sustentáveis, a Casa Milagres 9.0 soma 450 m² de área construída e abriga seis suítes integradas por um amplo vão central, unindo conforto e eficiência climática. Um dos grandes destaques é a piscina, que substitui o concreto por um lago naturalizado de 100 m², em perfeita harmonia com a paisagem local. Essa escolha evitou o uso de mais de 60 m³ de concreto, material cuja produção é responsável por grandes volumes de emissões de CO₂ e degradação ambiental.

Mais do que uma residência, a Casa Milagres 9.0 é um protótipo de moradia sustentável disponível para locação e hospedagem, que convida o público a uma imersão real em práticas de construção circular e baixo impacto ambiental. A proposta é permitir que moradores, turistas e investidores vivenciem um novo conceito de habitação, replicável em diferentes regiões do país e adaptável a distintos contextos climáticos e culturais.

Construída em apenas 30 dias úteis, graças ao processo industrializado e pré-montado, a casa representa um modelo ágil, escalável e sustentável. “O que começou como resíduos nas praias hoje se transforma em um lar que respeita a natureza e valoriza a comunidade. Essa é a essência do que acreditamos: inovação que gera impacto real, tornando Alagoas um exemplo de construção sustentável e consciente”, explica Bruno Frederico, CEO da Fuplastic.

Sobre os blocos modulares – semelhantes a um “Lego gigante”, os blocos são feitos a partir da reciclagem do polipropileno, um polímero termoplástico produzido com a polimerização do gás propileno ou propeno, que é moldado de forma fácil quando submetido às altas temperaturas. Os resíduos plásticos são separados, limpos e transformados em novos materiais sem que o desempenho e qualidade sejam afetados. São leves, super-resistentes, de fácil transporte, de rápida implementação, construção off-site e antipichação. Além disso, apresentam excelente eficiência termoacústica.

Sobre a Fuplastic – Indústria brasileira com soluções inteligentes e sustentáveis para construção, a Fuplastic é 100% sustentável e recicla e ressignifica plástico em produtos de qualidade e relevância. Fundada em 2016, a companhia oferece uma nova forma de construir com versatilidade, modernidade, consciência ambiental e estimula grandes empresas a repensarem sobre o impacto de materiais sustentáveis. Inovação e adequação dos projetos, de acordo com as expectativas e necessidades dos clientes, foram levadas para todo Brasil e já chegaram a 16 países da América do Sul, América Central e Europa. www.fuplastic.com.br
fotos: Barbara Prado


